A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pré-História Geral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pré-História Geral."— Transcrição da apresentação:

1 Pré-História Geral

2 Surgimento do homem – África
A teoria atual sustenta que os primeiros seres humanos surgiram nas savanas africanas, evoluindo de primatas mais antigos. Da África, os primeiros homens migraram pelos continentes, em busca de melhores condições de sobrevivência.

3 Qual a origem do termo “Pré-História”?
X Pré-Escola

4 Delimitação temporal O marco final da Pré-História é o surgimento da escrita, aproximadamente em a.C., na Suméria (atual Iraque) e no Egito. Por causa disso, o período tem esse nome: é como se a Humanidade estivesse no “pré”, por não saber escrever (concepção preconceituosa do século XIX). A Pré-História tem como marco inicial o surgimento da humanidade. Tal data depende do que se considera “humanidade” (cf. p. 238).

5 Estudo da Pré-História
Dada a inexistência da escrita durante esse período, a principal fonte de estudos é a CULTURA MATERIAL, ou seja, artefatos fabricados e utilizados pelos primeiros seres humanos. Sendo assim, é através da arqueologia que se estuda a Pré-História. Outra ciência importante é a antropologia.

6 Sub-divisões temporais
Os sub-períodos pré-históricos são divididos em função dos tipos de artefatos líticos (de pedra) ou metálicos produzidos pelo ser humano. Tais períodos são: a) Paleolítico (? – a.C.); b) Neolítico ( – a.C.); c) Idade dos Metais (a partir de 5000 a.C.).

7 Paleolítico (? – a.C.) Utilização de artefatos de “pedra lascada”; Domínio do fogo (calor, iluminação, cozimento, defesa); Caça, pesca e coleta; Pequenos grupos nômades; Migração e povoamento dos continentes.

8 Neolítico ( – a.C.) Utilização de artefatos de “pedra polida” (técnica mais sofisticada); Domínio da agricultura (“revolução neolítica”) e da pecuária; Grupos sedentários e surgimento das primeiras comunidades organizadas; Sepultamentos - surgimento de crença religiosas; Fabricação de cerâmica; Monumentos monolíticos (Stonehenge, por exemplo).

9 Idade dos Metais (a partir de 5.000 a.C.)
Domínio da metalurgia (primeiramente cobre, depois bronze e, por fim, ferro); Surgimento das primeiras cidades (Jericó, por exemplo) Primeiros confrontos armados (disputas territoriais e por recursos); Surgimento das formas de organização governamental e, posteriormente, dos grandes impérios da Antiguidade.


Carregar ppt "Pré-História Geral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google