A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como o segundo reinado estabilizou o país?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como o segundo reinado estabilizou o país?"— Transcrição da apresentação:

1 Como o segundo reinado estabilizou o país?
Capítulo 12

2 Propostas do liberalismo
Regime Constitucional; Divisão de poderes; Liberdade de pensamento e de expressão; Livre comércio; Tolerância religiosa; Igualdade perante a lei; Controle do executivo pelo legislativo livremente eleito. Propostas do liberalismo

3 Pensamento Contraditório dos Liberais
Os políticos brasileiros ditos liberais não abriam mão da manutenção da escravidão e continuavam com a desigualdade social perante a lei. Ex: D.Pedro I que tinha ares de liberal, porém assumiu uma postura autoritária ao dissolver a Assembleia Constituinte por possuírem ideias contrárias as dele.

4 Poder Moderador Antiliberal?! Liberalismo + Absolutismo
Os liberais voltaram-se contra a política centralizadora que o Poder Moderador dava a quem o utilizava. Ex: Confederação do Equador Liberais exigem a abdicação de D.Pedro I.

5 Regência Poucas reformas liberais, descentralizaram para centralizar.
Revoltas sociais deixaram os políticos receosos. Os políticos que defenderam a ideia da volta da centralização política ficaram conhecidos como CONSERVADORES.

6 DOM PEDRO II No período que D.Pedro II começou a governar o país possuía duas lideranças políticas: os liberais e os conservadores. As disputas deram um cenário de violência as cidades em São Paulo e Minas Gerais – Revolta Liberal (1842) – e também em Pernambuco – Revolução Praieira. Praieiros – liberais radicais : voto universal – o federalismo – extinção do poder Moderador

7 Arranjo político: Parlamentarismo à brasileira
Parlamentarismo: o chefe de governo é o primeiro ministro, escolhido pelo partido maioria do Parlamento. Subordinação do poder Executivo ao Legislativo. O rei ou o presidente são figuras simbólicas. O Parlamentarismo surgiu na Inglaterra na Revolução Gloriosa que levou os burgueses ao poder. Hoje existe de modo republicano e monárquico.

8 Arranjo político: Parlamentarismo à brasileira
Aqui no Brasil até o Parlamentarismo foi às avessas: o Primeiro- Ministro era escolhido pelo Imperador que usava o poder Moderador para isso. A corrupção nas eleições da Câmara – fraudes beneficiavam o partido do Primeiro- Ministro.. O imperador dissolvia a Câmara caso o partido do Primeiro-Ministro não ganhasse. Parlamentarismo às avessas, D.Pedro II comandava a política brasileira e revezava liberais e conservadores no poder.

9 O REI REINA, GOVERNA E ADMINISTRA

10 Quem eram os representantes dos dois partidos? Homens brancos Livres
Não existia oposição política, nem debate político. Oposição não, o que existia era uma política de favorecimento. : Ministério da Conciliação. Quem eram os representantes dos dois partidos? Homens brancos Livres Proprietários de terra e de escravos Temiam revoltas sociais

11 Todos os documentos da página 167, 169, 170 e 171.
Tarefa Todos os documentos da página 167, 169, 170 e 171.


Carregar ppt "Como o segundo reinado estabilizou o país?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google