A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ACESSO A BASE DE DADOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ACESSO A BASE DE DADOS."— Transcrição da apresentação:

1 ACESSO A BASE DE DADOS

2 O QUE SÃO BASES DE DADOS? É um conjunto de registos dispostos numa estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e a produção de informação com a menor redundância possível. Estes dados devem poder ser utilizados por programas e por utilizadores diferentes.

3 O QUE SÃO BASES DE DADOS? (CONT.)
Assim, a noção básica é associada geralmente a uma rede, com o propósito de se poder pôr em conjunto todas estas informações, daí o nome de base de dados. O pioneiro deste trabalho foi Charles Bachman e são desenvolvidas desde a década de 1960.

4 O QUE SÃO BASES DE DADOS? (CONT.)
São constituídas por várias tabelas usadas simultaneamente através do uso de referências, por colunas que contêm referências para outras tabelas. São utilizadas em muitas aplicações, abrangendo praticamente todo o campo dos programas de computador. São o método de armazenamento preferencial e baseiam- se em tecnologias de padrão.

5 O QUE SÃO BASES DE DADOS? (CONT.)
Há uma grande variedade, desde simples tabelas armazenadas num único arquivo, até gigantescas bases de dados com muitos milhões de registos, armazenados em salas cheias de discos rígidos.

6 O QUE SÃO BASES DE DADOS? (CONT.)
A vantagem essencial da utilização de bases de dados é a possibilidade de poder ser acedida por vários utilizadores simultaneamente. Uma base de dados permite uma consulta, uma introdução ou uma actualização, assegurando- se dos direitos atribuídos a estes últimos. Isso torna-se mais útil quando os dados informáticos são cada vez mais numerosos.

7 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS
Os sistemas de gestão possuem características especiais para o armazenamento, classificação, gestão da integridade e recuperação dos dados. Com a evolução de padrões de conectividade entre as tabelas e os programas desenvolvidos em linguagens como Java, Delphi, Visual Basic, C++ etc, a apresentação dos dados, bem como a navegação, passou a ser definida pelo programador ou o designer de aplicações.

8 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS (CONT.)
Como hoje em dia a maioria das linguagens de programação fazem ligações a bases de dados, a apresentação destes tem ficado cada vez mais ao critério dos meios de programação, fazendo com que as mesmas deixem de restringir-se às pesquisas básicas, dando lugar à partilha, em tempo real, de informações, mecanismos de busca inteligentes e permissividade de acesso hierarquizada.

9 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS (CONT.)
Esta gestão faz-se graças a um sistema chamado SGBD (sistema de gestão de bases de dados). Normalmente um SGBD adopta um modelo de dados, de forma pura, reduzida ou estendida.

10 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS (CONT.)
O SGBD é um conjunto de serviços (aplicações software) que permitem geri-la, quer dizer: Permitir o acesso aos dados de maneira simples Autorizar um acesso às informações a múltiplos utilizadores Manipular os dados presentes na base de dados (inserção, supressão, modificação)

11 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS (CONT.)
O SGBD pode decompor-se em três subsistemas: O sistema de gestão de ficheiros: permite o armazenamento das informações num suporte físico O SGBD interno: gere a emissão das informações O SGBD externo: representa o interface com o utilizador

12 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS (CONT.)
Um SGBD implica a criação e manutenção destas, elimina a necessidade de especificação de definição de dados, age como interface entre os programas de aplicação e os ficheiros de dados físicos e separa as visões lógica e de concepção dos dados. Assim sendo, são basicamente três as componentes de um SGBD:

13 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS (CONT.)
Linguagem de definição de dados (especifica conteúdos, estrutura a mesma e define os elementos de dados); Linguagem de manipulação de dados (para poder alterar os dados ); Dicionário de dados (guarde definições de elementos de dados e respectivas características – descreve os dados, quem os acede, etc.

14 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS (CONT.)
Um SGBD disponibiliza linguagens de: definição de dados: para criação e alteração da estrutura da BD consulta de dados: obter e processar os dados armazenados manipulação de dados: para acrescentar dados novos e modificar dados existentes.

15 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS (CONT.)
Outras características dos SGBDs são: Acesso simultâneo: vários utilizadores podem aceder e alterar a mesma BD ao mesmo tempo sem criar inconsistências. No entanto o SGBD não permite que vários utilizadores alterem dados do mesmo cliente ao mesmo tempo.

16 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS (CONT.)
Vistas: diferentes utilizadores poderão ter o seu acesso limitado a partes da BD. Por exemplo, embora todos os dados de uma organização estejam na mesma BD, aqueles que são importantes para a definição da estratégia só podem ser consultados pela administração.

17 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS (CONT.)
Construção de aplicações: a tendência actual dos SGBDs é para combinarem a gestão do armazenamento/manipulação dos dados com a construção das aplicações que implementam os processos da organização.

18 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS E PROGRAMAS DE ACESSO
Alguns exemplos de SGBD de grande porte são ORACLE, Informix, Adabas, SQL Server. Para PCs temos o MySQL, e Access. Os primeiros têm mais capacidade e são mais fiáveis do que os últimos.

19 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS E PROGRAMAS DE ACESSO (Cont.)
ORACLE

20 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS E PROGRAMAS DE ACESSO (Cont.)
Informix e SQL Server

21 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS E PROGRAMAS DE ACESSO (Cont.)
Adabas

22 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS E PROGRAMAS DE ACESSO (Cont.)
MySQL

23 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS E PROGRAMAS DE ACESSO (Cont.)
Access

24 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS E PROGRAMAS DE ACESSO (CONT.)
Estes são adequados para uso doméstico, em pequenas empresas ou como forma de aceder a partir de PCs a BDs instaladas em sistemas de grande porte, através de uma aplicação acessível ao utilizador não especialista em informática.

25 A GESTÃO DAS BASES DE DADOS E PROGRAMAS DE ACESSO (CONT.)
Nestes casos, se desejar aceder à sua base de dados através da Internet desde o seu próprio computador com sistema operativo Windows, pode-o fazer: Através de Access Através de  programas de gestão das bases de dados MySQL e PostgreSQL que são aplicativos Windows com interfaces gráficas.

26 Elaborado por: Emanuel Pinto. Rita Gomes.


Carregar ppt "ACESSO A BASE DE DADOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google