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PublicouÍsis Pacheco Alterado mais de 9 anos atrás
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CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Programa Ensino Médio Inovador ProEMI
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Estabelece a ampliação gradativa do universo de escolas a serem atendidas em:
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Ano 2012 – 206 escolas em 20 diretorias de ensino
Ano 2013 – 501 escolas em 21 novas diretorias de ensino Ano 2014 – em 90 diretorias de ensino Ano 2015 – universalização do ProEMI em mais escolas em 91 diretorias de ensino, abrangendo nossas unidades escolares que atendem o Ensino Médio
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Documento Orientador Referência
Apresentação do Programa Orientações para o Redesenho Curricular Macrocampos e Áreas do Conhecimento PRC – Plano de Redesenho Curricular Acompanhamento e avaliação
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A rede estadual continua a ser a maior responsável pela oferta de Ensino Médio.
1% 12% 1% 86% Federal Estadual Municipal Privada
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Orientações para o Redesenho Curricular
Deverá apresentar ações relacionadas ao currículo estruturadas em diferentes formatos e que demandem aporte financeiro: disciplinas eletivas (Educação Integral); oficinas;
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clubes de interesse; seminários integrados; grupos de pesquisas; trabalhos de campo e demais ações interdisciplinares.
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Poderão definir: aquisição de materiais e tecnologias educativas; incluir formação específica para os profissionais envolvidos na execução das atividades (respeitando o limite de 10% do valor destinado à cobertura de despesas de custeio – previsto na Res. CD/FNDE nº 31, art. 3º, §2°, IV); adequações e revitalizações de ambientes e espaços, entre outros...
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Organização do Projeto de Redesenho Curricular – PRC
Projeto Político-Pedagógico – PPP da escola Ações que demandem aporte financeiro organizadas dentro dos Macrocampos
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O que devemos considerar quando pensamos na seleção de ações que comporão o PRC?
Nas necessidades e interesses: da equipe pedagógica, dos professores, da comunidade escolar, mas, sobretudo, dos adolescentes, jovens e adultos, alunos desta etapa de Educação Básica; dos três macrocampos obrigatórios e de, no mínimo, dois macrocampos à sua escolha.
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Qual é o Grande Desafio? Identificar as reais necessidades de aprendizagem e de formação. Provocar no outro o desejo de adquirir novas experiências.
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Qual é a proposta então do Programa Ensino Médio Inovador – ProEMI?
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A proposta é que todo currículo do Ensino Médio se organize a partir de um eixo comum – trabalho, ciência, tecnologia e cultura – e que se integre, a partir desse eixo, ao conjunto dos conhecimentos, seja ao se tratar das disciplinas, seja em outras formas de organização do trabalho pedagógico.
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Nesse sentido, o currículo, em todas as suas dimensões, deverá ser elaborado de forma a garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes por meio de ações e atividades que contemplem, nessa perspectiva de integração curricular, a abordagem de conhecimentos, o desenvolvimento de experiências e a promoção de atitudes que se materializam na formação humana integral, gerando a reflexão crítica e a autonomia dos estudantes.
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Qual é a ferramenta que temos então?
O Projeto de Redesenho Curricular – PRC.
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? Tira- Dúvidas O que ele demanda? O atendimento às reais necessidades das unidades escolares, com foco na promoção de melhorias significativas que busquem garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento dos estudantes, reconhecendo as especificidades regionais e as concepções curriculares implementadas pelas redes de ensino.
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Quem pode apresentar os Projetos de Redesenho Curricular – PRC?
Todas as escolas que fizeram a adesão e foram indicadas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e cadastradas no sistema PDDE Interativo de acordo com as normas vigentes no Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e no Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI). Principais Dúvidas
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Tabela 1 – Escolas com Jornada Escolar de 5 (cinco) Horas Diárias e/ou com Oferta de Ensino Médio no Período Noturno.
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Valores de Repasse (R$)
Intervalo de Classe de Número de Alunos Beneficiários do ProEMI Valores de Repasse (R$) Custeio (70%) Capital (30%) Total Até 100 alunos 14.000,00 6.000,00 20.000,00 100 a 300 21.000,00 9.000,00 30.000,00 301 a 500 28.000,00 12.000,00 40.000,00 501 a 700 35.000,00 15.000,00 50.000,00 701 a 900 42.000,00 18.000,00 60.000,00 901 a 1.100 49.000,00 70.000,00 1.101 a 1.300 56.000,00 24.000,00 80.000,00 1.301 a 1.400 63.000,00 27.000,00 90.000,00 Mais de 1.401 ,00 Documento Orientador ProEMI – página 29
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Tabela 2 – Escolas com Jornada Escolar em Tempo Integral de, no Mínimo, 7 (sete) Horas Diárias.
