Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarina Moreira Alterado mais de 9 anos atrás
1
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira Introdução à Administração
2
Prof. Murilo de A. S. Oliveira
Doutor em Administração e Turismo/UNIVALI Mestre em Estratégia e Gestão em Negócios/UFRuralRJ Especialista em Desenvolvimento Integrado de RH/UFRJ Especialista em Administração de RH/FABES Bacharel em Administração/UERJ Professor de Graduação e Pós-graduação (Gestão): Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFRRJ Faculdade Cenecista de Itaboraí/FACNEC Universidade Gama Filho/UGF Centro Universitário ABEU/UNIABEU Centro Universitário Geraldo de Biase/UGB Sociedade Brasileira de Análises Clínicas/SBAC Fundação dos Administradores de Santa Catarina/FUNDASC Faculdade do Litoral Catarinense/FLC-SOCIESC Analista de Gestão em Saúde Escola Nacional de Saúde Pública/ENSP-FIOCRUZ
3
A disciplina Objetivo:
Propiciar uma visão das funções do administrador face às mudanças globais atuais. Ementa: O Papel da Administração As Funções do Administrador Administração e Sociedade
4
Fontes de estudo Material educacional de estudo
Livro(s) recomendado(s) Apresentações em power-point Textos de jornais, revistas e de outros livros que servirão para complementar os estudos.
5
BIBLIOGRAFIA BÁSICA > CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4. ed. SP: Campus, 2007; > MAXIMIANO, Antonio C. A. Introdução à administração. 7. ed., rev., ampl. SP: Atlas, 2007.
6
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
* CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6. ed., rev., atual., 9. reimp. Vol. 1. Rio de Janeiro: Elsevier, * _______. Os novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. 4. ed. São Paulo: Atlas, * _______. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed., rev., atual., 10. reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, * DRUCKER, P. F. As fronteiras da administração: onde as decisões do amanhã estão sendo determinadas hoje. SP: Pioneira, * ________. Administrando em tempos de grandes mudanças. 1.ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, * OLIVEIRA, R. O. da S. Teorias da administração. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2006.
7
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Unidade I – O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO 1.1. Definição de Administração 1.2. Conteúdo e objeto do estudo da Administração 1.3. Áreas funcionais da Administração: Produção, Financeira, Rec. Humanos, Materiais e Marketing. 1.4. Atividades gerenciais e Atividades técnicas. 1.5. Habilidades do Administrador: Técnicas, Humanas e Conceituais. Unidade II – AS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR 2.1. Planejamento 2.2. Organização 2.3. Direção 2.4. Controle. Unidade III – ADMINISTRAÇÃO E SOCIEDADE 3.1. O estado atual da Administração na sociedade moderna. 3.2. Perspectivas da Administração.
8
Períodos de prova A1: 02 a 08/05/13. A nossa é 02/05/2013
9
Unidade I – O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO
1.1. Definição de Administração 1.2. Conteúdo e objeto do estudo da Administração 1.3. Áreas funcionais da Administração: Produção, Financeira, Rec. Humanos, Materiais e Marketing. 1.4. Atividades gerenciais e Atividades técnicas. 1.5. Habilidades do Administrador: Técnicas, Humanas e Conceituais.
10
1.1. Definição de Administração
Objetivos Identificar as origens da Administração. Identificar o conceito de Administração
11
PRIMÓRDIOS Egito Antigo – construção das pirâmides (organização)
Bíblia – êxodo dos hebreus (organização e liderança) Babilônia (2000 a.c.) – Código de Hamurabi (Controle) Sun Tzu (500 a.c.) – “A Arte da Guerra” (Estratégia) Nicolau Maquiavel (1515) - “O Príncipe” (Liderança) Arsenal de Veneza (séc. XVI) – processo de equipagem (navios) Racionalismo e Iluminismo (séc. XVIII) – época da Razão Feudalismo => sist. associações (artesãos) => sist. fabril Adam Smith (1776) – “A Riqueza das Nações” (divisão do trabalho e linha de montagem) 1ª Rev. Industrial: vapor, carvão e ferro ( ) 2ª RI: aço, eletricidade e petróleo ( ) - Capitalismo Robert Owen - melhoria das condições do trabalhador Charles Babbage - Divisão do Trabalho Joseph Wharton (1881) - 1º curso de Administração TGA - Prof. Murilo de Alencar
12
PRODUÇÃO Era Artesanal Era Industrial TEORIAS ADMINISTRATIVAS
13
+ HABILIDADE DE ADMINISTRAR ADMINISTRAÇÃO TEORIA PRÁTICA DEFINIÇÕES
CONCEITOS TÉCNICAS FATOS RELEVANTES ORIENTAÇÕES PALESTRAS SEMINÁRIOS SIMULAÇÃO EXPERIÊNCIA ESTUDO DE CASO TREINAMENTO EVENTOS HABILIDADE DE ADMINISTRAR
14
Condições do Pensamento Administrativo
A Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo: Limites ao poder absolutista e surgimento de idéias liberais; Racionalidade Ciêntífica (lógica) – busca da verdade Fortalecimento das atividades comerciais e surgimento das cidades; Surgimento do poder das máquinas e criação da indústria; Especialização do trabalho e formação dos núcleos de artesãos; Centralização do poder, recursos e influências nas mãos dos mestres- artesãos e concentração das indústrias manufatureiras (burguesia); Substituição sistema de trabalho do artesão (por peça) pelo assalariado.
15
O que é ADMINISTRAÇÃO? “ Conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz dos recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos organizacionais ou metas” Reinaldo O. da Silva “o processo de tomada de decisão e o controle sobre as ações dos indivíduos, para o expresso propósito de alcance de metas predeterminadas” P. Drucker “Administração é um tipo de esforço humano cooperativo que possui um alto grau de racionalidade” Dwight Waldo. “ Processo de fazer com que as atividades sejam realizadas eficiente e eficazmente com e através de outras pessoas” Stephen Robbins e Mary Coulter.
16
OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO
Alcançar a eficácia (atingir as metas) com eficiência (fazer de maneira certa, otimizando os recursos)
17
RECURSOS FINANCEIROS PATRIMONIAIS HUMANOS MATERIAIS TECNOLÓGICOS
INFORMACIONAIS
18
Operar de modo que os recursos sejam o mais adequadamente utilizados
EFICIÊNCIA Operar de modo que os recursos sejam o mais adequadamente utilizados Ênfase nos meios Resolver problemas Salvaguardar os recursos Cumprir tarefas e obrigações Treinar os subordinados
19
Relacionada ao alcance dos objetivos/resultados propostos.
EFICÁCIA Relacionada ao alcance dos objetivos/resultados propostos. Ênfase nos resultados Atingir objetivos corretamente Obter acerto nas decisões Agregar valor Proporcionar eficácia aos subordinados
20
Fazer as coisas certas, do modo certo e no tempo certo
EFICÁCIA Fazer as coisas certas, do modo certo e no tempo certo Depende da: capacidade de identificar as oportunidades e necessidades do ambiente; flexibilidade e adaptabilidade para aproveitamento das oportunidades e necessidades do ambiente.
22
Para que serve à Administração?
Tornar as organizações mais eficazes? Utilizar os recursos com melhor eficiência? Proporcionar resultados melhores? Incrementar valor e riqueza à organização? Melhorar a qualidade de vida das pessoas?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.