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A criação da Universidade Virtual no Brasil

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Apresentação em tema: "A criação da Universidade Virtual no Brasil"— Transcrição da apresentação:

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2 A criação da Universidade Virtual no Brasil
UnisulVirtual : – Um projeto contemporâneo de Universidade Virtual de baixo custo (low cost low fare) – Modelo de ensino e desenho pedagógico da UnisulVirtual João Vianney – Diretor da UnisulVirtual Daniela Monteiro Will – Coordenadora de Design Instrucional Estado de Santa Catarina - Brasil

3 Brasil População: Instituições de Ensino Superior: Alunos Universitários: 43,6% 56,4% Alunos de 18 a 24 anos: 2,498 milhões Percentual desta faixa etária na Universidade: 10,4%

4 ?

5 ? Como a EaD pode ajudar a superar o estágio atual da educação superior no Brasil?

6 A estrutura da educação no Brasil

7 Características do Brasil para a EaD
1. O Brasil é um país continental, com uma universidade tardia (século XIX), e com ampla carência educacional; 2. Tem boa infra-estrutura de meios de comunicação e informação (satélites, backbones óticos, alto crescimento de usuários de Internet, rede de telefonia, correio postal, etc.); 3. As universidades já têm experiência em desenvolvimento e uso de tecnologias da comunicação e da informação; 4. O país reúne, portanto, as condições favoráveis para a implantação e o crescimento da EAD com uso de NTIC;

8 Características do Brasil para a EaD
5. Porém, o país não participa do movimento internacional pela criação de universidades a distância nas décadas de 70 e 80; 6. A EAD no país teve caráter de educação aberta, educação supletiva e de iniciação técnica, desde 1904, e sem a participação das universidades; 7. Somente em 1994 surge primeira carreira superior a distância. Em 1996 surge a legislação que reconhece a EAD; 8. As IES brasileiras mobilizam-se para a EAD somente a partir da metade dos anos 90, coincidindo com o uso das NTICs.

9 Histórico do uso de tecnologias para EaD
1904 – Mídia impressa + correio 1923 – Rádio Educativo (Roquete-Pinto) – Criação das TVs Educativas 1985 – Computador para uso stand alone ou rede local – Mídias de apoio (vídeo-aulas, disquetes, CD-ROM, etc.) 1990 – Início do uso intensivo de teleconferências (satélite) 1995 – Disseminação de redes digitais (Internet) 1996 – Implantação de redes de videoconferência 1996/1997 – Criação dos primeiros Ambientes Virtuais de Aprendizagem (LMS) 1997 – 2000 – O conceito de “Universidade Virtual”, com a proximidade entre os atores mediada pelo uso das NTICs, abre novas possibilidades para a educação superior a distância.

10 - A Universidade Virtual no Brasil - Recursos (mídias) disponíveis para serem utilizados:
Impressos; Rádio Internet (LMS,streaming, etc); Vídeo-aulas (DVD ou cassete); Videoconferência (bi ou multidirecional); Teleconferência (satélite, cobertura nacional); Telefonia (fax, DDG 0800);

11 - A Universidade Virtual no Brasil - Recursos (mídias) disponíveis para serem utilizados:
Impressos; Rádio Internet (LMS,streaming, etc); Vídeo-aulas (DVD ou cassete); Videoconferência (bi ou multidirecional); Teleconferência (satélite, cobertura nacional); Telefonia (fax, DDG 0800); ∑ = Convergência de mídias na internet a partir dos anos 2000

12 IN formação teração formática terconexão tercomunicação terdisciplinar
O cenário propositivo para a UV Discurso universitário para o uso educacional da internet: IN formação teração formática terconexão tercomunicação terdisciplinar

13 Internet

14 Os sonhos e promessas da Universidade Virtual Brasileira na década de 1990
Acesso para os alunos a qualquer tempo e lugar; Democratização no ingresso ao Ensino Superior; Pedagogia Inovadora: maior autonomia do aluno; Qualidade e conteúdos idênticos para todos; Interatividade aluno-tutor, alunos-alunos; Comunidades virtuais de aprendizagem; Bibliotecas digitais globalizadas (virtuais); Conteúdos e atividades aplicados à realidade; Programas reconhecidos e com validade nacional; Redução de custos e das iniqüidades.