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Valores de Repasse (R$)
Intervalo de Classe de Número de Alunos Beneficiários do ProEMI Valores de Repasse (R$) Custeio (70%) Capital (30%) Total Até 100 alunos 19.600,00 8.400,00 28.000,00 100 a 300 29.400,00 12.600,00 42.000,00 301 a 500 39.200,00 16.800,00 56.000,00 501 a 700 49.000,00 21.000,00 70.000,00 701 a 900 58.800,00 25.200,00 84.000,00 901 a 1.100 68.600,00 98.000,00 1.101 a 1.300 78.400,00 33.600,00 ,00 1.301 a 1.400 88.200,00 37.800,00 ,00 Mais de 1.401 ,00 Documento Orientador ProEMI – página 30
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O que é Macrocampo? Campo de ação pedagógico curricular no qual se desenvolvem atividades interativas, integradas e integradoras dos conhecimentos e saberes, dos tempos, dos espaços e dos sujeitos envolvidos com a ação educacional. Definição
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Permite a articulação entre formas disciplinares e não disciplinares de organização do conhecimento e favorece a diversificação de arranjos curriculares. Definição
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Como são Organizados os Macrocampos para Elaboração do PRC
Macrocampos obrigatórios: Acompanhamento Pedagógico (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza); Iniciação Científica e Pesquisa; Leitura e Letramento.
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Macrocampos Eletivos Línguas Estrangeiras Cultura Corporal
Produção e Fruição das Artes Comunicação, Cultura Digital e Uso de Mídias Participação Estudantil Macrocampos Eletivos
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Macrocampo Acompanhamento Pedagógico
Fortalecimento dos componentes curriculares De acordo com os objetivos do PPP Diagnóstico da escola Poderão estar articuladas a outros macrocampos e ações interdisciplinares da escola ou com outros programas e projetos Tendo em vista as expectativas e necessidades dos estudantes em relação à sua trajetória de formação
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Macrocampo Iniciação Científica e Pesquisa
Aproximação com o modo pelo qual a ciência é produzida e socializada Vivência de práticas de produção de sentido; Experiência com diferentes formas e possibilidades de produção de conhecimento;
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Contato com as questões de ordem ética próprias do campo científico.
teoria e prática cultura e trabalho ciência e tecnologia Integração entre
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Atividades por meio de projetos de estudos e pesquisa de campo com vistas ao
Aprofundamento e à investigação organizada sobre fatos, fenômenos e procedimentos
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Desenvolvimento de metodologias para a sistematização do conhecimento, por meio da:
Experimentação; Vivência; Observação dos fatos e fenômenos; Coleta e análise de dados; Organização das informações a partir da reflexão sobre os resultados.
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Interface mundo do trabalho tecnologias sociais e sustentáveis
economia solidária e criativa meio ambiente cultura outras temáticas presentes no contexto do estudante Interface
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Macrocampo Leitura e Letramento
Intrinsecamente relacionado a todas as áreas do conhecimento e do currículo habilidades de leitura; interpretação e produção de textos em diversos gêneros; criação de estratégias para desenvolvimento da leitura crítica; organização da escrita em formas mais complexas;
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ampliação das situações de uso da leitura e da escrita;
inclusão de estudos científicos e literários. “Sempre tendo em vista as expectativas dos estudantes em relação à sua trajetória de formação.”
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Macrocampo Línguas Estrangeiras
Estudo de língua adicional/estrangeira (espanhol, inglês e outras) Foco desenvolvimento linguístico-comunicativo-discursivo; habilidades de compreensão oral prática da comunicação oral em situações de uso da língua interpretação/construção de sentidos na leitura, na comunicação e na prática da escrita de textos por meio de atividades diversificadas, estudo e a prática da língua em situações formais e informais, introdução a textos literários e outras manifestações culturais, ambientação própria para a utilização de metodologia e materiais diferenciados que potencializem os processos de aprendizagem
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Macrocampo Cultura Corporal
Ações pedagógicas que promovam: desenvolvimento da consciência corporal e do movimento; compreensão da relação entre o corpo e as emoções; entre o indivíduo, o outro e o mundo; ter atitudes saudáveis e sustentáveis; ampliar a compreensão do sujeito sobre si mesmo e de seu lugar no mundo.
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Macrocampo Produção e Fruição das Artes
Ações práticas de elaboração de conhecimentos nas diversas formas de expressão artística.
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contação de histórias literatura...
