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Liderança O Líder é aquele que oferece possibilidades, não aquele que impõe obstáculos.

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1 Liderança O Líder é aquele que oferece possibilidades, não aquele que impõe obstáculos.

2 Em benefício de uma causa comum
A idéia da liderança vinculada aos atributos pessoais do líder predominou até o início do século XX. Modernamente, entende-se liderança como uma função organizacional, subordinada à dinâmica de grupo. Liderança é o processo de estímulo pelo qual, mediante ações recíprocas bem-sucedidas, as diferenças individuais são controladas e a sinergia se encaminha em benefício de uma causa comum. by prof. Edson d´Avila

3 O Líder e os Objetivos Ante a complexidade dos grupos de interesses sociais, a autoridade subdividiu-se, de forma a suprir as necessidades situacionais e atingir os objetivos específicos de cada grupo. O líder moderno deve cumprir objetivos sociais e políticos, com base no merecimento e no conhecimento especializado. Essa conceituação moderna difere essencialmente da tradicional, em que poderosos e rígidos sistemas autocráticos e de classes fechadas atribuíam aos líderes valores especiais de dominação. by prof. Edson d´Avila

4 Kurt Lewin e Kurt Koffka
A liderança como um processo de estímulo é um conceito, decorrente das contribuições do movimento gestaltista, contraria à idéia de líder nato. líder nato  Liderança se vincula estritamente aos atributos pessoais do líder. by prof. Edson d´Avila

5 Gestalt Configuração, forma ou estrutura
Escola psicológica que defende o estudo de fatos e comportamentos como totalidades organizadas, e não como elementos isolados. Formulada na Alemanha na primeira metade do século XX. ©Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. by prof. Edson d´Avila

6 Gestalt e a Atomística-análise
O princípio mais importante da abordagem gestáltica é o de propor que uma análise das partes nunca pode proporcionar um compreensão do todo, uma vez que o todo é definido pela interações e interdependências das partes. As partes de uma gestalt não mantêm sua identidade quando estão separadas de sua função e lugar no todo. by prof. Edson d´Avila

7 Teoria da Gestalt O organismo se adapta para alcançar sua organização e equilíbrio ótimos. Um aspecto dessa adaptação envolve a forma pela qual um organismo, num dado campo, torna suas percepções significativas, a maneira pela qual distingue a figura e fundo. by prof. Edson d´Avila

8 Figura e Fundo A Imagem ao lado é um exemplo da forma através da qual dado estímulo pode ser interpretado como representando coisas diferentes, dependendo do que é percebido como figura e como fundo. by prof. Edson d´Avila

9 Dificuldades ou Oportunidades?
by prof. Edson d´Avila

10 Selecionamos o que interessa
A escola gestáltica estendeu o fenômeno representado pela imagem - figura e fundo - para a maneira pela qual um organismo seleciona o que é de seu interesse num dado momento. A percepção adapta-se, capacitando-o, assim a satisfazer suas necessidades. by prof. Edson d´Avila

11 Liderança subordinada à dinâmica de grupo
O estudo da liderança deve envolver: A pessoa do líder; Os integrantes do grupo; Relações que se estabelecem entre elas; O meio; Fatores históricos e culturais que sobre o grupo atuam. by prof. Edson d´Avila

12 A Liderança conduz o grupo ao objetivo
A liderança se produz na interação dos membros do grupo como expressão de ativa participação e demonstração de capacidade para conduzir cooperativamente à realização de metas. by prof. Edson d´Avila

13 Atingindo os Objetivos
Planejamento Direção Avaliação by prof. Edson d´Avila

14 Planejamento Requer do Líder:
Domínio seguro do conteúdo da área de atuação. Capacidade de desmembrar o conteúdo em tópicos ou unidades didáticas. Conhecimento das características sociais , culturais e individuais dos colaboradores, bem como o nível de preparo escolar em que se encontram. by prof. Edson d´Avila

