A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes"— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Disciplina: Língua portuguesa.

2 Como identificar um sujeito
Sujeito é o termo sobre o qual se fala. É quem pratica a ação expressa pelo verbo, ou é aquilo sobre o que se diz: Ex.: O aluno estuda a matéria. (Quem estuda a matéria? = “o aluno”- suj.) Ex.2: A fábrica fechou ontem. ( O que fechou ontem?= “a fábrica”) Há 5 tipos de sujeito: simples, composto, oculto (ou desinencial), indeterminado e inexistente ( ou oração sem sujeito).

3 SUJEITO SIMPLES É aquele que possui apenas um núcleo.
Ex.: O aluno entende a explicação. ( sujeito= “o aluno”, núcleo: “aluno”) Este sujeito, por estar expresso na frase e permitir, portanto, sua identificação, é considerado determinado.

4 Sujeito composto Este tipo de sujeito é assim chamado por possuir dois ou mais núcleos. Ex.: Pai e filho saíram juntos. (sujeito= pai e filho; núcleo: ‘pai’; ‘filho’)

5 Sujeito oculto ou desinencial
Neste caso, o sujeito existe, mas não está expresso na frase. É possível identificá-lo, porém, pela desinência do verbo: Ex.: Acordei cedo hoje. ( quem acordou cedo hoje?= eu. Notem que o “eu” não está expresso, mas sim oculto. A desinência verbal “ei”, de 1ª pessoa do singular, indica que o sujeito é “eu”.) Dizemos, neste caso, que o sujeito está oculto ou é desinencial. Este tipo de sujeito também é determinado, pois é possível identificá-lo.

6 Sujeito indeterminado
O sujeito existe, mas não é possível identificá-lo, determiná-lo. Há duas maneiras de se indeterminar um sujeito: 1º colocando o verbo na terceira pessoa do plural: Ex.: Falaram de você. (Quem falou de você? R: não é possível determinar o agente da ação verbal) 2º Usando um verbo intransitivo, transitivo indireto ou transitivo direto e indireto + pronome – se: Fala-se em mudança no país. ( Quem fala em mudança no país???)

7 Antes de conhecermos o 5º tipo de sujeito, vamos relembrar a classificação dos verbos?!
O verbo pode ser: Intransitivo ou Transitivo. Intransitivo é quando ele não precisa de complemento, pois já possui sentido completo: Ex.: A mosca morreu. Transitivo é quando o verbo precisa de complemento para atingir o sentido completo: Se digo a frase: “eu gosto” ( sem complemento), o sentido não é completo, pergunta-se logo: “gosta de que?”. Esse complemento do verbo pode se ligar a ele diretamente (sem auxílio da preposição) ou indiretamente ( com auxílio da preposição)

8 Verbo Intransitivo Verbo Transitivo
Não precisa de complemento Verbo Transitivo Precisa de complemento Direto e Indireto ( Um Complemento sem preposição e outro com): Ex.: Entreguei o livro ao aluno. ( Entreguei “o que”?, “a quem”? Direto (Complemento sem uso de preposição: Ex.: Comi o bolo. ( pergunto ao verbo “o que” = comi o quê?) Indireto (Complemento com uso de preposição: Ex.: Gosto de bolo. ( pergunto ao verbo “a que/ de que/ para que...?” = gosto de quê?)

9 Oração sem sujeito ou sujeito inexistente
Neste caso, não se trata de um sujeito, mas da ausência dele, de frases que possuem verbos impessoais, ou seja, sem sujeito/ pessoa. Há três casos de oração sem sujeito : 1º- Verbos que indicam fenômeno da natureza Ex.: Choveu muito ontem. Observe que não há como identificar o sujeito da frase, pois ninguém pratica essa ação de ‘chover’.

10 2º- Verbo HAVER com sentido de existir ou que indique tempo passado (faz):
Ex.: Há muitos problemas aqui. (existem muitos problemas); Ex.: Não o vejo há dez anos. (= faz dez anos) 3º Verbo FAZER com ideia de tempo passado: Ex.: Faz duas semanas que ele se foi. Obs.: Em qualquer um desses três casos, basta dizer que a oração não possui sujeito. Bons estudos!


Carregar ppt "Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google