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| Introdução à Computação |

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Apresentação em tema: "| Introdução à Computação |"— Transcrição da apresentação:

1 | Introdução à Computação |
Conceitos Básicos | Introdução à Computação | Prof. Mário Meireles Teixeira

2 Objetivos Descrever as três características fundamentais dos computadores. Descrever pelo menos quatro áreas da sociedade em que se usam computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema de computador: entrada, processamento, saída e armazenamento.

3 Objetivos Relacionar algumas mídias comuns de entrada, saída e armazenamento. Estabelecer a distinção entre dados e informação. Descrever a importância das redes de computadores. Explicar a importância da Internet. Explicar as diversas classificações dos computadores.

4 Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores
Bases tradicionais da economia: Terra Trabalho Capital Novo elemento econômico: Informação

5 O Que é Conhecimento de Informática?
Consciência Conhecimento Interação Programação

6 Consciência Tornar-se consciente da importância, versatilidade e difusão dos computadores em nossa sociedade. Voltar

7 Conhecimento Aprender o que são computadores e como eles funcionam.
Aprender certos jargões técnicos. Voltar

8 Interação Saber como usar os computadores para algumas aplicações simples. Voltar

9 Programação Dizer aos computadores o que eles devem fazer
Escrever os softwares (programas) que serão executados nos computadores Voltar

10 Características Fundamentais
Os computadores apresentam algumas características que os tornam úteis: Velocidade Confiabilidade Capacidade de armazenamento Essas três características produzem as seguintes consequências positivas da utilização de computadores.

11 Benefícios dos Computadores
Produtividade - Funcionários usam seus computadores para executar suas tarefas mais rápido e melhor. - Muitos processos podem ser controlados mais eficientemente por meio dos computadores. Tomada de decisões - Ajuda os tomadores de decisões a identificar fatores financeiros, geográficos e logísticos. Redução de custos - Ajuda a reduzir os custos de mão-de-obra, energia e papelada. Voltar

12 Áreas de aplicação dos computadores
Educação Gráficos / Visualização Comércio Indústria Justiça Transporte Finanças Esportes Trabalhos burocráticos Agricultura Governo Nos lares Saúde Robótica Comunicação entre pessoas Ciências em geral Simulação / Treinamento

13 Componentes de um Sistema de Computador
Hardware Equipamentos associados ao sistema, de uma maneira geral Software Programas de computador, as instruções que dizem o que o computador deve fazer Pessoas Programador: escreve software Usuário: adquire e usa software - frequentemente chamado de usuário final

14 Hardware: Os Componentes Básicos de um Computador
O Que é um Computador? Quatro componentes principais: Dispositivos de entrada Processador Dispositivos de saída Armazenamento secundário

15 O Que é um Computador? Uma máquina que pode ser programada para receber dados, transformá-los em informação útil e eventualmente armazená-los: Dados (entrada): fatos não processados representando pessoas, eventos, enfim, o mundo exterior Informação (saída): dados organizados e que são significativos e úteis, passíveis de armazenamento O processamento dos dados é conduzido pelo software e realizado pelo hardware Voltar

16 Entrada (Input) Entrada: dois tipos Dispositivos de entrada comuns:
Dados: elementos fornecidos ao computador para processamento Comandos: ordens enviadas ao computador Dispositivos de entrada comuns: Teclado Mouse Scanner E futuramente? Linguagem Natural / Corporal Voltar

17 Teclado O dispositivo de entrada mais comum.
Gera sinais elétricos que são convertidos em caracteres. Voltar

18 Mouse Move-se sobre uma superfície plana.
O movimento da esfera do mouse provoca o movimento correspondente de um ponteiro na tela. Voltar

19 Scanner Lê letras, números e símbolos especiais
Caneta óptica, leitora de código de barras – freqüentemente usada em lojas. Scanners de mesa e de folhas soltas escaneiam imagens ou documentos impressos. Voltar

20 O Processador e a Memória: Manipulação de Dados
Também chamado de unidade central de processamento (CPU) Interpreta e executa as instruções dos programas e também se comunica com os dispositivos de entrada/saída e armazenamento CPU converte os dados em informação (realiza o processamento) Memória (armazenamento primário) Estreitamente relacionada com o processador, mas distinta dele Guarda os dados de entrada, bem como recebe os resultados do processamento Armazena também os programas (as instruções), executados pela CPU Fornece armazenamento temporário (volátil), dependente de alimentação elétrica Voltar

21 Armazenamento Primário
Usado para guardar dados temporariamente: Depois que eles são recebidos do dispositivo de entrada e antes de serem processados. Depois que eles são processados e antes de serem liberados para o dispositivo de saída. Armazenamento temporário (volátil): Os dados contidos na memória se perdem se a energia cair ou se o programa for fechado. Voltar

