A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 01 Respingos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 01 Respingos."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 01 Respingos

2 Respingos “Os discípulos colheram e comeram espigas no sábado” Mateus 12:1 e 2
Pergunta: Seria pecado alguém no sábado, com fome, arrancar uma espiga de trigo ou uma fruta para comer? Jesus repeliu os fariseus, afirmando que é licito fazer o bem no sábado (Mat. 12:12). O sábado, conforme Jesus (Mat. 12:8) era deleitoso, aprazível, sem jugos ou fardos. Já os fariseus o sábado era frio e escudado na letra que mata. No ato de Davi ao entrar no templo e comer dos pães da preposição, ao comparar a atitude dos fariseus, Jesus diz categoricamente: “Está aqui quem é maior que o templo” (Mat. 12:3-6). Jesus não afirmou ser maior do que o sábado, pois seria um forte argumento para o seu cancelamento. O não afirmar é uma prova segura que não foi abolido e nem transferido para qualquer outro dia.

3 “Meu pai trabalha até agora e eu trabalho também” (João 5:17)
Pessoas tem usado este texto para dizer que Jesus trabalha todos os dias desde o princípio. Pergunta: Qual era o trabalho de Jesus? Jesus em sua infância era carpinteiro, e com sua família sempre ia a igreja no sábado (Luc. 4:16). Os profetas anunciaram que o trabalho de Jesus ao assumir o Ministério, foi puramente espiritual. (Mat. 8:14-17; Mar. 1:29-32; Luc. 4: 38-41; Luc. 6:6-8, 18; Mat. 8:2-4; Mar. 1:40-44; Luc. 5:12-14, etc). É licito fazer trabalho espiritual no sábado!

4 O Paralítico de Cafarnaum
“Jesus não guardava o sábado, transgrediu-o curando e mandando o paralítico carregar a cama” Este tem sido um outro argumento dos que tem defendido de que o sábado não precisa ser santificado. Mateus 9:1 e 6: Não foi no dia de sábado que o homem foi curado. Não cabe incriminar Jesus ou cancelar o mandamento sabático.

5 Marcos 2:3,4,11 e 12 Leito no dicionário da bíblia de John D. Davis, página 97 esclarece: “Utensílio doméstico que serve para dormir. Os pobres e os viajantes, muitas vezes dormem no chão, cobrindo-se com a sua própria vestimenta. A cama pode ser feita com um tapete, ou manta, que se enrola para ser transportada” Mat. 9:6. A bíblia diz: Na presença de todos, tomou o seu leito e saiu. Se a cama fosse de madeira, será que o paralítico seria tão forte para carregá-lo sozinho?

6 Lucas 5:17-19, 24 e 25 “Num daqueles dias...” descarta a possibilidade de ser sábado. “Por ente as telhas”. Esta expressão denota claramente que esta cama não era de madeira, nem de ferro, e sim uma manta ou tapete. Outra prova bíblica encontra-se na cura do cego Bartimeu (Mar. 10:46-52). “... Lançando de si sua capa levantou-se e foi ter com Jesus”. Esta capa era a cama.

7 Paralítico de Betesda João 5:8-10
Mais uma vez cama era de fato uma manta. Isso não é, nenhuma obra, nem trabalho, carregar a sua manta. Os judeus recriminaram o paralítico porque foram ensinados que carregar um lenço ou um pente no bolso, no sábado, era transgressão do mandamento.

8 Declarações “No sábado não saia do seu lugar” – o sentido aqui não ficar estático e sim de “apanhar maná”, (Êxo. 16:23-29). Isso realça a santidade deste dia. Paulo disse: “quem não trabalha, não deve comer”. Ele trabalhava a semana inteira, mas no sábado ia à igreja (At. 18:1-4). Seu costume era ir a igreja no sábado (At. 17:2). “Estamos debaixo da graça e não debaixo da lei” – O que é um fora da lei? O que transgride a lei, está sob sua penalidade. Os que estão “debaixo da graça” não podem estar “fora da lei”. A graça é estendida aos que obedecem.

