A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Melhoramento Genético e Transgênicos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Melhoramento Genético e Transgênicos"— Transcrição da apresentação:

1 Melhoramento Genético e Transgênicos
Capítulo 8 Profª Emanuelle Grace

2 Conceito “Seleção e aprimoramento das qualidades das espécies, através da escolha correta daqueles que participam, do processo de montagem da geração seguinte, pelo seu cruzamento. Processo lento e de resultados a longo prazo.”

3 Melhoramento Genético
Produção de novas variedades Gado Santa Gertrudes (Shorton e Zebu) O gado Shorton: bom produtor de carnes e vulnerável à doenças; O gado zebu: resistente à doenças e baixa produção de carnes; Produção de variedades úteis Os processos sexuais das plantas e dos animais complicam a propagação das variedades melhoradas. Solução: enxertia, propagação de cultura e endogamia

4 Produção de Novas Variedades

5 seleção + cruzamento Ferramentas do melhoramento
melhoramento clássico: seleção + cruzamento OBJETIVO : Aumentar a freqüência de alelos favoráveis na população. Não cria novos genes!

6 Implantação de uma planta viva em outra
Enxertia Propagação assexuada Implantação de uma planta viva em outra Objetivo: Manter as características da população. Impede a variabilidade!

7 Cultura de tecidos Cultivo de porção de tecido vivo
Células retomam a capacidade de se dividir Totipotência

8 Endogamia Autofecundação Não impede a recombinação mas GARANTE O NÃO
Mantém a homogeneidade genética de indivíduos da mesma linhagem Não impede a recombinação mas GARANTE O NÃO RECEBIMENTO DA ALELOS "ESTRANHOS".

9 Homozigose Variabilidade genética Seleção por muitas gerações =
redução da variabilidade Homozigose

10 PROBLEMAS VARIABILIDADE
CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS ALTERAÇÕES AMBIENTAIS. EX: FUNGO NA BATATA E NO MILHO.

11 ACONSELHAMENTO GENÉTICO
ESTIMA A CHANCE DE UMA CRIANÇA SER AFETADA POR UMA DOENÇA JÁ MANIFESTADA EM ALGUNS MEMBROS DA FAMÍLIA.

12 ACONSELHAMENTO GENÉTICO
ALELOS DELETÉRIOS ( PROVENIENTES DE MUTAÇÃO ) DEF: SÃO ALELOS QUE CAUSAM DOENÇA OU QUE DIMINUEM A TAXA DE SOBRIVIVÊNCIA OU REPRODUÇÃO. EXEMPLO: A anemia falciforme A doença Tay sachs

13 CONSAGUINIDADE Aumenta as chances de haver encontros de genes deletérios no casamento entre parentes.

14 DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL
Amniocentese ( 15 a 18 semanas ) 1-Presença de substâncias 2-Cultivo de células-IDIOGRAMA Coleta e análise de líquido amniótico. 3-Exame de DNA- Fetal

15 DIAGNÓSTICO PRÉ-NATAL
Amostragem vilo-coriônica ( 8 e 11 semanas). **** Risco de aborto **** Procedimento: Punção – Retira-se uma porção do corion para cultivo e análise das células

16 A GENÉTICA MOLECULAR A SUAS APLICAÇÕES
FERRAMENTAS -- ENZIMAS DE RESTRIÇÃO / ENDONUCLEASES (1970) – SÃO ENZIMAS BACTERIANAS ALTAMENTE ESPECÍFICAS E FAZEM A DEFESA DA BACTÉRIA AO ATAQUE DE BACTERIÓFAGO AÇÃO:CORTAM AS MOLÉCULAS DE DNA EM PONTOS ESPECÍFICOS.

17 SEPARAÇÃO ELETROFORÉTICA
PROCEDIMENTO: 1 - Placa de gelatina 2-Solução com fragmentos de DNA. 3-Pólo + / - 4- Diferença de potencial. 5-Deslocamento de fragmentos. 6-Fim do campo elétrico. 7-Fragmentos estacionam / formação de bandas. 8-Adição de Brometo de Etídio. 9-Iluminação UV

18 SEPARAÇÃO ELETROFORÉTICA

19 EXAME DE DNA Analisam trechos específicos do Dna que se repetem
em quantidade variável de pessoa para pessoa = VNTR.  Variable Number Of Tandem Repeats  (Número Variável Repetições em Sequência)

20 Teste de Paternidade Passos para inclusão e exclusão de paternidade pelo DNA: Compare as bandas da mãe (M), criança (C) e possíveis pais (P). 2) Identifique quais bandas da criança vieram da mãe. As bandas restantes (bandas-teste) vieram do pai. 3) As bandas-teste estão presentes no possível pai? Identifique-o.

