Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Introdução à Microeconomia
Pedro Telhado Pereira João Andrade
2
O que o aluno deve conseguir fazer depois de estudar esta aula
Mercado – compreender o conceito Distinguir mercado dos bens do mercado de factores Compreender o papel do preço como sinal Compreender o equilíbrio de mercado Perceber o papel da “mão invisível” de Adam Smith. Perceber o papel do Estado
3
Relembremos a Análise Custo-Benefício
1 = valor da acção 2 = valor da alternativa que é prejudicada (custo de oportunidade) Se 1 > 2 deve tomar a acção. Se 2 > 1 não deve tomar a acção.
4
Será que já ter vindo até à Universidade influencia a sua decisão de assistir à aula?
Pense no seguinte exemplo: Um amigo seu, à entrada da aula, diz-lhe que tem uma história muito interessante para lhe contar e que você deve ir com ele para o café para conversarem. Segue-se a pergunta acima.
5
Os benefícios (o valor de conhecer a história) são independentes de estar ou não na Universidade.
O custo (o valor de perder uma aula) não depende de já estar na Universidade Logo … por estranho que pareça, na Economia pensamos que esta decisão não depende de já ter chegado à Universidade.
6
Mercados e Governo Algumas questões:
Afinal temos muito ou pouco Estado? Porque é que o Estado deve intervir na Economia? Porque é que o Estado deve financiar o Ensino Superior?
7
O Fluxo Circular da Economia
8
Mercados Dos Factores Dos Produtos Terra Capital
Renda Capital juros Trabalho e Capital Humano salários Dos Produtos Da Banana Dos Automóveis Do Café Da Educação …
9
Mas o que é um mercado? Mecanismo através do qual os compradores e os vendedores podem determinar preços e trocar bens e serviços. Mercado dos Lavradores no Funchal Bolsa de Valores de Nova Iorque
10
E o preço para que serve? Tudo tem um preço - quem compra valoriza o bem mais do que o preço e o vendedor valoriza mais o preço do que bem. Os preços servem como sinais para os consumidores e produtores.
11
Como funciona o mercado?
“De um lado” temos a procura – conjunto de agentes que deseja comprar “Do outro lado” temos a oferta – conjunto de agentes que deseja vender
12
Se a procura é maior que a oferta o preço sobe
Se a procura é menor que a oferta o preço desce. Quando é que param os movimentos dos preços?
13
Equilíbrio no Mercado Quando a um dado preço a quantidade procurada é igual à quantidade oferecida.
14
O mercado resolve os três problemas da Economia
O que produzir? - o que os consumidores desejam comprar Como produzir? - de modo eficiente para terem maiores lucros Para quem produzir? - resultado dos mercados de factores.
15
A Economia de Adam Smith
Adam Smith ( ) - '' A Riqueza das Nações'' (1776) - a ideia de uma mão invisível.
16
Nota importante: Não confundir dinheiro (moeda) - meio de troca – com
capital - factor de produção produzido (durável).
17
Então porquê existir Estado (Governo)?
Será que faz sentido cada qual construir a sua própria estrada? Ter a sua segurança privada? Ter a sua estratégia de defesa em caso de guerra? Ter a sua política de combater a poluição? Bens Públicos
18
O barulho do meu vizinho incomoda-me
O barulho do meu vizinho incomoda-me. O fumo do tabaco da mesa ao lado incomoda-me. A população ter maior educação satisfaz-me…. Externalidades
19
Promoção da concorrência e aumento da eficiência
Só existe um fornecedor de gás numa região, logo ele pode cobrar preços muito elevados… Promoção da concorrência e aumento da eficiência
20
Existem famílias cujos os factores de produção não são valorizados no mercado, logo têm rendimentos muito baixos. Os desempregados… Promove a equidade
21
Promove o crescimento e a estabilidade macroeconómica.
A economia está em recessão. A inflação é muito alta… Promove o crescimento e a estabilidade macroeconómica.
22
Uma aplicação ao financiamento do Ensino Superior
Artigo publicado no Diário de Notícias em Junho de 2003
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.