A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina

2 Apresentação do Professor Formação acadêmica. Atuação profissional. Expectativas para o novo trabalho que se inicia, na Faculdade Internacional Signorelli

3 Apresentação da Disciplina Disciplina- Fundamentos Políticos e Econômicos da Educação. Horário: 5ª e 6ª feiras, das 20:30 às 21:50. Ementa: Desenvolvimento econômico e globalização.A nova ordem mundial e a educação.Relação entre economia e educação.Financiamento da educação. Análise de políticas públicas: realidades sócio-econômicas em que se têm articulado e levadas a efeito.Políticas de garantia de acesso e permanência na escola básica; suficiência e eqüidade na oferta de oportunidades educacionais.

4 Objetivos trabalhar os conhecimentos teórico-práticos relativos aos fundamentos políticos e econômicos do fenômeno educativo. situar as transformações ocorridas no mundo do trabalho e suas implicações para a educação analisar as bases teóricas referentes à validade do trabalho como categoria central nas relações da sociedade industrial. analisar o fenômeno da modernidade estabelecendo sua relação com a educação. analisar o processo de globalização e explicar a organização da educação na sociedade capitalista contemporânea

5 Programa 1- Conceituações introdutórias 1.1. Relações entre Estado, Política, Economia e Educação 1.2. Relações entre educação e desenvolvimento econômico-social. 2- Modernidade e Educação. 2.1.Características da Modernidade 2.2.A educação no contexto da sociedade moderna. 3- A Crítica da economia política 3.1-.Karl Marx e a teoria do valor-trabalho. 3.2-Gestão científica do trabalho humano - A cooperação simples, manufatura e grande indústria - O taylorismo: a gerência científica. - O fordismo - A teoria do capital humano e a economia da educação - Teorias do desenvolvimento e educação

6 Programa 4- Desenvolvimento econômico e globalização 4.1.Reestruturação capitalista e a nova ordem mundial ; reestruturação da produção e divisão do trabalho 4.2. Globalização e neoliberalismo: as teorias da globalização. 5- Educação e trabalho no contexto da sociedade contemporânea Atuais desafios: a formação dos trabalhadores e dos professores

7 Programa 6. Educação, consumo e investimento 6.1. Financiamento e custos da educação 6.2. Políticas de garantia de acesso e permanência na escola básica 6.3. Suficiência e equidade na oferta de oportunidades educacionais.

8 Bibliografia Básica PIRES, Valdemir.Economia da educação: para além do capital humano. São Paulo:Cortez Editora,2005. SILVA,Luiz Heron da (Org). A escola cidadã no contexto da globalização.5.ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

9 Bibliografia Complementar ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. 3 ed. São Paulo: Moderna, 2006.OLIVEIRA, Francisco de. Teoria e educação no labirinto do capital. Petrópolis: Vozes, FRIGOTTO, Gaudencio(Org.);CIAVATTA, Maria(Org.). Teoria e educacao no labirinto do capital. 2. ed. Petropolis: Vozes, FRIGOTTO, Gaudencio(Org.);CIAVATTA, Maria(Org.). Teoria e educacao no labirinto do capital. 2. ed. Petropolis: Vozes, SANTOS, M. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000 SADER, Emir(Org.);GENTILI, Pablo(Org.). Pos-neoliberalismo II : que Estado para que democracia?. 4. Ed. Petropolis: Vozes, (Colecao a outra margem). SADER, Emir(Org.);GENTILI, Pablo(Org.). Pos-neoliberalismo II : que Estado para que democracia?. 4. Ed. Petropolis: Vozes, (Colecao a outra margem).

10 Visão Geral da Disciplina Busca esclarecer conceitos fundamentais nas relações de poder que se estabelecem na sociedade, a partir da análise das ações políticas e econômicas mundiais e suas influências no cenário nacional, estabelecendo a estreita ligação com a Educação.

11 Metodologia As aulas se apoiarão no seguinte tripé Cenário Global (Análise) Cenário Nacional : ( mudanças propostas: análise e relações) Cenário Escolar (análise do impacto das mudanças no cotidiano escolar)

12 Avaliação Datas A1- 29 de abril; A2- 10 de junho; A3- 08 de julho Critérios Avaliação Individual (A1 e A2): 7,0 pts Trabalhos (em grupo ou individual): 3,0pts Avaliação Final (A3): 10,0 pts.

13 Estrutura das Avaliações Individuais- A1 e A2 Cultura GeralMúltipla Escolha 20,5 cada = 1,0 Formação Geral / Profissional Discursiva11,0 Conteúdo Específico da Disciplina Múltipla Escolha 31,0 cada = 3,0 Conteúdo Específico da Disciplina Discursiva21,0 cada = 2,0 SUBTOTALXXXX97,0 OUTRAS ATIVIDADES XXXX3,0 TOTALXXXX10,0

14 Avaliação Final - A3 Cultura GeralMúltipla Escolha 20,5 cada = 1,0 Formação Geral / Profissional Discursiva12,0 Conteúdo Específico da Disciplina Múltipla Escolha 31,0 cada = 3,0 Conteúdo Específico da Disciplina Discursiva22,0 cada = 4,0 SUBTOTALXXXX910,0 OUTRAS ATIVIDADES XXXX TOTALXXXX10,0

15 Orientações Importantes Veja o assunto da próxima aula. Procure ler os artigos/textos indicados. Essas duas atitudes trarão o dinamismo esperado nas aulas, favorecerão a troca, o diálogo e a interação entre todos que estão envolvidos neste processo de construção do conhecimento. Sua presença é muito importante. Mas, se por algum motivo tiver que se ausentar, não deixe de justificar sua ausência.

16 Próxima Aula Conceituações Introdutórias Estado, Política, Economia e Educação Relações que se estabelecem entre tais cenários.


Carregar ppt "Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google