A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alfabetização e inclusão digital. Software Livre e educação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alfabetização e inclusão digital. Software Livre e educação"— Transcrição da apresentação:

1 Alfabetização e inclusão digital. Software Livre e educação
X Transformação ou reafirmação ? RS quer uma cópia?

2 X AID, SL e Educação ESTRUTURA Era uma vez... Exercício I - Figuras
Relembrando conceitos Teorias, contra-teorias e argumentações Palestra O que é inclusão social? E inclusão digital? Convidado: Prof. Dr. José Oscar Fontanini de Carvalho Tipos de inclusão digital Reflexões sobre conceitos relembrados, teorias, conra-teorias e argumentações “x” Alfabetização e inclusão digital Exercício II – leitura conjunta/reflexiva AID – reflexões sobre a realidade TIC e AID – dados atuais Outras informações e tabelas Falando de TIC Falando de usuários Palestra SL e Educação – o que é SL? Convidado: Prof. João Mendes O que é o SL – diferenças conceituais com relação ao SP O que é o SL – diferenças práticas com relação ao SP SL - possibilidades de aplicação na educação Bibliografia, referências e indicações X RS quer uma cópia?

3 Era uma vez... RS quer uma cópia?

4 Era uma vez... I O que é a caverna? Que são as sombras das estatuetas?
Quem é o prisioneiro que se liberta e sai da caverna? O que é a luz exterior do sol? O que é o mundo exterior? Qual o instrumento que liberta o prisioneiro e com o qual ele deseja libertar os outros prisioneiros? O que é a visão do mundo real iluminado? Por que os prisioneiros zombam, espancam e matam o liberto? RS quer uma cópia?

5 Relembrando conceitos I
Alfabetização ato ou efeito de alfabetizar, de ensinar as primeiras letras Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

6 Relembrando conceitos II
Letramento conjunto de práticas que denotam a capacidade de uso de diferentes tipos de material escrito, processo Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

7 Relembrando conceitos III
Tecnicismo (que “vem” de tecnicista) conjunto de procedimentos ligados a uma arte ou ciência, maneira de tratar detalhes técnicos Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

8 Relembrando conceitos IV
Informação (enquanto dado) elemento ou sistema capaz de ser transmitido por um sinal ou combinação de sinais pertencentes a um repertório finito, comunicação ou recepção de um conhecimento ou juízo Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

9 Relembrando conceitos V
Conhecimento (enquanto significado) ato ou efeito de conhecer, realizado por meio da razão e/ou da experiência; ato ou efeito de apreender intelectualmente, de perceber um fato ou uma verdade noção que cada um tem de sua própria existência ... e das coisas, fatos do dia-a-dia; consciência, lucidez...  Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

10 Relembrando conceitos VI
Conhecimento (enquanto significado) ... procedimento compreensivo por meio do qual o pensamento captura representativamente um objeto qualquer apreensão intelectual das essências eternas e imutáveis de todas as coisas, para além de suas aparências sensíveis Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

11 Relembrando conceitos VII
Pertencimento Pertencimento vem de pertença; qualquer coisa que, por disposição de lei ou destinação natural, encontra-se ligada ao uso de outra, privilégio, atribuição, prerrogativa domínio exclusivo sobre alguma coisa; propriedade . Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

12 Teorias, contra-teorias e argumentações I
Pierre Lévy o principal obstáculo à participação não é a falta de computador, mas sim o analfabetismo e a falta de recursos culturais não basta estar na frente de uma tela, munido de todas as interfaces amigáveis que se possa pensar, para superar uma situação de inferioridade Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

13 Teorias, contra-teorias e argumentações II
Tarapanoff, Suaiden e Oliveira o maior problema da inclusão digital não é a falta de computadores, mas o analfabetismo em informação. Buzato pessoas alfabetizadas não são necessariamente “letradas” ... muitas pessoas não aprenderam a construir uma argumentação ... essa competência ele denomina letramento, ... se constrói na prática social, e não na aprendizagem do código por si. Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

14 Teorias, contra-teorias e argumentações III
Conceitos de letramento digital habilidade para construir sentido, capacidade para localizar, filtrar e avaliar criticamente informação eletrônica saber utilizar as TICs, ... e com isso mudar o estoque cognitivo e a consciência crítica e agir de forma positiva na vida pessoal e coletiva Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