Linguagens pintura dança música escultura cinema teatro ecotécnicas contação de histórias literatura... Apreciação Análise Fruição Crítica Produção Artística
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Macrocampo Comunicação, Cultura Digital e Uso de Mídias
Desenvolvimento de processos relacionados à educomunicação criação de sistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos; condições de acesso às diferentes mídias e tecnologias, ferramentas, instrumentos e informações; desenvolvimento e ampliação da cultura digital e suas múltiplas modalidades de comunicação.
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Atividades Fanzine Cordéis Informática e Tecnologia da Informação
Rádio Escolar Jornal Escolar Histórias em Quadrinhos Fotografia Vídeos Atividades de Pesquisa
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Macrocampo Participação Estudantil
Ações de incentivo à atuação e organização juvenil processos de desenvolvimento pessoal, social e de vivência política
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Utilização de metodologias que:
assegurem a pluralidade e a liberdade de manifestações dos jovens estudantes; apresentem alternativas estruturadas de organização, representação e participação estudantil no contexto escolar e social.
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Muito Importante Considerar:
Avaliações Externas, Internas e Indicadores Educacionais Compreender a natureza e os resultados das avaliações externas realizadas no sistema educacional brasileiro; Analisar as funções das diferentes modalidades da avaliação externa e respectivos indicadores educacionais;
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Relacionar o desempenho do aluno à gestão pedagógica de indicadores educacionais;
Analisar a avaliação de indicadores educacionais para o acompanhamento do desempenho de alunos e sistemas de ensino. Sistemas de Avaliação
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O que Não Podemos Deixar de Considerar na Elaboração do PRC:
Sua elaboração deve contar com a colaboração de toda a equipe escolar (gestores, professores, alunos, equipe escolar e comunidade);
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Toda ação prevista deve ter um nexo pedagógico e guardar uma relação de pertinência com os itens solicitados; Somente entram no PRC as ações que precisam do aporte financeiro para serem executadas; As ações devem ser pensadas para serem desenvolvidas ao longo de 2 (dois) anos inicialmente, visto que o PRC é bienal;
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Pensar nos itens que serão adquiridos como necessários e não apenas desejáveis;
Fundamental partir do diagnóstico da escola; O PRC é personalíssimo, é da escola; A escola tem total autonomia para elaborar, executar e avaliar o PRC, respeitando as normas vigentes;
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O PRC é aprovado pela SEE, pelo MEC e pelo FNDE e não poderá ser alterado futuramente, portanto, as ações devem ser bem pensadas e articuladas para sua execução em dois anos; A mudança da equipe de trabalho não interfere no processo e fluxo do trabalho;
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Os projetos curriculares que a escola desenvolve devem ser contemplados nos PRC;
Registro do processo que a escola vivenciará com o ProEMI – atas, memórias, entrevistas, vídeos, relatos, publicações, edições, produções, fotos, portfólios...; Cumprimento rigoroso dos prazos: agenda Federal/Estadual.
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Onde será postado o Projeto de Redesenho Curricular?
No sistema do PDDE Interativo – plataforma MEC Como fazer para ter acesso à plataforma? Entrar no site Informar CPF do responsável pela escola (preferencialmente o diretor); Clicar em “Solicitar Cadastro”;
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Encaminhar, na sequência, um e-mail para a Equipe do ProEMI/SP: magda
Encaminhar, na sequência, um para a Equipe do ProEMI/SP: e com os seguintes dados do solicitante: Diretoria, CIE e unidade escolar; Nome completo do responsável (diretor); CPF e RG; pessoal do responsável (diretor).
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Entrar
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Intervenção parcial ou indireta
Eixo Dimensões Temas Resultados Dimensão 1 – Indicadores e taxas IDEB Taxas de rendimento Prova Brasil Dimensão 2 – Distorção e aproveitamento Matrícula Distorção idade-série Aproveitamento escolar Áreas do conhecimento Intervenção direta Dimensão 3 – Ensino e Aprendizagem Planejamento pedagógico Tempo de aprendizagem Dimensão 4 – Gestão Direção Processos Finanças Intervenção parcial ou indireta Dimensão 5 – Comunidade Escolar Estudantes Docentes Demais profissionais Pais e comunidade Dimensão 6 – Infraestrutura Instalações Equipamentos
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Lembrete: Imprimir síntese do diagnóstico.
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Diagnóstico ProEMI
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ProEMI PRC
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[-] Acompanhamento Pedagógico
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Apresentar itens desta Ação
Relatório de Itens
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fabricia.gomes@edunet.sp.gov.br magda.oliveira@edunet.sp.gov.br
(11) ramal 2230 Sala 59-A
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Obrigada!
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