A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FILOSOFIA MODERNA 2º bimestre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FILOSOFIA MODERNA 2º bimestre"— Transcrição da apresentação:

1 FILOSOFIA MODERNA 2º bimestre
COLÉGIO CAESP – EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Rua Almirante Barroso, – Fone/Fax (045) – CEP Foz do Iguaçu – PR – Brasil FILOSOFIA MODERNA 2º bimestre Profª MÁRCIA FABIANI AULA 12

2 JOHN LOCKE (1632 – 1704) E O EMPIRISMO
Locke foi um dos principais teóricos do liberalismo, que pressupunha um ACORDO ENTRE OS INDIVÍDUOS LIVRES PARA ESTABELECER REGRAS DE CONVIVÊNCIA PACÍFICA. o poder legítimo nasce do acordo entre as partes que se vão submeter ao poder e aquelas que vão administrá-lo.

3 JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) =
Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval e ideias modernas –

4 Nasceu em 29/08/1632 – Inglaterra Morreu em 28/10/1704
Filho de Advogado e proprietário rural no Sudeste da Inglaterra

5 Iniciador do Iluminismo –
Séc.XVI e XVII – Doutrina baseada na crença numa fonte subjetiva e imediata do conhecimento, obtida por intuição intelectual ou inspiração divina. (Condenado pela Igreja Católica – Heresia)

6 - Herdeiro do Humanismo/Renascimento - Originário do Racionalismo e do
- Considerava que os objetivos do homem eram o conhecimento, a liberdade e a felicidade - Herdeiro do Humanismo/Renascimento - Originário do Racionalismo e do Empirismo: - Experiência Sensível constitui a única fonte válida de reconhecimento

7 Autor de 3 Grandes Obras: - CARTA SOBRE A TOLERÂNCIA
Sobre o Governo Civil- -ENSAIO FILOSÓFICO - CARTA SOBRE A TOLERÂNCIA

8 Desenvolvimento/Principais tendências:
-       produziu as 1ªs teorias modernas sobre a psicologia e a ética; Locke rejeitou o ensino teológico e filosófico ministrado nos Conventos;

9 Recusou o raciocínio cartesiano (conjunto de tradições filosóficas e atitudes científicas originárias de René Descartes); CONSIDEROU A MENTE HUMANA – POR OCASIÃO DO NASCIMENTO – COMO UMA PÁGINA EM BRANCO;

10 A experiência vai formando o caráter individual;
Defende ideias liberais

11 -       Define O DIREITO NATURAL COMO DIREITO A VIDA, A LIBERDADE E A PROPRIEDADE;
Suas ideias foram radicalizadas por David Hume, que ensejaram uma nova visão da ética e da sociedade;

12 Deus, escreve Locke, é um artífice, um obreiro, arquiteto e engenheiro que fez uma obra: o mundo.

13 Acredita numa Lei natural Divina;
Filosofia de LOCKE: Acredita numa Lei natural Divina; - Necessidade política de encontrar resposta para os conflitos políticos e religiosos.(Inglaterra – séc.XVII)

14 Aspecto ao qual se manteve fiel na sua filosofia:
“a exigência de uma autonomia radical dos indivíduos” – são livres para pensar, julgar e agir por si mesmos.

15 Ideias Políticas = princípio dos tempos = homem = ESTADO DE NATUREZA
- Viviam em plena liberdade e igualdade entre si - governados pela própria razão - único direito que reconhecem – direito natural - - proibidos de roubar, destruir a vida, a liberdade e a propriedade de outros.

16 NESSE ESTADO, REINA O MEDO E, PRINCIPALMENTE, O GRANDE MEDO: O DA MORTE VIOLENTA. Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. Essas duas atitudes são inúteis, pois sempre haverá alguém mais forte que vencerá o mais fraco e ocupará as terras cercadas. A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; A ÚNICA LEI É A FORÇA DO MAIS FORTE, QUE PODE TUDO QUANTO TENHA FORÇA PARA CONQUISTAR E CONSERVAR.

17 Função do Governo = limitava-se a garantir respeito aos direitos naturais = defende a separação dos Poderes = Legislativo (Poder supremo) – Executivo

18 Vendo vantagem em se associarem, estabelecem um contrato social (sociedade organizada)

19 John Locke

20 Locke... Foi um filósofo inglês que se destacou em muitos campos, especialmente na epistemologia ou teoria do conhecimento, na política, na educação e na medicina. Suas principais contribuições levaram-no a ser considerado O FUNDADOR DO EMPIRISMO MODERNO E O PRIMEIRO GRANDE TEÓRICO DO LIBERALISMO. Ele foi o grande filósofo sistematizador do empirismo, sustentava que uma criança “é cera que pode ser formada e moldada como quisermos,é como uma tabula rasa”,já que “nada há no entendimento que previamente não tenha estado nos sentidos”,contrapondo-se à doutrina cartesiana das ideias inatas. A mente do homem quando nasce é como um papel em branco, sem ideia de Deus nem de coisa alguma.