15 Teorias, contra-teorias e argumentações IV
O lado de lá? Castells - “o desenvolvimento de novas tecnologias da informação é tentativa da antiga sociedade de reaparelhar-se com o uso do poder da tecnologia para servir à tecnologia do poder” Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

16 Teorias, contra-teorias e argumentações V
O lado de lá? Dupas - o progresso técnico é uma exigência inalienável do capital e uma de suas fatalidades... não se trata de ir contra o desenvolvimento tecnológico com posições reacionárias, isto é, com uma “tecnofobia”, mas sim perceber a importância da tecnologia se submeter a uma ética que seja libertadora, que busque o bem estar de toda a população, sem estar apenas a serviço de uma minoria. Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

17 Teorias, contra-teorias e argumentações VI
O lado de lá? Postman - “tecnologia do computador serviu para fortalecer o domínio do tecnopólio, levando as pessoas a acreditarem que inovação tecnológica é sinônimo de progresso humano”. Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

18 O QUE É INCLUSÃO SOCIAL? E INCLUSÃO DIGITAL? I
Convidado Especial Prof. Dr. José Oscar Fontanini de Carvalho, docente e pesquisador do: CEATEC - Centro de Ciências Exatas, Ambientais e de Tecnologia CCSA - Centro de Ciências Sociais Aplicadas Coordenador da CED - Coordenadoria de Ensino a Distância da PUC- Campinas. Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

19 TIPOS DE INCLUSÃO DIGITAL I
Inclusão digital Espontânea Acesso e uso das TICs em que os cidadãos estão imersos com a entrada da sociedade na era da informação, tendo ou não formação para tal uso. Exemplos: uso de caixas eletrônicos de bancos, cartões de crédito com chips, smart cards, telefones celulares. Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

20 TIPOS DE INCLUSÃO DIGITAL II
Inclusão digital Induzida Projetos induzidos de inclusão às tecnologias eletrônicas e às redes de computadores executados por empresas privadas, instituições governamentais e/ou não governamentais. Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

21 TIPOS DE INCLUSÃO DIGITAL III
Categorias de Inclusão Digital Induzida: Técnica - Destreza no manuseio do computador, dos principais softwares e do acesso à Internet. Estímulo do capital técnico. Econômica - capacidade financeira em adquirir e manter computadores e custeio para acesso à rede e softwares básicos. Reforço dos quatro capitais (técnico, social, cultural, intelectual). Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

22 TIPOS DE INCLUSÃO DIGITAL IV
Categorias de Inclusão Digital Induzida: Cognitiva – autonomia e independência no uso complexo das TICs. Visão crítica dos meios, estímulo dos capitais cultural, social e intelectual. Prática social transformadora e consciente. Capacidade de compreender os desafios da sociedade contemporânea. Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

23 Conceitos relembrados “X” AID I
Analfabetos por não saber ler e escrever; analfabetos por não saber outra língua e agora analfabetos digitais. Será que existe relação entre a exclusão digital e a estratificação social? Será que criamos um “novo dispositivo” para reproduzir a dominação e a desigualdade social? A DESIGUALDADE SOCIAL SUPÕE O ACESSO DIFERENCIADO A RIQUEZA SOCIAL A INFORMAÇÃO POR SI MESMA NÃO TEM VALOR ALGUM; SUA RELEVÂNCIA DEPENDE DE SUA INSERÇÃO NUM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. - ...TODAS AS SOCIEDADES SE FUNDAM NO CONHECIMENTO. - NA PRÁTICA, O CONCEITO DE “SOCIEDADE DO CONHECIMENTO” REFERE-SE A UM CERTO TIPO DE CONHECIMENTO, O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, A PARTIR DO QUAL SE DESENVOLVE A CAPACIDADE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, PRINCIPAL MOTOR DA EXPANSÃO ECONÔMICA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. - INTERNET = MANIPULAÇÃO DO CONHECIMENTO + COMUNICAÇÃO – CONCLUSÃO EXTRAÍDA DO A CAPACITAÇÃO INTELECTUAL PRÉVIA DO USUÁRIO É DETERMINANTE NA TRANSFORMAÇÃO DA INTERNET NUM POTENCIADOR DA CULTURA E DA CRIATIVIDADE SOCIAL. (SÓ A INTERNET OU A TIC?) - RS quer uma cópia?

