A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TREINAMENTO DE LÍDERES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TREINAMENTO DE LÍDERES"— Transcrição da apresentação:

1 TREINAMENTO DE LÍDERES

2 LIDERANÇA RELACIONAL

3 SUBSTITUIR A MESMA AULA EM OUTRA TURMA
DURAÇÃO 6 SEMANAS FALTAS SUBSTITUIR A MESMA AULA EM OUTRA TURMA

4 Próxima semana: CONDUÇÃO DO GRUPO (2 aulas)

5 MATERIAL NO SITE DA IBC

6 O que é liderança? “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.” (James Hunter)

7 “O líder cristão define sua liderança pelo exemplo de Cristo.”
O que é liderança? “O líder cristão define sua liderança pelo exemplo de Cristo.”

8 Liderança Relacional É permanecer em sintonia com Jesus.
É exercer autoridade e não poder. É mostrar um modelo a ser seguido. É edificar pessoas e não usá-las.

9 Liderança Relacional É executar tarefas enquanto se constroem relacionamentos. É fornecer um ambiente favorável. É serviço, sacrifício e amor.

10 Estrutura da IBC

11 Funções na Rede PASTOREIO GERENCIAMENTO CAPACITAÇÃO

12 Funções na Rede PASTOREIO

13 Funções na Rede Gerenciamento

14 Funções na Rede capacitação

15 Estrutura de Apoio Site da IBC

16 Estrutura de Apoio Sistema de PGs - SIB

17 Estrutura de Apoio Sistema de PGs - SIB
• pesquisar e contatar pessoas que estão à procura de PG; • atualizar informações sobre dia, horário e local de reuniões do seu PG, sempre que houver alterações; • dar baixa de pessoas que deixam o PG, inclusive informando o motivo; • atualizar e localizar informações sobre os membros do PG, como endereço, telefone, idade, membresia, tempo de conversão, profissão, etc.

18 Estrutura de Apoio Secretaria das Redes Sábado da Liderança
Encontros nas Redes Informes por Treinamento de Líderes

19 Desenvolvendo o Aprendiz
E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros. 2 Timóteo 2:2

20 Desenvolvendo o Aprendiz
Desenvolver o aprendiz é: Cooperar com Deus Seguir o exemplo de Jesus e Paulo Amar os outros Multiplicar-se Fazer discípulos Priorizar o importante

21 “O desenvolvimento de líderes não acontece acidentalmente.”
Desenvolvendo o Aprendiz “O desenvolvimento de líderes não acontece acidentalmente.” (Bill Hybels)

22 É um processo espiritual:
Desenvolvendo o Aprendiz É um processo espiritual: O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração. 1 Samuel 16:7b Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze deles, a quem também designou como apóstolos. Lucas 6:12-13

23 Muitos candidatos vão aparecer…
Desenvolvendo o Aprendiz Muitos candidatos vão aparecer…

24 Alguns parecerão perfeitos…
Desenvolvendo o Aprendiz Alguns parecerão perfeitos…

25 Desenvolvendo o Aprendiz
Para reconhecer um aprendiz, identifique alguém que: Trata o grupo com seriedade Tem caráter e habilidades de liderança. Abraça a visão de Pequenos Grupos

26 Desenvolvendo o Aprendiz
Como desafiar uma pessoa: Dê responsabilidades e oportunidades de ministração para ela. Fale sobre o privilégio de ser instrumento nas mãos de Deus. Assegure-a de que receberá treinamento.

27 Desenvolvendo o Aprendiz
PASSOS DO TREINAMENTO: EU FAÇO – VOCÊ OBSERVA 2. EU FAÇO – VOCÊ AJUDA 3. VOCÊ FAZ – EU AJUDO 4. VOCÊ FAZ – EU OBSERVO

28 Orientações sobre disciplina
Como acontece em toda família, às vezes é preciso disciplinar um membro da igreja que, por insistente permanência no erro, depois de ter sido advertido, cuidado e acompanhado, não demonstra sinais de arrependimento diante de Deus.

