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FastBuyer (Grupo FIAT Auto)

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Apresentação em tema: "FastBuyer (Grupo FIAT Auto)"— Transcrição da apresentação:

1 FastBuyer (Grupo FIAT Auto)
NIUGARIT.com Promoção e desenvolvimento de actividades industriais em cooperação Lda. FastBuyer (Grupo FIAT Auto) Grupo Espirito Santo Inteli CEIIA* * Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel

2 e - business A abordagem da INTELI: EMPREENDORISMO
AGENDA A abordagem da INTELI: EMPREENDORISMO A oportunidade da Niugarit Modelo de negócio (actividades) Acções em curso - business e O foco deve residir no business!

3 A Niugarit é uma iniciativa da Inteli, encarada como um PROCESSO DE EMPREENDORISMO à luz do qual:
Estruturamos a nossa abordagem (MÉTODO) Estabelecemos PRIORIDADES Aceitamos os PARADOXOS do processo Construímos uma EQUIPA (que emerge da INTELI).

4 Encaixe e equilíbrio (fit & balance)
Comunicação (ex: business plan) Oportunidade Recursos Incerteza envolvente FIT & BALANCE Ambiguidade Criatividade Liderança Equipa Forças exógenas Equilíbrio: O empreendorismo é um acto de procura constante do equilíbrio, requerendo continuamente: Diagnóstico; Revisão de tácticas e estratégias; Experimentação. Os objectos destas acções são: EQUIPA ; OPORTUNIDADE ; RECURSOS

5 É fundamental caracterizar completamente a oportunidade!
Qualquer empreendimento começa com a OPORTUNIDADE. (antes do dinheiro, da estratégia, das redes, da equipa, do plano de negócios, etc.) É fundamental caracterizar completamente a oportunidade! 1. Quanto maior for o tamanho, potencial de crescimento e durabilidade do mercado, melhor. Quanto maior for a margem e o cash-flow melhor. 2. Mercados imperfeitos são melhores que mercados perfeitos. Quanto maiores forem: a mudança, as descontinuidades e o caos, melhor. 3. Quanto maiores forem as inconsistências nos serviços actuais, a falta de qualidade, os tempos de entrega, bem como os défices de informação e conhecimento, melhor a oportunidade.

6 Recursos Os recursos (a importância do dinheiro) Considerar o DINHEIRO como primeira preocupação, é um erro! (O dinheiro, aparece para as grandes oportunidades, quando estas são exploradas por equipas fortes!) Minimizar e controlar os recursos, em vez de os deter e maximizar, é uma estratégia muito aconselhável! O dinheiro é a última coisa em que devemos pensar, seja para adquirir imobilizado, recrutar pessoas, “start-up capital”, etc. Os empreendedores são engenhosos na angariação de recursos. Trabalhar com “falta de dinheiro” estimula o rigor, a eficácia. Muitos erros foram cometidos por haver “dinheiro a mais”. “Think cash last!”

7 A equipa A EQUIPA é um factor-chave em qualquer processo de empreendorismo! (Os investidores são fortemente cativados pelo brilhantismo das equipas, sendo que, “a maioria aposta mais nas equipas, do que nas oportunidades”.) Actualmente existem muitos empreendedores, oportunidades, tecnologia e dinheiro. O que falta mesmo são GRANDES EQUIPAS! Leader: Aprende e ensina; enfrenta a adversidade; integro e honesto; concebe e organiza; promove a cultura interna. Equipa: Experiência; motivação para a excelência; compromisso, determinação, tolera o risco, a ambiguidade e incerteza; criativa; controlo; adaptável; focada na(s) oportunidade(s); comunicação. Crenças Cultura Normas e Regras Valores

8 Importância do conhecimento informação e ideias
Networking banda larga, customização, interactividade vs. conectividade Globalização do comércio eliminação de barreiras políticas , logísticas, ... Importância do conhecimento informação e ideias Como utilizar estas tendências para reconstruir cadeias de valor ? Logística de Entrada Operações Saída Marketing e Vendas Compras Desenvolvimento Tecnológico Gestão de recursos humanos Infra-estrutura da empresa Serviço Actividades de suporte Actividades primárias