24 Conceitos relembrados “X” AID II
A alfabetização (formal e/ou digital) nos moldes hoje praticados, permite a apropriação criativa? Educação com computadores ou educação sobre computadores? A DESIGUALDADE SOCIAL SUPÕE O ACESSO DIFERENCIADO A RIQUEZA SOCIAL A INFORMAÇÃO POR SI MESMA NÃO TEM VALOR ALGUM; SUA RELEVÂNCIA DEPENDE DE SUA INSERÇÃO NUM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. - ...TODAS AS SOCIEDADES SE FUNDAM NO CONHECIMENTO. - NA PRÁTICA, O CONCEITO DE “SOCIEDADE DO CONHECIMENTO” REFERE-SE A UM CERTO TIPO DE CONHECIMENTO, O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, A PARTIR DO QUAL SE DESENVOLVE A CAPACIDADE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, PRINCIPAL MOTOR DA EXPANSÃO ECONÔMICA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. - INTERNET = MANIPULAÇÃO DO CONHECIMENTO + COMUNICAÇÃO – CONCLUSÃO EXTRAÍDA DO A CAPACITAÇÃO INTELECTUAL PRÉVIA DO USUÁRIO É DETERMINANTE NA TRANSFORMAÇÃO DA INTERNET NUM POTENCIADOR DA CULTURA E DA CRIATIVIDADE SOCIAL. (SÓ A INTERNET OU A TIC?) - RS quer uma cópia?

25 Conceitos relembrados “X” AID III
Palavra da moda: EMPODERAMENTO – se eu “empodero” é por pressupor: Não existe poder em quem eu empodero Eu sou detentor do poder A DESIGUALDADE SOCIAL SUPÕE O ACESSO DIFERENCIADO A RIQUEZA SOCIAL A INFORMAÇÃO POR SI MESMA NÃO TEM VALOR ALGUM; SUA RELEVÂNCIA DEPENDE DE SUA INSERÇÃO NUM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO. - ...TODAS AS SOCIEDADES SE FUNDAM NO CONHECIMENTO. - NA PRÁTICA, O CONCEITO DE “SOCIEDADE DO CONHECIMENTO” REFERE-SE A UM CERTO TIPO DE CONHECIMENTO, O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, A PARTIR DO QUAL SE DESENVOLVE A CAPACIDADE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, PRINCIPAL MOTOR DA EXPANSÃO ECONÔMICA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO. - INTERNET = MANIPULAÇÃO DO CONHECIMENTO + COMUNICAÇÃO – CONCLUSÃO EXTRAÍDA DO A CAPACITAÇÃO INTELECTUAL PRÉVIA DO USUÁRIO É DETERMINANTE NA TRANSFORMAÇÃO DA INTERNET NUM POTENCIADOR DA CULTURA E DA CRIATIVIDADE SOCIAL. (SÓ A INTERNET OU A TIC?) - RS quer uma cópia?