15 O processo de credenciamento de IES brasileiras para atuar em EaD

16 O crescimento no número de alunos matriculados em carreiras superiores por EaD

17 Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul
UnisulVirtual Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul Campus Tubarão Campus Grande Florianópolis Araranguá Norte da Ilha _

18 A UnisulVirtual: Fundação criada pelo Poder Público Municipal em 1964
Reconhecida como universidade pelo MEC desde 1989; Credenciada pelo MEC para atuar em Educação Superior a Distância. Total de alunos: – Alunos a distância: 6.380 A UnisulVirtual: Campus responsável pelo planejamento e implementação de cursos a distância; Capacitação de docentes e técnicos para o uso pedagógico de metodologias de EaD; e, Desenvolvimento de tecnologias web para uso na EaD e no ensino presencial na Unisul. Missão social: democratizar o acesso ao ensino superior

19 UnisulVirtual – Inserção Institucional
1999 – Criação do Núcleo Unisul Aberta – Foco em pesquisa, observação de cenários e qualificação de docentes; 2001 – Criação do Programa UnisulVirtual, vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica. Foco na criação e oferta de cursos de extensão a distância, e elaboração de projetos para o credenciamento da instituição; 2002 – Criação da Diretoria de Educação a Distância, na Pró- Reitoria Acadêmica. Foco na criação e oferta de cursos superiores a distância, formação de parcerias e atendimento corporativo; 2005 – Criação do Campus UnisulVirtual. Foco no aperfeiçoamento, consolidação e busca de melhoria nos modelos e processos desenvolvidos para EaD na Unisul.

20 UnisulVirtual – Linhas de ação
Cursos a distância - Graduação, Pós-Graduação e Extensão; Disciplinas a Distância - Produção e oferta de disciplinas por EaD para atender alunos dos cursos presenciais da instituição (limite de até 20%); Apoio on-line - Capacitação de professores, criação e oferta de sistema para criação de “espelhos virtuais” para as disciplinas do ensino presencial da Unisul; Atendimento Corporativo – Criação e oferta sob demanda de cursos superiores e programas de capacitação a distância.

21 A flexibilidade para os alunos da Unisul
Modelo de Ensino A flexibilidade para os alunos da Unisul Ensino Flexível Campus Virtual Presencial (100%) Misto A Distância (100%) Campus X % Campus + X% a Distância Novo “blend” para os alunos, com a virtualização do Ensino Superior. Internet Tele-conferência Vídeo-aulas Videoconferência Forma de ensino diversificada para o aluno

22 O planejamento da UnisulVirtual:
Público-alvo preferencial: Carreiras de graduação para candidatos acima de 25/30 anos, ainda sem acesso ou com ensino superior não concluído. Programas de pós-graduação (lato sensu)m- especialidad; Abordagem metodológica: Planejamento para atender clientela geograficamente dispersa. Opção por modelo de aprendizagem mediada com uso de materiais didáticos impressos e on-line, e apoio de tutoria e de monitoria permanentes e centralizadas na UnisulVirtual. Exames presenciais bimestrais na Unisul ou em pólos autorizados; Estratégia pedagógica: Educação de adultos. Aprendizagem baseada em resolução de problemas. Currículos, conteúdos e atividades orientados para o binômio conhecimento / aplicabilidade; Recursos tecnológicos: A partir de análise do perfil da clientela, estimulando o uso da internet, de impressos, fax, correio e telefone.