9 “Eu fui arrebatado no dia do Senhor” (Apoc. 1:10)
Deus chama o sábado de: “meu santo dia” (Is. 58:13) Mateus denomina o sábado de: “dia do Senhor” (Mat. 12:8) Marcos e Lucas dizem o mesmo: (Marc. 2:28 e Luc. 6:5) Deus diz: “lembra-te do sábado para o santificar...” (Êx. 20:8-11) Paulo implantou a igreja na Europa em um dia de sábado (At. 16:11-13) Tiago diz quem quebra um mandamento (o sábado) é culpado de todos (Tiago 2:10) João chama de mentiroso quem diz que guarda toda a lei só de boca (I João 2:4) Jesus criou e observou o sábado (Êxo. 20:8-11 e Luc. 4:16) Jesus afirmou quem o ama deve andar como ele andou (I João 2:6)

10 Considerações do Dia do Senhor
A igreja Romana supõe de o domingo ser o Dia do Senhor. A bíblia não assegura que o sábado, agora é o “domingo cristão”. O sábado é o grande teste do cristão. Isa. 66:23 informa que lá todos guardarão o sábado! Como guardar o domingo hoje, para voltar a guardar o sábado na Nova Terra? Se Adão ressuscitasse hoje e descobrisse que o domingo é o dia de descanço! É inconcebível Deus dar o sábado a Adão e o domingo ao cristão. É impossível mudar o dia de repouso do sábado para o domingo, assim como é impossível mudar nosso nome ou a data do nosso aniversário

11 Saúde e Temperança Há pessoas que dizem “Eu como tudo porque o que
Deus faz é bom” - sim, realmente é bom o que Deus fez para o fim que Deus criou. - Tudo deve ser submetida à vontade do Senhor. Deus quer que tenhamos saúde (III João 2) Espera que sejamos puros (Rom. 12:1) Temos que ser morada do Espírito Santo (I Cor. 3:16) Ele nos deixou um padrão de alimentação (Lev. 11; Det. 14) Deus se irrita com os que comem alimentos imundos (Is. 65:3,4) Pergunta: Porque a carne de porco não é consumida nos hospitais? (Det. 14:8).

12 Cabelo ou Véu Paulo é o único que fala sobre o problema do véu na igreja de Corinto. (I Cor. 11:5,6,10 e 13). Assunto é regional. Paulo e as igrejas de Deus, não tinham o costume de usar véu (I Cor. 11:16) Deus abomina confusão de sexo, por isso homem tem que trajar como homem e mulher tem trajar como mulher. Em Corinto as mulheres prostitutas cortavam muito curto ou raspavam a cabeça. As irmãs da igreja começaram a imitar as prostitutas por acharem bonito. A bíblia diz que o uso do véu não é necessário sim de que o cabelo foi dado no lugar do véu (I Cor. 11:15)

13 Ósculo Santo Ósculo é beijo, era um costume na Palestina, é apenas mencionado na bíblia seis vezes. Jesus menciona uma vez (Luc. 7:36-50). Era um hábito raro ou praticado esporadicamente. Pergunta: “O ósculo é realmente necessário? É um conselho? É nos pés, na mão, no rosto ou nos lábios? É irmão com irmão, irmã com irmã? O beijo na face que as irmãs se dão hoje, quando se encontram, é ósculo ou costume? Preferimos evilá-lo, substituindo-o por um caloroso aperto de mão e um alegre e festivo abraço ao irmão, e apenas um leve e rápido aperto de mão à irmã. (I Tess. 5:22)

14 Quem são os 144 mil? (Apoc. 7:4; 14:1-4)
Somente será este o número de salvos? São os que não se contaminaram com mulheres? (igrejas) Resposta: Os 144 mil são os privilegiados pelo Senhor por causa da tremenda experiência que tiveram e não abandonar os verdadeiros preceitos ensinados por Jesus e se mantiveram firmes até o fim. Representam todos os que irão ficar dentro da cidade Santa e a cada sábado recepcionarão os salvos vindos de toda a terra (Is. 66:22,23).