9 O quebra-cabeças do procurement
Um aspecto...entre muitos outros O quebra-cabeças do procurement Gestão de fornecedores Procura Processo de satisfação da encomenda Negociação Pedidos de quotação Selecção de fornecedores Outsourcing Partilha e integração Desenvolvimento das parcerias Estabelecimento do processo de networking da cadeia Gestão de stocks Planos de produção Entrega e conclusão das encomendas Adjudicação Conferência Stocks Cobranças Crédito Tarifas Catálogos Disponibilidade Transporte Actualizações Facturas Negociação Especificações Colocação das ordens Aprovação Pagamentos Envio das ordens Alfândegas Critérios Quotações

10 ? b2b na indústria automóvel Evolução prevista Benefício Design,
eProcurement Supply Chain Management Design, Engineering eCo-operation 2000 2002 2004 Benefício Tempo / Complexidade ?

11 A visão de quem tem telescópio...
Visões A visão de quem tem telescópio... “Vislumbro o dia em que um consumidor “clicará” o rato no seu computador para encomendar o Ford que costumizou on-line, transmitindo a informação ao dealer que o irá entregar e servir, à instituição de crédito que o irá financiar, à seguradora que fará o seguro, bem como à fabrica que o montará, aos fornecedores que fabricam os componentes e aos designers da Ford que concebem os novos modelos“. Jack Nasser – Presidente da Ford

12 Visões Visão alternativa: “Desculpem lá, mas a internet ainda me parece uma coisa um bocado esotérica” ... – Gestor de uma empresa Portuguesa a operar na IA, Nov. 2000

13 O que diz a IA nacional ? “As empresas têm problemas e necessidades comuns, mas não têm dimensão crítica para os resolver de forma isolada.” “A solução mais provável reside na implementação de processos de cooperação entre as empresas, em actividades onde existem problemas comuns” Compras de matéria-prima integradas (nomeadamente, chapa) Logística integrada Projecto e fabrico de ferramentas (plataforma comum, ...) Gestão e qualificação dos processos de forma integrada – excelência na produção Centro de desenvolvimento do produto partilhado (concepção de módulos e funções específicas) Acesso a clientes e mercados (deslocalização conjunta da produção e comercialização).

14 A Oportunidade da Niugarit
A oportunidade reside na convergência de um conjunto de factores de natureza diversa: Emergência a nível global do e-commerce b2b. (dinâmica dos construtores fornecedores 1st tier na área do e-commerce b2b) e-commerce é uma das áreas críticas de desenvolvimento da industria nacional de componentes para automóvel. A complementaridade e convergência de interesses verificada entre os parceiros da iniciativa. A consolidação a nível internacional de sistemas industriais cooperativos, resultantes do reconhecimento da cooperação como instrumento eficaz para a manutenção da competitividade das empresas. Factores críticos de desenvolvimento da IA nacional (a nossa oportunidade vive das ameaças para o sector). Perspectivas de crescimento dos e-market places.

15 - Fast Buyer A Oportunidade da Niugarit
Apetência crescente em Portugal e no estrangeiro para a participação em sistemas industriais cooperativos. - Fast Buyer Relação com a Unindustria Emergência B2B (na indústria automóvel e em Portugal) Processo de Contrapartidas Rede INTELI (indústria, agências públicas, empresas de serviços,...) Rede VOH Competências da INTELI Factores críticos de desenvolvimento da IA nacional. Possibilidade de criar e explorar um e-market place. Desenvolver uma network internacional. Desenvolver um leque de competências exclusivas que trarão novas dinâmicas à indústria automóvel (visão).

16 Alavancagem através dos Projectos A e P3
A - Utilitário P3 - Nicho Complexidade/ Benefício Alavancagem através dos Projectos A e P3 Alavancagem através do Projecto P3 Alavancagem através da interacção com a Fast-Buyer 2004 2002 2001 P3 VW (b) (a) Evolução da Niugarit E-procurement Co-operative engineering Supply chain management (a) - Espaço de interacção com a Fast-buyer para as compras de matérias-primas e commodities. (b) - Espaço de interacção com a Fast-buyer para o marketing on-line de empresas de componentes Portuguesas (e-catalogs -> acesso ao mercado -> vendas).