26 Alfabetização e inclusão digital I
Expectativas, necessidades, demandas e realidade O que o povo quer – capacitar-se para o mercado de trabalho O que o povo precisa – capacitar-se para empregabilidade (EMPREGABILIDADE = CAPACITAR-SE PARA POSSIBILIDADES) INFORMAÇÃO DE BAIXO CONTEÚDO = FATO CUJA COMPREENSÃO É MECÂNICA, NÃO EXIGI TREINAMENTO INTELECTUAL ESPECÍFICO E QUE SE ESGOTA NA SUA EXISTÊNCIA. “O FATO POR SI” - INFORMAÇÃO DE ALTO CONTEÚDO = SEU VALOR DEPENDE DA CAPACIDADE DE ANÁLISE DO USUÁRIO E DEPOIS DE INTEGRADA AFETA A CAPACIDADE E COMPETÊNCIA INTELECTUAL DO MESMO. OS “Es”: – POSSUIR UM ENDEREÇO DE EQUIVALE A POSSUIR UM ENDEREÇO DE MORADIA... MEIO DE COMUNICAÇÃO E DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES SEM GRANDES CUSTOS E COM MAIOR RAPIDEZ... - E-PESQUISA – LOCALIZA-SE A INFORMAÇÃO SEM GRANDES CUSTOS E COM MAIOR RAPIDEZ; MEIO DE CONCENTRAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DO ACERVO CULTURAL DA HUMANIDADE - E-CIÊNCIA, E-TECNOLOGIA – ACESSO E INTERAÇÃO DE REDES DE PESQUISA. - E-PRODUÇÃO – COM A COMUNICAÇÃO ACELERADA E A INFORMAÇÃO FÁCIL O SISTEMA PRODUTIVO TORNOU-SE MAIS ÁGIL - E-TRABALHO – AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E FLAXIBILIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS EMPRESARIAIS - E-EDUCAÇÃO – COMPETÊNCIA PROFISSIONAL = CAPACIDADE DE LIDAR E ANALISAR INFORMAÇÕES. TIC ENQUANTO CONTEÚDO, ENQUANTO PRODUTORA DE CONTEÚDOS E DE FERRAMENTAS PARA A EDUCAÇÃO E TIC ENQUANTO FERRAMENTA PURA – VERTENTES E-CULTURA – A HERANÇA CULTURAL DA HUMANIDADE À DISPOSIÇÃO - E-GOVERNANÇA. E-GOVERNO, E-POLÍTICA – TRANSPARÊNCIA E QUALIDADE NOS SERVIÇOS DO GOVERNO E INSTITUIÇÕES PÚBLICAS - E-SAÚDE – TELEMEDICINA, TELEMONITORAMENTO, ETC. - E-CRIME, E-TERRORISMO, E-GUERRA – O LADO RUIM - RS quer uma cópia?

27 Alfabetização e inclusão digital II
A realidade prática O mercado e as instituições, atuam de acordo com a qualidade que acham pertinente, realizando o que o povo quer e/ou a sociedade/sistema demanda O mercado faz uso da mídia para formar opinião e seduzir/induzir/criar necessidades e realidades, formando assim, uma roda sem fim... A sociedade é constituída pelos indivíduos que são socializados através do convívio em sociedade... Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

28 Alfabetização e inclusão digital III
A formação dos educadores os educadores da área de TIC - técnicos os educadores da educação formal versus a TIC - não técnicos Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

29 TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais I
Mapa da Exclusão Digital – Bahia Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

30 TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais II
Ranking dos Incluídos Digitais – Municípios Brasil POSIÇÃO MUNICÍPIO ESTADO 1 São Caetano do Sul SP 2 Niterói RJ 3 Florianópolis SC 128 Salvador BA 144 Lauro de Freitas 648 Itabuna 5084 (Último do ranking) América Dourada Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

31 TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais III
TIC Domicílios 2005 e Ibope/NetRatings - tabelas HOSTS NO BRASIL - HOST = Computador ligado à Internet. Também chamado de servidor ou nó. EVOLUÇÃO DO NÚMERO DE HOSTS DO BRASIL Fonte: Network Wizards 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 Janeiro Julho -- Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

32 TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais IV
HOSTS NA AMÉRICA DO SUL HOSTS NA AMÉRICA DO SUL Fonte: Network Wizards 2006 País Julho 05 Brasil (.br) Argentina (.ar) Colômbia (.co) Chile (.cl) Peru (.pe) Uruguai (.uy) Venezuela (.ve) 47.614 Equador (.ec) 17.701 Bolívia (.bo) 16.274 10º Paraguai (.py) 10.840 Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

33 TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais IV
HOSTS NO MUNDO POSIÇÃO DOS PAÍSES POR NÚMERO DE HOSTS Fonte: Network Wizards 2006 País Janeiro 06 Estados Unidos* Japão (.jp) Itália (.it) Alemanha (.de) Holanda (.nl) França (.fr) Austrália (.au) Reino Unido (.uk) 9º   Brasil (.br) 30º Singapura (.sg) Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

