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como elementos base do universo

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Apresentação em tema: "como elementos base do universo"— Transcrição da apresentação:

1 como elementos base do universo
Átomos e Moléculas como elementos base do universo

2 Átomos e moléculas… Toda a Química se baseia numa grande ideia: tudo o que existe é feito de átomos. Os átomos são constituídos por partículas com dimensões muito pequenas. Podem ligar-se entre si formando moléculas. Os átomos são representados por símbolos químicos e as moléculas for fórmulas químicas.

3 Átomo… Durante muito tempo, o átomo não era mais do que uma ideia que a comunidade científica acabou por aceitar, uma vez que, ninguém tinha visto um átomo! Porém nos séculos XIX e XX, uma enorme diversidade de experiências sugeria a existência de átomos, tornando a sua aceitação cada vez mais consensual. Microscópio de varrimento por efeito túnel.

4 Como são os átomos por dentro?

5 Como evoluiu a ideia do átomo…
Face à impossibilidade de examinar o seu interior, foi necessário criar os modelos atómicos para se imaginar a sua constituição. Um modelo atómico é uma reprodução ideal do átomo. A descoberta da constituição dos átomos foi um processo lento, que ficou a dever-se a vários cientistas.

6 Evolução histórica do átomo…
Leucipo e Demócrito (século V a.C.) - A matéria era composta por partículas diminutas, quase infinitamente pequenas, indivisíveis. Chamaram-lhe “átomos”, que em grego significa “que não se pode dividir”. Só ao fim de 2200 anos, é que a ideia de átomo se começou a ímpor…

7 Modelo atómico de Dalton (1803)
Retomou a ideia dos átomos como constituintes básicos da matéria. Para ele, os átomos eram esferas maciças, indivisíveis e indestrutíveis. Diferiam uns dos outros pela diferença de massa.

8 Dalton, foi o primeiro cientista a propor uma série de símbolos para representar os elementos químicos então à data conhecidos.

9 Modelo atómico de Thomson (1897)
Modelo do “pudim de passas”. Descobriu partículas negativas muito mais pequenas que os átomos, os electrões, provando assim que os átomos não eram indivisíveis. O átomo era formado por uma parte central esférica com carga positiva onde estariam dispersos os electrões.

10 Modelo atómico de Rutherford (1911)
Demonstrou que a maior parte do átomo era espaço vazio, estando a carga positiva localizada numa pequena zona densa e central do átomo a que deu o nome de núcleo. Os electrões giravam em torno do núcleo. Às partículas de carga positiva deu-se o nome de protões.

11 Pouco tempo depois, Rutherford e outros cientistas postularam a existência de outra partícula no núcleo – o neutrão. Tinha a massa do protrão mas não tinha carga

12 Modelo atómico de Bohr (1913)
O átomo é constituído por uma região central, o núcleo, onde se encontram os protões e os neutrões. Existe uma região periférica ao núcleo, denominada de nuvem electrónica, onde se localizam os electrões. Estas subpartículas encontram-se em movimento em redor do núcleo em órbitas circulares bem definidas e, onde cada órbita apresenta um determinado valor de energia.

13 Modelo de Bohr actualmente aceite sobre o átomo
Protões (partículas com carga positiva) Núcleo Neutrões (partículas sem carga) Nuvem electrónica – Electrões (partículas com carga negativa) Átomo

14 O átomo é uma partícula neutra
A carga total do protão é igual à carga total do electrão

15 Molécula… Uma molécula é um conjunto de dois ou mais átomos ligados entre si. Água (H2O) Cafeina (C8H10N4O2) Colestrol (C27H46O) Prozac (C17H18F3NO) Penicilina (C16H8N2O4S) Nicotina (C10H14N2)

16 como elemento base dos seres vivos
A Célula como elemento base dos seres vivos

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18 Primórdios do estudo da célula…
As dimensões das células, geralmente muito reduzidas, fizeram com que permanecessem desconhecidas até à invenção do microscópio. Microscópio de Leeuwenhoek (1600)

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20 Conhecimento da célula…
A Teoria Celular, postulada por Schieiden e Schwann, assenta nos seguintes pressupostos:  a célula é a unidade básica estrutural e funcional de todos os seres vivos;  todas as células provém de células pré-existentes;  a célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos.