15 Competência Conceito Complexo
Competente é aquele que julga, avalia e pondera, acha a solução e decide, depois de examinar e discutir determinada situação. É a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos – como saberes, habilidades e informações – para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações. (Philippe Perrenoud) by prof. Edson d´Avila

16 Direção Requer do Líder:
Habilidade de expressar idéias com clareza, falar de modo acessível à compreensão dos colaboradores partindo de sua linguagem corrente. Saber formular perguntas com o objetivo de desenvolver nos colaboradores pensamento e conclusões próprias. Estimular o interesse pelo estudo e pela participação democrática. Tornar os objetivos e as tarefas significativas. by prof. Edson d´Avila

17 Direção Requer do Líder:
Adoção de uma linha de conduta no relacionamento com os colaboradores que expresse confiabilidade, coerência, segurança, traços que devem aliar-se à firmeza de atitudes dentro dos limites da prudência e respeito; manifestar interesse sincero pelos colaboradores no seus progressos e na superação de dificuldades. by prof. Edson d´Avila

18 Avaliação Requer do Líder:
Verificação contínua se os objetivos estão sendo atingidos, o rendimento das atividades. Domínio de meios e instrumentos de avaliação diagnóstica, isto é, colher dados relevantes. Verificar as dificuldades, para tomar decisões sobre o andamento das tarefas, reformulando-o quando os resultados não são satisfatórios. by prof. Edson d´Avila

19 Avaliação Processo Avaliação Planejamento Objetivos Resultados Imediatos A avaliação é uma tarefa necessária e permanente, que deve acompanhar passo a passo o processo. by prof. Edson d´Avila

20 Formas de liderança Distinguem-se várias formas de liderança, combinando diferentes critérios de classificação, fundados na origem dessa capacidade, em sua extensão ou na técnica de exercitá-los. by prof. Edson d´Avila

21 Liderança Carismática
Assim denominada por Max Weber, a liderança carismática, supostamente de origem sobrenatural, é aceita pelo grupo em períodos de pesadas frustrações e depressões coletivas. Carisma: do grego chárisma = 'dom', Força divina conferida a uma pessoa, mas em vista da necessidade ou utilidade da comunidade religiosa by prof. Edson d´Avila

22 Liderança Executiva e Democrática
Supostamente presente nas grandes organizações, a liderança executiva se caracteriza principalmente pela habilidade organizadora e capacidade de orientação das forças coletivas. A liderança democrática se caracteriza pela preocupação de, tanto quanto possível, incorporar os liderados nas tarefas de direção. by prof. Edson d´Avila

23 Liderança Coercitiva Também chamada autoritária, caracteriza-se pela total absorção do poder de decisão e peculiar distância social que separa a personalidade que a exerce da coletividade sobre a qual atua. Define-se pela competência exclusiva do líder na determinação dos objetivos do grupo, em cuja discussão e fixação os liderados são totalmente excluídos. by prof. Edson d´Avila

24 Liderança Estatutária e Espontânea
O poder de influência e as funções de direção do líder por delegação estatutária decorrem de imposições legais. A rigor, tais líderes não se revestem de autenticidade e em pouco tempo se deixam anular pela maior habilidade de organização e iniciativa dos líderes espontâneos, ou passam a exercer formas autoritárias de ação. by prof. Edson d´Avila

25 Funções Primárias desempenhadas pelos líderes
Quando se mostram essenciais ao desempenho da liderança: Diretor ou coordenador das atividades do grupo, que pode ser distribuída e delegada; Planejador dos meios capazes de possibilitar a total realização dos objetivos visados pelo grupo; Especialista e centro de informações; Representante externo do grupo; Arbitro e mediador, com a decorrência natural de punir e distribuir recompensas. by prof. Edson d´Avila

26 Funções Secundárias desempenhadas pelos líderes
Decorrem da própria posição assumida pelo líder: Apresentar-se como símbolo do grupo; Figura paternal; A de bode expiatório ou vítima propiciatória, em condições de crise ou conseqüente estado de depressão. by prof. Edson d´Avila