15 Pregar aos Espíritos em Prisão (I Pedro 3:19,20)
- Três grupos disputam este texto: a. Grupo espírita, para aceitar a existência de “espíritos desencarnados, e encarnação”. b. Grupo evangélico para advogar a imortalidade inerente da alma. c. Católicos se apóiam neste verso para provar o purgatório. - Muitos, entendem que em um espaço entre Sua crucifixão ressurreição Jesus pregou aos supostos “espíritos desencarnados” dos antediluvianos.

16 Não há de acordo com a bíblia uma segunda oportunidade de arrependimento para o pecador, após o seu falecimento. Com a morte cessa as oportunidades (Heb. 9:27; Ecl. 9:10; Gal. 6:10). Diz a bíblia que a alma é mortal (Ez. 18:20), e a consciência fica apagada na morte (Sal. 146:4; Ecl. 9:5,6; Jó 14:14,21; João 11:11, I Tess. 4:13). Não há mais esperança alguma para os mortos de aceitarem a salvação (Isa. 38:18,19) Jesus jamais poderia conceder oportunidade de salvação aos pecadores do tempo de Noé e de outra geração não. Até Lúcifer, iria reivindicar segunda chance de perdão. Os antediluvianos tiveram 120 anos de graça. O Espírito Santo apelou e todos se recusaram a longanimidade de Deus, cometeram o pecado imperdoável. Pedro não se refere a espírito desencarnado e sim espírito sinônimo de pessoa. Pois o morto não tem condição de ouvir e aceitar o Evangelho.

17 Batismo pelos Mortos (I Cor. 15:29)
Devemos tomar cuidado quando isolamos um texto este é um deles. Havia um costume herético em que os cristãos vivos eram batizados em favor dos mortos, amigos ou parentes não batizados. Pensavam assim que eles eram salvos. Esses heréticos segundo Paulo acreditavam na ressurreição. Portanto Paulo, longe de endossar essa prática, simplesmente afirma que, se os próprios pagãos tem esperança na ressurreição, quanto mais nós, cristãos esclarecidos, deveríamos amá-la, preparando-nos para a primeira, caso não estejamos vivos por ocasião da volta de Cristo.

18 Cancelando o Velho Testamento?
Alguns tem afirmado que o Antigo Testamento está abolido. O Antigo Testamento é o fundamento. É como uma casa sem fundamento não pode construir. Exemplo: Moisés profetizou a vinda de Cristo (Det. 18:15,18). Pedro e Estevão a confirmaram (Atos 3:22; 7:37). Profecias sobre Jesus Cumprimento Gên. 1:27; 2: Mat. 19:3-8 Gên. 6 e Luc. 17:26-30 Gên.15:4-6; 18: Rom. 4:3; 9:21 Gên. 1:3-26;4:4;5:24;6:13, Heb. 11:3-22 Miquéias 5: Mat. 2:1 Isa. 53: Luc. 22:37

19 Milagres Todo o milagre é de Deus? Pode-se consultar fazedor de milagres? Existe muita cura satânica em igrejas romanas (em nome de vários santos), centros de umbandistas e igrejas evangélicas. Nenhum transgressor da Lei de Deus pode sair fazendo o que bem entende com o nome de Deus, isso é uma blasfêmia. Jesus mesmo afirmou que muitos viriam dizendo ser seus discípulos fariam milagres, maravilhas e exorcismo em Seu nome, mas...Jesus não os reconhece como Seus. (Mat. 7:21-28)


Carregar ppt "Capítulo 01 Respingos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google