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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA – LICENCIATURA EDU – PESQUISA EM EDUCAÇÃO Para onde vão as gravatas? A escola e as novas (ou não tão novas) constituições de família Aluna: Camila Alves de Melo Professora: Liliana Maria Passerino Estagiário: Lourenço de Oliveira Basso Turma: A
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Para você, qual o significado da palavra família?
SIVA, De Plácio e. Vocabulário Jurídico. Rio de Janeiro: Forense, p. 309. Para você, qual o significado da palavra família?
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Problema de pesquisa: “Como são constituídas as famílias atuais, como as crianças as retratam e a escola encara essa “nova” realidade?”
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Objetivos a) Descobrir como são constituídas as famílias atuais
b) Verificar como os professores trabalham essa nova realidade c) Observar, através de desenhos, como as crianças ilustram suas famílias
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Proposta Metodológica
Para este projeto será feita uma pesquisa qualitativa exploratória utilizando como método o estudo de caso. Na atividade com as crianças, será utilizado também o método do estudo de caso, porém com intervenção (observação participante).
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Etapas previstas Escolha da escola e da turma;
questionário com a(s) professora(s) da turma escolhida; observações nas datas comemorativas (dia dos pais, dia das mães); entrevista com a(s) professora(s) titular(es) das turmas observadas; atividade em grupo utilizando o livro para ilustração das famílias; análise dos dados
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Instrumentos utilizados
Serão utilizados: questionário com a(s) professora(s), duas observações (no dia das mães e dos pais), uma entrevista com a(s) professora(s) da turma e uma “atividade em grupo” com as crianças para ilustração das famílias.
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Revisão de Literatura Utilizarei autores como Vygotsky, que fala sobre dois estágios de formação do indivíduo: um centrado nas interações com a família e o outro que se institui nas interações com as instituições sociais de ensino, no caso a Escola. Utilizarei também um pouco da Constituição Federal para dar conceitos jurídicos de família, união estável e outros “apoios na lei”, mesmo que algumas vezes sejam um pouco “falhos”. Utilizarei também de autores que dissertam sobre interpretações psicológicas de desenhos infantis.
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Quadro (Estado da Arte)
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