27 Expectativas em torno da conduta dos líderes
O líder deve agir de maneira a ser percebido pelos integrantes do grupo como um de seus membros; Os valores e as normas consagradas pela coletividade devem ter sido incorporados no líder; O grupo deve poder beneficiar-se da investidura do líder, destacado dos demais por suas qualificações; Ao líder cabe a tarefa de corresponder às expectativas do grupo by prof. Edson d´Avila

28 ...e o teu próximo também Conhece-te a ti mesmo Aquele que faz parte de um grupo sem integrar-se a ele, não é só um desintegrado, mas também desintegra o grupo. Todo assessor deve agir conforme decisão do Líder, se age conforme sua própria decisão , já é Líder. O problema é se na poltrona cabem dois. Sócrates ( a.C.) by prof. Edson d´Avila

29 Inteligência Tradicionalmente, a inteligência estava limitada à aptidão para matérias e competências escolares. Aqueles de nós que desejam estabelecer uma concepção mais ampla de inteligência - que falam de inteligências pessoais, inteligência emocional, inteligência moral, sabedoria – estão todos declarando que não basta saber ler e escrever, e ter certa facilidade para resolver um determinado gênero de problema. by prof. Edson d´Avila

30 Um feixe de Capacidades Howard Gardner (1945)
As demais faculdades também são produto de processos mentais. Não há motivos para diferenciá-las do que geralmente se considera inteligência. Professor Titular de Cognição e Pedagogia, professor adjunto de Psicologia em Harvard e Neurologia da escola de Medicina da Boston University. by prof. Edson d´Avila

31 Inteligência (continuação)
Desejamos indivíduos que possam não só analisar mas fazer a coisa certa, indivíduos que sejam admiráveis não só como pensadores ou criadores mas também seres humanos. Endossamos o aforismo de Emerson: O caráter está acima do intelecto Aforismo: Sentença moral breve e conceituosa GARDNER, Howard. O verdadeiro, o Belo e o Bom. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999 by prof. Edson d´Avila

32 Motivação Se um indivíduo está motivado a aprender, o mais provável é que trabalhe com empenho, seja persistente, mais estimulado do que desencorajado por obstáculos, e continue a aprender, mesmo quando não é pressionado para fazê-lo, apenas pelo puro prazer de saciar a curiosidade ou dilatar suas faculdades em direções pouco conhecidas. by prof. Edson d´Avila

33 Por que alguns são motivados e outros não?
Num franco desafio aos behavioristas, que vincularam diretamente a motivação à recepção de recompensas tangíveis, os pesquisadores acreditam agora que os estudantes são muito mais bem servidos quando suas motivações são intrínsecas; quando se dedicam ao estudo porque é algo divertido ou gratificante por si mesmo, e não porque alguém prometeu algum tipo de benefício material. by prof. Edson d´Avila

34 Motivar? Os indivíduos podem ser sumamente motivados para aprender e para participar quando se entregam a atividades para as quais possuem algum talento. Compete ao Líder identificar aquelas atividades que rapidamente tornem recompensadoras para um certo grupo de colaboradores predispostos. É uma importante missão criar um ambiente em que floresçam as emoções de prazer, estimulação e desafio. by prof. Edson d´Avila

35 Mente e Cérebro Tudo na mente é produto de um cérebro situado num corpo humano e desenvolve-se num ambiente humano (cultural) em permanente mudança. A cultura em que o indivíduo está vivendo torna-se uma importante determinante na estrutura e organização do cérebro. A atribuição de um sentido, de um significado, é um fenômeno inerentemente cultural. by prof. Edson d´Avila

36 O que o Líder deve saber A tremenda importância da educação  educação, no sentido amplo, favorecer a educação continuada. Usar ou perder  Estimular e usar o cérebro, caso contrário acabará atrofiado. A plasticidade do sistema nervoso primitivo  o envelhecimento torna o cérebro menos flexível. A importância de ação e atividade  Estar ativamente envolvido na exploração de lugares e materiais físicos e na formulação de perguntas. by prof. Edson d´Avila