21 A invenção do microscópio electrónico, na década de 1930, permitiu a obtenção de imagens muito ampliadas e detalhadas da ultra-estrutura celular. Microscópio electrónico actual

22 Célula da epiderme do bolbo da cebola…

23 Dimensões da célula…

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26 Organização estrutural…
Células procarióticas São a primeira e mais simples forma de Vida que apareceu na Terra, não se distinguem estruturas conhecidas. Exemplo: Bactérias Células eucarióticas Células com uma estrutura mais complexa, apresentando núcleo e organelos celulares Exemplo: Seres Humanos, animais e plantas

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28 Célula procariótica… Bactéria

29 Célula eucariótica…

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31 Organização celular… Os seres vivos apresentam diferentes níveis de organização celular. Organismos unicelulares – são compostos por uma única célula, capaz de realizar todas as funções vitais; Organismos multicelulares – são compostos por várias células, especializados em diversas funções.

32 contexto profissional
DR2 contexto profissional

33 o que é a ciência? o que a caracteriza?
Método Científico o que é a ciência? o que a caracteriza?

34 O Método Científico… Evoluiu ao longo de vários séculos, concomitantemente com o crescimento da própria investigação científica. É um método baseado na experimentação. Compara uma hipótese com o que acontece na realidade

35 Como se baseia o método científico…
1º Passo: Observação e caracterização do objecto de estudo tenta reunir o máximo de informação possível de informação sobre o assunto que queremos estudar; pode demorar anos

36 Formulação de uma hipótese
2º Passo: Formulação de uma hipótese depois de reunida a maior quantidade de informação, é altura de pôr o cérebro a funcionar para imaginar uma solução que explique os dados observados

37 Experimentação 3º Passo:
depois de formulada a hipótese, agora a pergunta chave - Será que é verdade?

38 4º Passo: Teorização se a experiência for conclusiva e de acordo com a hipótese, começa a estar em condições de se chamar teoria

39 quais os métodos de estudo? quais as técnicas de pesquisa?
Método Sociológico quais os métodos de estudo? quais as técnicas de pesquisa?

40 Métodos de investigação sociológica…
Método de estudo de caso ou análise intensiva estudo de casos particulares Método de medida ou análise extensiva resultados relativos a toda a população Investigação-acção permite conhecer, analisar, esquematizar e generalizar aspectos de processos de construção de novos conhecimentos e de novas práticas

41 Fases da pesquisa sociológica…
1ª Etapa: Pergunta de partida; 2ª Etapa: recolha de informação sobre o tema; 3ª Etapa: definição da problemática; 4ª Etapa: selecção e aplicação dos instrumentos de observação; 5ª Etapa: análise da informação e conclusões do estudo.

42 Instrumentos de observação…
Técnicas documentais: documentos escritos Técnicas não documentais: recolha de informações através da observação Observação participante Observação não participante O observador integra-se no grupo observado Entrevistas, inquérito por questionário, opinião

43 Sondagens… São uma modalidade particular de inquérito por questionário; Visam obter a opinião dos inquiridos sobre determinado assunto; Os resultados são generalizados a um universo muito vasto.

44 quais as diferenças entre estes dois tipos de conhecimento?
Senso Comum vs Ciência quais as diferenças entre estes dois tipos de conhecimento?

45 Senso Comum Ciência Origem: tem base na experiência do dia-a-dia
Atitude: atitude dogmática, aceita-se o que se vê e o que se diz de uma maneira passiva, não havendo preocupação em saber se é verdade ou não tem base na razão, trata-se de um conhecimento racional (distingue facto de teoria) atitude crítica, põe em dúvida o que parece óbvio e avalia as coisas de um modo racional

46 Senso Comum Ciência Linguagem: comum, vulgar Valor:
relativo… não vale o mesmo para toda a gente rigorosa, precisa e não pode ser ambígua (não pode haver várias interpretações) objectivo… tem um valor universal, válido para todos (2+2=4, seja aqui ou na Austrália)

47 A importância da Matemática
conhecimento matemático para a ciência e a sociedade

48 A Matemática… Importantíssima para a ciência, para a tecnologia e para a própria sociedade. Galileu foi o seu precursor, ao aplicá-la para resolver problemas, abrindo assim caminho para profundas transformações científicas e tecnológicas. Estimula e facilita o raciocínio e o pensamento.

49 contexto institucional
DR3 contexto institucional

50 Ciência e controvérsia pública…
Actores que defendem o Sim e o Não; Argumentos do Sim e do Não; Opinião pessoal sobre o assunto; Debate.

51 Argumentos científicos
Temas propostos… Eutanásia Clonagem Aborto Co-incineração Liberalização das drogas Legalização da prostituição Casamento entre homossexuais Lei do Tabaco Regionalização Aeroporto e TGV Outro… Argumentos políticos Argumentos económicos Argumentos científicos Argumentos éticos Argumentos religiosos Argumentos sociais


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