A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGUNDO REINADO – 1840 A – antecipação da maior idade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGUNDO REINADO – 1840 A – antecipação da maior idade."— Transcrição da apresentação:

1 SEGUNDO REINADO – 1840 A 1889 1840 – antecipação da maior idade.
De 1840 a 1850 – período de pacificação interna. Inicia conflito entre o Partido Liberal e o Partido Conservador – ambos da aristocracia rural. D. Pedro II é generoso com a elite agrária do Centro-Sul e Rio de Janeiro. Por isso passa a ter oposição. O Partido Liberal apóia D. Pedro II, que retribui com ministérios – conhecido como Ministério dos irmãos Antonio Carlos e Martin Francisco Andrada. Os Conservadores fazem oposição a D. Pedro II, que em 1842 dissolve a Câmara dos Deputados e convoca novas eleições. O Partido Liberal usa a fraude para garantir a vitória – foi a eleição do cacete.

2 REVOLUÇÃO PRAIEIRA – Pernambuco - 1848
No campo econômico Em 1844 decreta a tarifa Alves Branco, elevando a taxa dos produtos importados (30% taxa alfandegária para produtos que não tinham no Brasil), quebrando a hegemonia inglesa. No campo político Em 1847 criou a presidência do Conselho de Ministros – o Poder Moderador não escolhia mais os ministros. Foi uma caricatura de Monarquia Parlamentar. REVOLUÇÃO PRAIEIRA – Pernambuco Esse foi o último ato de rebeldia contra a monarquia. O alvo das críticas eram os senhores de engenho e os comerciantes portugueses. O nome porque o Partido da Praia tinha um Jornal chamado Diário Novo, que ficava na Rua da Praia. Era comandado pelos liberais radicais. A revolta foi sufocada porque não tinha organização.

3 ECONOMIA E SOCIEDADE O CAFÉ
A produção do café teve origem entre os árabes. No Brasil o cultivo de café iniciou no Século XIX (1840), e RECUPEROU A ECONOMIA. O Vale do Paraíba (RJ, SP e MG) foi a primeira região a produzir em larga escala. Estrutura: monocultura, latifúndio e mão-de-obra escrava. Depois migra para o Oeste Paulista (Campinas a Ribeirão Preto), também em larga escala. Estrutura: predomínio das pequenas e média propriedades, mão-de-obra livre e assalariada e monocultura.

4 IMPORTANTE É fundamental perceber que, ao longo do Segundo Reinado, a base da economia brasileira permanecia essencialmente agrícola: dentro da divisão internacional do trabalho que se desenhava com o imperialismo capitalista da segunda metade do Séc. XIX, o Brasil cumpria o papel de produtor de matérias-primas e consumidor de industrializados, e assim continuaria por muito tempo, pois o desenvolvimento das fábricas durante o Segundo Reinado foi menos que modesto.

5 AS FÁBRICAS Início da industrialização – capital oriundo do fim do tráfico negreiro. Das tarifas Alves Branco de 1844. Dos investimentos do Visconde de Mauá (Irineu Evangelista de Souza). Foi pioneiro na industrialização, pois investiu nos setores de transporte (navios e bondes) e comunicação (correio e telégrafo).

6 FIM DA ESCRAVIDÃO Ocorre devido o avanço do capitalismo industrial – formação dos mercados consumidores. Bill Aberdeen – 1845: lei inglesa que autorizava prender navios negreiros. Lei Eusébio de Queiroz – 1850: previa a extinção do tráfico de escravos no Brasil. Lei do Ventre Livre – 09/09/1871: Previa a liberdade para crianças negras nascidas a partir daquela data – a criança com 08 anos era entregue ao Estado, que indenizava o dono da mãe ou ficava com trabalhando com a mãe até os 21 anos. Lei do Sexagenário (Saraiva de Cotegipe) – 1885: liberdade aos escravos com mais de 65 anos, após o Estado também indenizar o dono. Ficou conhecida como a “Gargalhada Nacional”. Lei Áurea – 13/05/1888: Princesa Isabel “liberta” os escravos e põe fim ao sistema escravista.


Carregar ppt "SEGUNDO REINADO – 1840 A – antecipação da maior idade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google