21 CLONAGEM MOLECULAR DO DNA
STANLEY COHEN (PLASMÍDEOS) E HERBET BOYER (ENZ. DE RESTRIÇÃO)

22 CLONAGEM MOLECULAR DO DNA
A partir da tecnologia ( DNA recombinante ) deu-se inicio a produção de insulina, fator VIII, hormônio de crescimento entre outros. OBS: Essa técnica pode ser usada também com BACTERIÓFAGOS como vetores.

23 TRANSGÊNICOS / OGM DEFINIÇÃO:
Organismos que recebem ou incorporam genes de outra espécie. COMO SÃO PRODUZIDOS: DNA é clonado; é extraído do vetor e purificado; injetado no núcleo de ovos da espécie que deseja transformar.

24 Resistência a Herbicidas
TRANSGÊNICOS / OGM Soja Transgênica. Resistência a Herbicidas Produtor de Toxina contra insetos

25 Alimentos transgênicos
Aspectos positivos:    Aumento na produção de alimentos. Alteração do valor nutricional dos alimentos. Desenvolvimento de espécies com características desejáveis. Maior resistência dos alimentos ao armazenamento por períodos maiores. Aspectos negativos: A maior resistência a agro tóxicos e antibióticos nas pessoas e nos animais. A eliminação de populações benéficas como abelhas, minhocas e outros animais e espécies de plantas. O empobrecimento da biodiversidade. O desenvolvimento de ervas daninhas muito resistentes que podem causar novas doenças e o desequilíbrio da natureza. O desconhecimento das conseqüências da utilização dos alimentos geneticamente alterados a longo prazo.       

26 PROJETO GENOMA HUMANO OBJETIVOS:
1-Determinar a seqüência de todos os nucleotídeos dos 24 cromossomos ( 22A+2S); 2-Identificar todos os genes humanos.

27 PROJETO GENOMA HUMANO BENEFÍCIO IMEDIATO
 Cura de doenças hereditárias pela a substituição de genes defeituosos = GENETERAPIA.

28 PROJETO GENOMA HUMANO CONCLUSÃO DO ESBOÇO GERAL 26-06-2000
Constituído por cerca de 3 bilhões de pares de nucleotídeos 3 % correspondem a genes e 97% a seqüências não codificantes.

29 EXERCÍCIOS QUESTÃO 1 :QUAL É A FUNÇÃO DAS ENDONUCLEASES DE RESTRIÇÃO NA APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE? RESPOSTA: CORTAR O DNA EM PONTOS ESPECÍFICOS.

30 EXERCÍCIOS QUESTÃO 2:EXPLIQUE COMO A TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE PARTICIPA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE ORGANISMOS TRANSGÊNICOS? RESPOSTA:PERMITE A INSERÇÃO DE GENES EM ORGANISMOS DE ESPÉCIES DIFERENTES. ESSES ORGANISMOS SÃO CHAMADOS DE TRANSGÊNICOS.

31 EXERCÍCIOS QUESTÃO 3 CITE 2 PRODUTOS ULTILIZADOS PELO HOMEM. QUE FORAM OBTIDOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA DE DNA RECOMBINANTE? RESPOSTA:INSULINA, FATOR 8, HORMÔNIO DO CRESCIMENTO.

32 Transferência artificial
Transgênicos O que são? Organismos que recebem novos genes, que não possuíam originalmente Transferência artificial

33 Transgênicos Biotecnologia Método da agrobactéria:
Genes do plasmídio da agrobactéria são substituídos por genes de interesse Método do bombardeamento Partículas de metal são cobertas com DNA que será traduzido na característica desejada e disparadas contra a parede das células

34 Opinião dos brasileiros?
Transgênicos No Brasil: Soja "Roundup Ready" CTNBio liberou Opinião dos brasileiros?

35 Transgênicos Vantangens: Redução do uso de pesticidas e herbicidas
Alimentos com maior taxa de nutrientes Diminiur a fome mundial Desvantagens: -Alergias desconhecidas -Resistência à antibióticos -Perda da biodiversidade -Superervas daninhas e insetos resistentes


Carregar ppt "Melhoramento Genético e Transgênicos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google