Carregar apresentação
1
Processo de Controle Estratégico e Desempenho
Aula 11 Processo de Controle Estratégico e Desempenho WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.
2
O controle estratégico consiste em determinar em que medida as estratégias da organização são eficazes para atingir seus objetivos. Se os objetivos gerais e específicos não estão sendo atingidos como o planejado, a função do controle é modificar as estratégias da empresa ou sua implementação, de modo a melhorar a capacidade da organização para atingir seus objetivos.
3
controle estratégico e controle orçamentário Controle Orçamentário
Diferenças entre controle estratégico e controle orçamentário Controle Estratégico Controle Orçamentário Período de tempo longo; Mensurações qualitativas e quantitativas; Concentração interna e externa Ação corretiva contínua. Período de tempo de um ano ou menos; Mensurações quantitativas; Concentração interna Ação corretiva após o período do orçamento.
4
Passos envolvidos no controle estratégico
Dentro do parâmetro da missão e dos objetivos gerais e específicos da organização, determinar quais necessidades devem ser monitoradas, avaliadas e controladas. Estabelecer padrões. Mensurar o desempenho.
5
Passos envolvidos no controle estratégico - 2
Comparar desempenho com padrões. Não tomar medida alguma se o desempenho se harmoniza com os padrões. Tomar medidas corretivas se o desempenho não se harmoniza com os padrões.
6
O controle estratégico como mediador
Macroambiente Missão e Objetivos Gerais e Específicos da Empresa Controle Estratégico Formulação de Estratégias Ambiente Setorial Implementação de Estratégias Resultados qualitativos e quantitativos.
7
Benchmarking Um processo de mensurar o desempenho de uma empresa pelo desempenho das melhores empresas do setor.
8
Dimensões de avaliação das empresas mais admiradas
Qualidade de produtos/serviços Qualidade da administração Grau de inovação Valor do investimento a longo prazo Solidez financeira Responsabilidade ambiental e para com a comunidade Utilização dos ativos da empresa Habilidade de atrair, desenvolver e manter pessoas talentosas Dimensões de avaliação das empresas mais admiradas
9
Questões para reflexão:
Que papel desempenham a missão, os objetivos gerais e os específicos de uma empresa no controle estratégico? No controle estratégico, a administração pode comparar o desempenho atual da organização com seu desempenho no ano anterior. Quais são os pontos fortes e os pontos fracos dessa comparação? Explique como o benchmarking competitivo é utilizado no controle estratégico. Quais são os benchmarks competitivos mais comumente utilizados?
10
E la nave... Va?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.