21 Locke rejeitou os pontos de vista metafísicos afirmando que NADA PODEMOS SABER,COM CERTEZA, ACERCA DA NATUREZA ESSENCIAL DAS COISAS NEM DA FINALIDADE DO UNIVERSO. O pensador político é prezado como O PAI DO LIBERALISMO POR SUSTENTAR QUE TODO GOVERNO SURGE DE UM PACTO OU CONTRATO REVOGÁVEL ENTRE INDIVÍDUOS,COM O PROPÓSITO DE PROTEGER A VIDA,A LIBERDADE E A PROPRIEDADE DAS PESSOAS,TENDO OS SIGNATÁRIOS O DIREITO DE RETIRAR SUA CONFIANÇA NO GOVERNANTE E SE REBELAR QUANDO ESTE NÃO CUMPRIR COM SUA FUNÇÃO.

22 A influência de Locke também foi importante no campo da pedagogia
A influência de Locke também foi importante no campo da pedagogia.Nessa área, considerava que, se as ideias eram adquiridas apenas a partir da experiência, A EDUCAÇÃO UNICAMENTE PODIA RENDER FRUTOS QUANDO O EDUCADOR REPRODUZISSE DIANTE DOS ALUNOS A ORDEM DE SUCESSÃO DAS IMPRESSÕES E IDEIAS NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO ADEQUADA DO CARÁTER E DA MENTE.Em uma carta escrita a seu pai pouco antes da restauração de 1660, Locke manifesta que “poucos homens têm neste tempo o privilégio de serem sóbrios”. Nesse autor “não encontramos expressões geniais e brilhantes” –de acordo com o historiador da filosofia Copleston (1971: 138)– “e sim mesura e senso comum em todos os casos”.

23 Filosofia Política Os Dois tratados sobre o governo civil são a obra política mais importante de Locke,originalmente escrita, no início da década de 1680, para promover o movimento Whig liderado por Shaftesbury. Depois, modificou-a de acordo com as novas circunstâncias e, no “prefácio” publicado em 1689, declarou abertamente que sua obra era para justificar a Revolução Gloriosa de 1688 como continuação da luta de e “para consolidar o trono de nosso grande restaurador, o atual rei Guilherme”.

24

25 Na história da filosofia, Locke é considerado um dos fundadores do empirismo desenvolvido posteriormente por Berkeley e Hume, seu representante mais ilustre da idade moderna, e quem esboça as linhas básicas do positivismo contemporâneo. Seu Ensaio foi um dos textos fundamentais da Ilustração europeia e é uma das obras filosóficas mais célebres e lidas na história do pensamento.Seu prestígio na filosofia ocidental é perdurável e incomensurável.

26 A obra política de John Locke teve considerável influência na intelectualidade européia. A teoria política de Locke teve uma repercussão especial nos Estados Unidos. Nathan Tarcov escreveu, em nome dos estadunidenses, que “podemos afirmar que Locke é nosso filósofo político porque podemos reconhecer em sua obra a nossa separação de poderes, A NOSSA FÉ NO GOVERNO REPRESENTATIVO, A NOSSA HOSTILIDADE A TODA FORMA DE TIRANIA,A NOSSA INSISTÊNCIA NO ESTADO DE DIREITO, A NOSSA FÉ NA TOLERÂNCIA, A NOSSA DEMANDA POR UM GOVERNO LIMITADO [...]”.

27

28 Além disso, até quem nunca leu Locke, “já ouviu que todos os homens nascem iguais, que eles possuem certos direitos inalienáveis, entre eles a vida, a liberdade e a procura da felicidade; que para garantir esses direitos instituem-se os governos entre os homens, derivando seus justos poderes do consenso dos governados e que, quando qualquer forma de governo destrói estes fins, existe o direito do povo de alterá-lo ou aboli-lo” (Tarcov em Wootton, 1993: 8).

29 ATIVIDADES Qual é o direito fundamental do homem segundo o liberalismo de Locke? Como o empirismo de Locke concebe a mente? Escreva um parágrafo respondendo de forma argumentativa à seguinte questão: para conter a violência, basta gastar com seguranças, carros blindados, circuito interno de TV, etc.?


Carregar ppt "FILOSOFIA MODERNA 2º bimestre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google