A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Carta do Apóstolo Paulo, ela deveria entrar na Bíblia?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Carta do Apóstolo Paulo, ela deveria entrar na Bíblia?"— Transcrição da apresentação:

1 Carta do Apóstolo Paulo, ela deveria entrar na Bíblia?
E Se Achassem Outra Carta do Apóstolo Paulo, ela deveria entrar na Bíblia?

2 Como é definido o Cânon do Antigo Testamento?
O Que é Canon? Cânone, em hebraico é qenéh e no grego kanóni, têm o significado de "régua" ou "cana [de medir]", no sentido de um catálogo. A formação do cânone bíblico se deu gradualmente. Foi formado num período aproximado de anos.  Como é definido o Cânon do Antigo Testamento? Segue-se o Cânon Judaico: Gênesis à Malaquias ou na Bíblia Hebraica: Gênesis à Crônicas – Lucas 11:51/Mt. 23:25 de Abel (Gênesis) à Zacarias (II Crônicas 24: 20-21).

3 Como é definido o Cânon do Antigo Testamento? - Continuação
Citações por Jesus e pelo Novo Testamento: Livros não aceitos por: terem sido rejeitados pelos judeus, por não haver referências diretas a eles por Jesus e seus apóstolos, nem mesmo pelo fato de certos escritores dos apócrifos não pretenderem ser inspirados (Prólogo ao Eclesiástico, 1 Macabeus 4.46; 9.27; 2 Macabeus 2.23; 15.38). Nada a ver com o Concílio de Jamnia ( d.C).

4 Uma Palavra Sobre Concílios...
São Reuniões para deliberações teológicas, combater heresias, decidir rumos... (Houve em Atos 15: judeus x gentios). Concílio de Jamnia ( d.C): tratou do Cânon do AT. Concílio de Cartago em 419 d.C sob o relato de Santo Atánasio ( ) aceita os apócrifos Um resumo de todos os Concílios você vê em: NÃO ACEITAMOS A AUTORIDADE CANÔNICA DAS ESCRITURAS PELO FATO DE SEREM AVALIASADAS POR UM CONCÍLIO, MAS O CRITÉRIO É O BÍBLICO!

5 Como é definido o Cânon do Novo Testamento?
Em Concílio, foi em Cartago 397 d.C, mas as próprias Escrituras já estabeleciam algo: ex: II Pedro 3:16. Quanto aos critérios levados em conta, são: 1- Sua origem apostólica (ou de geração apostólica). OBS: apóstolo como ofício e não como dom. 2- Sua ortodoxia na doutrina. 3- Seu uso litúrgico antigo e generalizado

6 E aí, e as outras cartas de Paulo?
Cremos que a inspiração está nos escritos bíblicos, não nos escritores. Sim, os escritores foram inspirados por Deus para escreverem a Bíblia, mas nem tudo que aquele autor escreveu é inspirado. ( II Timóteo 3:16): princípio do “Autores Falíveis, Bíblia Infalível”. Ryrie explica o conceito de inspiração: “A supervisão divina sobre os autores humanos de modo que, usando suas personalidades individuais, eles compuseram e registraram sem erro a revelação de Deus ao homem nas palavras dos autógrafos originais.” Por isto, outros escritos não bíblicos de Paulo ou quem quer que seja não devem ser considerados cânonicos (entrar na Bíblia).

7 E aí, e as outras cartas de Paulo?
Feita esta distinção anterior entre “escritos” e “escritos” de Paulo (cânonicos ou não, inspirados ou não), como definir quais os cânonicos? Volte aos critérios 2 e 3 do Slide 5. O Conceito do Cânon Fechado: cremos que Deus além de inspirar as Escrituras conduziu pelo Seu Espírito o fechamento do Cânon (por meio dos 3 pontos citados no Slide 5 e por meio da preservação dos documentos)... ...e além disto definiu o fechamento definitivo do Cânon em Apocalipse 22: 19. Por isto nenhum novo escrito achado de quem quer que seja deve ser acrescido às Escrituras, cremos nisto!

8 Enfim... Entedemos o que é Cânon Como se formaram os dois Testamentos
Que nossa autoridade canônica maior é a própria Bíblia e não Concílios Que não é o autor, mas determinados escritos dele que são inspirados (canônicos) Que o cânon já foi definitivamente fechado!

9 Cenas das Próximas Aulas:
03- E Se Achassem outra Carta de Paulo, ela entraria na Bíblia? 10- E Se Nunca ouviram falar de Cristo, podem ir para o Céu? 17- Se não existem mais os textos originais, a Bíblia pode ser confiável? 24- Se Jesus foi tentado, Ele poderia mesmo ter pecado?


Carregar ppt "Carta do Apóstolo Paulo, ela deveria entrar na Bíblia?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google