37 O que o Líder deve saber (cont)
O papel crucial desempenhado pela codificação emocional  O papel formativo das emoções na aprendizagem está cada vez mais sendo reconhecido. Aquelas experiências que têm conseqüências emocionais (e são registradas como tal) são suscetíveis de ser retidas e utilizadas mais tarde. A especificidade de aptidões e talentos humanos  Uma pessoa pode se excelente numa capacidade, ao passo que não se sai bem em outras. by prof. Edson d´Avila

38 Obstáculos ao Entendimento
As crianças não requerem educação formal para desenvolver representações ou teorias sobre objetos inanimados, objetos animados, suas próprias mentes ou as mentes dos outros. Essas teorias desenvolvem-se de um modo muito natural e aparentemente automático, dado o fluxo de experiências na maioria dos ambientes. by prof. Edson d´Avila

39 Concepções Inalteradas
Algumas das teorias são concepções errôneas que provam ser muito robustas. A escolaridade formal termina, os fatos dissipam-se gradualmente e as mesmas concepções errôneas – as mesmas gravações defeituosas – permanecem inalteradas. “presentismo”  Todas as épocas são exatamente como a nossa. “Atemporalidade”  Incapacidade de diferenciar acontecimentos de uma geração atrás daqueles de um milênio anterior. by prof. Edson d´Avila

40 Líderes Cúmplices Inadvertidamente, os líderes são cúmplices na sobrevivência de antigas e inadequadas representações e concepções errôneas. Cobertura  líderes concordam tacitamente não pressionar demais os liderados, desde que retribuam o favor concordando em não pressionar demais. by prof. Edson d´Avila

41 Tipos de Inteligência Lógico-Matemática Lingüística Musical Espacial
Corporal-Cinestésica Interpessoal Intrapessoal by prof. Edson d´Avila

42 Lógico-Matemática É a Inteligência que determina a habilidade para o raciocínio dedutivo, para a compreensão de cadeias de raciocínios, além da capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos. É a competência mais diretamente associada ao pensamento científico e, portanto, à idéia tradicional de inteligência. by prof. Edson d´Avila

43 Lingüística Manifesta-se na habilidade para lidar criativamente com as palavras nos diferentes níveis da linguagem (semântica, sintaxe), tanto na forma oral como na escrita. Particularmente notável nos poetas e escritores, é desenvolvida também por oradores, jornalistas, publicitários e vendedores, por exemplo. by prof. Edson d´Avila

44 Musical É a inteligência que permite a alguém organizar sons de maneira criativa, a a partir de discriminação de elementos como tons, timbres e temas. As pessoas dotadas desse tipo de inteligência geralmente não precisam de aprendizado formal para exercê-la. by prof. Edson d´Avila

45 Espacial É a capacidade de formar um modelo mental preciso de uma situação espacial e utilizar esse modelo para orientar-se entre objetos e transformar as características de um determinado espaço. Ela é especialmente desenvolvida , por exemplo, em arquitetos, navegadores, pilotos, cirurgiões, engenheiros e escultores. by prof. Edson d´Avila

46 Corporal-Cinestésica
É a inteligência que se revela como uma especial habilidade para utilizar o próprio corpo de diversas maneiras. Envolve tanto o autocontrole corporal quanto a destreza para manipular objetos (cinestesia é sentido pelo qual percebemos os movimentos musculares, o peso e a posição dos membros). Atletas, dançarinos, malabaristas e mímicos têm essa inteligência altamente desenvolvida. by prof. Edson d´Avila

47 Interpessoal É a capacidade de uma pessoa dar-se bem com as demais, compreendendo-as, percebendo suas motivações ou inibições e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais. Esse tipo de inteligência ressalta nos indivíduos de fácil relacionamento pessoal, como líderes de grupo, políticos, terapeutas, professores e animadores de espetáculos. by prof. Edson d´Avila


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