23 Ambiente Virtual de Aprendizagem

24 Videoconferência

25 Materiais Impressos

26 Mapa de cobertura

27 Evolução no Número de Alunos

28 Produção Acadêmica Período 2003 / 2005 Professores Capacitados 756 Disciplinas Produzidas 184 Disciplinas em Produção 34 Volumes Impressos e distribuídos 65.350 Carreiras de Graduação 11 Programas de Pós-Graduação 09

29 Perfil diferenciado entre os alunos da EaD e os do Ensino Presencial
Idade Média dos Alunos Ensino Virtual 34.8 Ensino Presencial 21.7 Comparativo de perda de alunos Taxa de evasão na EaD 6,3% Taxa de evasão no presencial 12%

30 Carreiras de graduação
Administração Pública Gestão em Varejo e Serviços Gestão Financeira Gestão da Tecnologia da Informação Programação Web - Webdesign Segurança Pública Comércio Exterior Matemática Turismo Rural Ciências Contábeis Licenciatura complementar: Formação para Educação Profissional

31 Programas de Pós-Graduação lato sensu
Implantação de Software Livre Novo Direito Civil Saúde Coletiva e da Família Educação Matemática; Gestão Governamental e Responsabilidade Fiscal; Prática Docente Metodologia em Educação a Distância;  Formação Pedagógica para Formadores do Ensino Profissional da Área da Saúde – Enfermagem (PROFAE)

32 UnisulVirtual – Novos projetos para 2006/2007
Carreiras de graduação: Gestão do Sistema Legislativo Gestão do Esporte Produção Multimídia História Pedagogia Educação Especial Inclusiva – complementação pedagógica Programas de Pós-Graduação (lato sensu): Educação Especial Gestão de Marketing Gestão de Finanças Estratégias de Combate ao Cybercrime

33 Estrutura do Campus Unisul Virtual
Organograma Estrutura do Campus Unisul Virtual Diretoria de EaD João Vianney Interação com Pró-Reitorias, Diretorias e Superintendências Coordenação UnisulVirtual Jucimara Roesler Interação com coordenação de cursos, Diretorias Produção de Materiais Didáticos Equipe de Capacitação e Apoio Tutorial TI Engenharia de Software Coordenadores dos Cursos Superiores Designer Instrucional Designer Web e Gráfico Secretaria de Ensino a Distância Projetos e Vendas Monitoria Administração e Logística

34 Relacionamento com o mercado
Abordagem Estratégica Relacionamento com o mercado Organizações públicas e privadas de grande porte. Cursos sob demanda (graduação, licenciatura, pós-graduação e capacitação. Mercado Corporativo Unisul Virtual População adulta, acima de 25 anos e já no mercado de trabalho. Cursos de graduação, de pós-graduação e de aperfeiçoamento. Mercado Varejo

35 Parcerias / clientes da UnisulVirtual
EXÉRCITO BRASILEIRO; SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; OEA – OUI - Org. dos Estados Americanos – Org. Univ. Interamericana; Ministério da Saúde; Secretaria da Educação, Ciência e Tecnologia de SC; OPAS – Organização Panamericana da Saúde / Ministério da Saúde; SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; Caixa Econômica Federal; SSP-SP – Secretaria de Segurança Pública de São Paulo; BESC – Banco de Santa Catarina (Governo Federal); UOC / Proj. ALFA – Universidade Aberta da Catalunha. Com. Européia.

36 O paradoxo da Universidade Virtual Brasileira: O conflito entre o sonho e a realidade.
As carreiras com uso intensivo de NTIC atendem o mercado corporativo e clientes beneficiados pela inclusão digital; enquanto, As carreiras em mídia tradicional (televisão e impressos) oferecem programas a baixo custo para as clientelas que se encontram em exclusão digital. No entanto, as soluções flexíveis (ou híbridas) como a Unisul têm atendido a um número crescente de alunos com sistemas que envolvem impressos, internet e encontros presenciais (exames). Os alunos matriculados “movem-se” em direção à virtualidade, com uso intensivo de recursos digitais. O uso da internet é “progressivo”, e a EaD atua como um “acelerador” para modificar a realidade da inclusão digital.

37 UnisulVirtual Você está convidado a conhecer a UnisulVirtual.
Venha nos visitar em Santa Catarina. Ou, faça uma visita virtual clicando no

38 Muito obrigado,


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