17 Brokerage estruturado
Grandes áreas de actividade A B C B2B I.A. Brokerage estruturado Consult. Tec – Comerc. Marketing on-line de empresas nacionais Matérias-primas Consultoria técnico-comercial Gestão das cadeias de fornecedores de empresas nacionais Contrapartidas Focus: Projectos com forte componente de transferência de tecnologia Industry sponsered marketplace Independent marketplace Many to many – a large network of buyers and sellers.

18 Brokerage Potenciais Intervenientes Nacionais Site Niugarit (marketing on-line de empresas nacionais). Rede informal Niugarit. Parcerias Intermed. Trading/ procurement Transf. tecnologia Sub-contratação Interveniente Nacional Niugarit Interveniente Internacional Fast Buyer Rede VOH Outros negociação finalização de contratos assistência logística Outros serviços ... Potenciais Intervenientes Internacionais Comércio electrónico ? B2B convencional ? Mix ?

19 Matérias-primas MERCADO POTENCIAL junto das empresas de componentes para automóvel (injecção de plástico e estampagem) entre outros sub-sectores de actividade. Empresas negoceiam e compram através de ACÇÕES INDIVIDUAIS: forte concorrência e secretismo – “se o meu concorrente compra mais caro do que eu, então eu fico em vantagem”. não há parcerias para actividades de aprovisionamento, incluindo negociação, logística, partilha de informação, intelligence, forecast, etc. fraco poder negocial. consciência crescente da importância dos relacionamentos-chave das empresas (cooperação). AUMENTO DO PREÇO DAS MATÉRIAS-PRIMAS, gera movimentos especulativos e abre novas oportunidades de negócio. O acesso à network da Fast Buyer de Turim permite obter vantagens comparativas relativamente às empresas (enquanto compradoras individuais), traduzidas no aumento do poder negocial (e consequente aumento de valor para o cliente), acesso à informação e prestação de serviços inexistentes em Portugal (intelligence & forecast).

20 Matérias-primas Fornecedor Cliente Rede Niugarit
volume e grupagem selecção e ranking de fornecedores negociação “procurement” finalização de contratos Serviços de logística controlo de qualidade acordos de cooperação homologações Cliente Procura Oferta Informação Informação Rede Niugarit Rede Uninfdustria / Fast Buyer

21 Modelo Operacional Preliminar
Consult. Tec – Comerc. Brokerage estruturado B2B I.A. Marketing on-line de empresas nacionais Matérias-primas Consultoria técnico-comercial Gestão das cadeias de fornecedores de empresas nacionais Contrapartidas Independent marketplace Many to many – a large network of buyers and sellers. Parcerias Procurement Marketing de empresas nacionais Representações (TT) RFQ Promoção parcerias Trading não estruturado Sub-contratação Transf. tecnologia Serviços de apoio Intermed. Trading/ procurement Sub-contratação On-line catalogs On-line catalogs procurement On-line auctions

22 Capital social: 100.000 contos
Parceiros Capital social: contos 1. Inteli (Winteli) 30% 2. Grupo Espirito Santo 20% 3. CEIIA % 4. Fastbuyer %

23 Acções em curso Intercâmbio de RH.’s com os nossos parceiros (troca de know-how). Diagnóstico das necessidades do mercados-alvo “Induzir/Construir” o e-market place (acções de marketing - temos de destruir a visão alternativa) Desenvolvimento de conceitos e modelo de negócio (serviços a disponibilizar). Identificação e selecção de parceiros (tecnologia; logística) Observação da evolução dos outros portais.

24 Factores críticos de sucesso
Mercado suficientemente fragmentado por forma a que nenhum comprador ou fornecedor detenha o monopólio do mesmo. Adesão suficiente para garantir a liquidez do portal. Conceber e disponibilizar um leque de serviços nos quais a indústria nacional reconheça um valor efectivo (ir alem da disponibilização de um espaço para a realização de transacções comerciais). Disseminar o e-business (cultura) no seio dos mercados-alvo. 3. Garantir que o negócio é rentável no prazo de 2 anos. 5. Explorar sinergias com os actuais parceiros.


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