22 O Processador Centro de atividade do computador
Consiste em circuitos elétricos: Interpreta e executa instruções de programa. Comunica-se com os dispositivos de entrada, saída e armazenamento. Transforma dados, de fato, em informação. Voltar

23 Saída (Output) Saída: o resultado produzido pela CPU.
Formas comuns de saída: texto, números, gráficos e sons. Dispositivos comuns de saída: Tela (monitor): pode exibir texto, números, fotografias e até mesmo vídeo. Impressora: produz relatórios impressos conforme as instruções de um programa. Voltar

24 Armazenamento Secundário
Provê armazenamento a longo prazo: Separado da memória principal Mídias comuns: Discos magnéticos Discos ópticos Dispositivos com memória flash Fita magnética Voltar

25 Discos Magnéticos As mídias de armazenamento mais comuns:
Disquete: disquete flexível de 3,5” em invólucro plástico (caiu em desuso) Disco Rígido: mais capacidade de armazenamento e acesso mais rápido do que os disquetes ou outros tipos de mídia Voltar

26 Dispositivos com Memória flash (USB flash drives)
São dispositivos de armazenamento baseados em memória flash, integrados a uma conexão USB. Ex: pen drives Memória flash – memória de armazenamento não-volátil que pode ser apagada e reprogramada eletricamente. Usada em cartões de memória e drives USB Pen drives são os substitutos dos diskettes, por serem menores, mais rápidos, com muito mais capacidade, mais durabilidade e mais confiabilidade (não têm partes móveis) Voltar

27 Discos Ópticos Usam raios laser para ler grandes volumes de dados a baixo custo: CD-ROMs DVD-ROMs Voltar

28 Fita Magnética Armazena grandes quantidades de dados a baixo custo.
Freqüentemente usada para fazer backup do sistema. Mais utilizada em mainframes (computadores de grande porte) Voltar

29 Dispositivos Periféricos
Todos os dispositivos de hardware anexados ao computador: Incluem todos os dispositivos de entrada, saída e armazenamento secundário Podem estar no mesmo gabinete (CPU, disco) ou não (monitor, teclado), ou até mesmo em salas separadas, no caso de computadores de grande porte

30 Sistema de Computador Pessoal

31 Redes de Computadores Rede: um sistema que usa equipamentos de comunicações para conectar computadores e seus recursos. Ferramentas de rede comuns: Rede Local (LAN) Modem Correio eletrônico ( )

32 Rede Local Os computadores pessoais de um escritório são interligados a fim de que os usuários possam se comunicar uns com os outros. Os usuários podem operar computadores independentemente. Eles podem compartilhar recursos e intercambiar dados. Voltar

33 Modem Um dispositivo que permite aos usuários se comunicarem com outros computadores por meio de linhas telefônicas. Necessário quando não se tem uma conexão digital, como, por exemplo, uma conexão DSL ou de modem a cabo. Voltar

34 Correio Eletrônico (e-mail)
Envia e recebe mensagens eletronicamente: Pode enviar texto, imagens e links para sites Web. Pode anexar arquivos para colaboração. As mensagens são armazenadas na “caixa de entrada” (mailbox) do usuário. Voltar

35 A Internet O maior e mais bem desenvolvido sistema de rede.
Conecta usuários do mundo inteiro. Não é realmente uma rede, mas, sim, uma coleção de milhares de redes.

36 Conectando-se Para acessar a Internet, é necessário conectar-se a um computador servidor. O servidor recebe, processa e transmite informações. Os computadores usam um padrão para se comunicarem. É necessário um provedor de serviços da Internet – Internet Service Provider (ISP).

37 Provedores de Serviços (Internet Service Providers)
O proprietário de um computador servidor: Cobra uma taxa de acesso à Internet. A taxa pode garantir acesso ilimitado ou basear-se na utilização do serviço. Constitui um meio para o usuário conectar-se ao servidor. Uma vez conectado, você pode conectar-se à Internet e a todos os outros computadores servidores. Voltar

38 Protocolos de Computador
Constitui uma forma padrão de se comunicar com outros computadores. Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP) usados na Internet. Permite a diferentes tipos de computadores compartilharem dados. Voltar

39 Navegando na Internet Iniciou-se pelo Departamento de Defesa e suas instituições de pesquisa como um meio de compartilhar informações. As informações no começo eram somente texto. Os comandos para navegar eram obscuros. Agora, a Internet tem uma base muito mais visual. Use o navegador (browser) para explorar a Internet. A World Wide Web.

40 Navegador (Browser) Software que lhe permite usar um mouse para explorar a Internet. Dê um clique no texto da tela e/ou no elemento gráfico para mover-se para diferentes localizações. É o software mais comumente usado para explorar a World Wide Web. Voltar

41 A World Wide Web Um subconjunto da Internet.
De fato, um padrão para exibir e transmitir informações. Site Web: uma localização na Web. Home page: a página principal de um site Web. Voltar


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