34 TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais V
EVOLUÇÃO DA POSIÇÃO DO NÚMERO DE HOSTS DO BRASIL EM RELAÇÃO AO MUNDO Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

35 TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais VI
PROPORÇÃO DE DOMICÍLIOS QUE POSSUEM EQUIPAMENTOS TIC Percentual sobre o total da população* Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

36 TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais VII
OUTRAS INFORMAÇÕES / TABELAS: FALANDO DE TIC A1 - PROPORÇÃO DE DOMICÍLIOS QUE POSSUEM EQUIPAMENTOS TIC Percentual sobre o total de domicílios* B1 - PROPORÇÃO DE DOMICÍLIOS COM COMPUTADOR Percentual sobre o total de domicílios* C1 - PROPORÇÃO DE DOMICÍLIOS COM INTERNET Percentual sobre o total de domicílios* C9 - BARREIRAS AO ACESSO À INTERNET EM CASA, POR REGIÃO DO PAÍS Percentual sobre quem não acessou a internet no próprio domicílio* C10 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA INTERNET, POR REGIÃO DO PAÍS Percentual sobre usuários de internet* Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

37 TIC - alfabetização e inclusão digital – dados atuais VIII
FALANDO DOS USUÁRIOS H1 - PROPORÇÃO DE INDVÍDUOS QUE REALIZARAM CURSOS* DE INFORMÁTICA Percentual sobre o total da população** H2 - HABILIDADES RELACIONADAS AO USO DO COMPUTADOR Percentual sobre o total da população* H3 - HABILIDADES RELACIONADAS AO USO DA INTERNET Percentual sobre o total da população* H4 - FORMA DE OBTENÇÃO DAS HABILIDADES PARA USO DE INTERNET E COMPUTADOR Percentual sobre o total da população* Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

38 Software Livre e educação – o que é SL
Convidado Especial Prof. João Mendes Consultor Técnico do Colégio Dante Alighieri Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

39 Software Livre e educação I
O que é o SL – diferenças conceituais com relação ao SP Sistema operacional e pacote de aplicativos estruturados de forma colaborativa Linux = Windows e Open Office = Office? A multiplicidade de opções do SL Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

40 Software Livre e educação II
O que é o SL – diferenças práticas com relação ao SP A questão da interatividade / interface com o usuário – a maior dificuldade para o usuário final já “alfabetizado digitalmente” ou não, é com relação à interface apresentada pelo Linux e Open Office A multiplicidade de opções do SL - fomos acostumados a não pensar... a não escolher... a receber pronto...não fazemos as conexões mentais necessárias... Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

41 Software Livre e educação - III
Possibilidades de aplicação na educação A essência do SL – colaboração e partilha – é a essência do processo educativo (teoricamente = ao ideal do processo educativo) Em função da questão $ (baixo custo para aquisição) pode permitir o acesso a um maior número de indivíduos Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

42 F I M Clique para adicionar texto RS quer uma cópia?

43 Bibliografia, Referências e Indicações I
– bernardo sorj UOL Educação – Dicionário on-line Brasil Eficiente Brasil Cidadão – A Tecnologia a serviço da justiça social – Rosa Lima - acesso abril/06 - acesso abril/06 – acesso abril/06 RS quer uma cópia?

44 Bibliografia, Referências e Indicações II
IMAGENS – Acesso no período de 18/05 à 30/05/06 SOBRE ACESSIBILIDADE - Acesso em 21/05/06 SOBRE SOFTWARE LIVRE - Acesso em 21/05/06 RS quer uma cópia?

45 Bibliografia, Referências e Indicações III
PROJETOS DE AID - Acesso em 20/05/06 RS quer uma cópia?

46 Bibliografia, Referências e Indicações IV
PROJETOS DE AID - Acesso em 20/05/06 RS quer uma cópia?

47 Bibliografia, Referências e Indicações V
SOBRE PROJETOS DE AID - Acesso em 19/05/06 RS quer uma cópia?

48 Bibliografia, Referências e Indicações VI
TEXTOS E TEÓRICOS - Acesso em 18/05/06 - A Cartografia dos Saberes RS quer uma cópia?


Carregar ppt "Alfabetização e inclusão digital. Software Livre e educação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google