29 Orientações sobre disciplina
A primeira abordagem ao irmão em pecado cabe ao crente que tiver conhecimento do erro. Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais deverão restaurá-lo com mansidão. Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado. Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.Se alguém se considera alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo.  Gálatas 6:1-3

30 Orientações sobre disciplina
Tratamos todo o qualquer pecado com AMOR e FIRMEZA. I Coríntios 5:1-13 ...entreguem esse homem a Satanás, para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor. ...estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? 1 Coríntios 5:1-13

31 Orientações sobre disciplina
A congregação cabe a exortação mútua, a obediência e o respeito aos líderes espirituais. Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês. Hebreus 13:17

32 Orientações sobre disciplina
Toda disciplina na Igreja tem como objetivo maior a RESTAURAÇÃO da pessoa e seu pronto retorno a COMUNHÃO, assim que houver sinais claros de arrependimento diante de Deus e dos irmãos.

33 Orientações sobre disciplina
Na IBC, baseados em Mateus 18, adotamos 5 PASSOS em relação à disciplina: Tratar individualmente Tratar com testemunhas Tratar no Pequeno Grupo Exclusão Relacionamento após a exclusão

34 Orientações sobre disciplina
PASSO 1 – TRATAR INDIVIDUALMENTE Ao tomar conhecimento do pecado do(a) irmão(ã), trate pessoalmente e em particular, confrontando em amor.

35 Orientações sobre disciplina
PASSO 2 – TRATAR COM TESTEMUNHAS Se ele(a) insistir no pecado ou não expressar arrependimento, confronte-o(a) novamente, agora com duas ou três pessoas espiritualmente maduras. Recomenda-se que uma dessas pessoas seja o(a) próprio(a) líder de Pequeno Grupo do(a) confrontado(a). O prosseguimento ao passo seguinte deve resultar da unanimidade entre as pessoas que estão tratando o caso em questão.

36 Orientações sobre disciplina
PASSO 3 – TRATAR NO PEQUENO GRUPO Após o passo 2, se a pessoa não expressar visível arrependimento, o caso será levado diante da Igreja, representada pelo Pequeno Grupo. Diante dessas testemunhas a pessoa tem mais uma chance de expressar seu arrependimento. Caso contrário e com o conhecimento do orientador, o caso prossegue para sacramentar a exclusão da Igreja.

37 Orientações sobre disciplina
PASSO 4 – EXCLUSÃO Em estado de rebeldia a pessoa deverá ser afastada da comunhão e considerada como alguém que decidiu andar fora do Corpo de Cristo. A decisão de excluir compete à coordena­ção da Rede juntamente com os pastores, o que será informado à congregação, no momento oportuno (Grande Congregação ou Sábado da liderança).

38 Orientações sobre disciplina
PASSO 4 – EXCLUSÃO A exclusão indica afastamento compulsório da comunhão do Corpo visível de Cristo no âmbito do grande e do pequeno ajuntamentos. Nenhuma pessoa dis­ciplinada perde sua condição de salvo em Cristo Jesus, mas, como filho rebelde, é submetido à disciplina do Pai que usará seus meios para levá-lo ao arrependimento.

39 Orientações sobre disciplina
PASSO 5 – RELACIONAMENTO APÓS A EXCLUSÃO Se, mesmo após a exclusão, a pessoa continuar em pecado, embora tristes, podemos ficar em paz sobre dois detalhes: foram seguidas as orientações bíblicas sobre a questão e foi exercido o amor que se preocupa a ponto de confrontar o erro e confiar que o Pai comple­tará a disciplina dos filhos à Sua maneira. Com o desobediente não podemos manter comunhão ou aceitar no grande ou pequeno grupo como se nada tivesse acontecido, a não ser para manifestar arrependimento.

40 Orientações sobre disciplina
Não há pressa para conduzir a disciplina de alguém até a última etapa. A advertência amorosa visa a restauração e não deve ser precipitada.

41 Orientações sobre disciplina
Alguns cuidados especiais: Não agimos como polícia. Não somos advogados de acusação. Não somos melhores do que qualquer irmão.

42 “Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.”
Orientações sobre disciplina “Cuide-se, porém, cada um para que também não seja tentado.” Gálatas 6:1


Carregar ppt "TREINAMENTO DE LÍDERES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google