A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MICROECONOMIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MICROECONOMIA."— Transcrição da apresentação:

1 MICROECONOMIA

2 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
PRINCÍPIOS A DEMANDA ACONTECE PRIMEIRO. A OFERTA AJUSTA-SE À DEMANDA. A PRODUÇÃO EXIGE TEMPO. O EQUILÍBRIO É UMA CONSTRUÇÃO TEÓRICA. O MERCADO DETERMINA PREÇO E PRODUÇÃO. MACROAMBIENTE

3 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
1. A DEMANDA ACONTECE PRIMEIRO. A DEMANDA É UM FATO EXTERNO, FORA DE CONTROLE DA EMPRESA. A EMPRESA PODE ESTIMULAR A DEMANDA. A EMPRESA NÃO PODE DETERMINAR A DEMANDA. A EMPRESA ACEITA A DEMANDA QUE EXISTE. MACROAMBIENTE

4 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
2. A OFERTA AJUSTA-SE À DEMANDA: ALTERANDO A TABELA DE PREÇOS. ALTERANDO A PRODUÇÃO. MACROAMBIENTE

5 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
3. A PRODUÇÃO EXIGE TEMPO. A CURTO PRAZO NÃO HÁ EQUILÍBRIO, A QUANTIDADE PRODUZIDA É DIFERENTE DA QUANTIDADE VENDIDA. 4. O EQUILÍBRIO É UM ESTADO IMAGINÁRIO DE LONGO PRAZO. MACROAMBIENTE

6 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
5. O PREÇO E A PRODUÇÃO RESULTAM: a) DA INTERAÇÃO ENTRE PRODUTORES E CONSUMIDORES, NUM CERTO AMBIENTE SOCIAL E COM PODERES POLÍTICOS DIFERENCIADOS, b) DOS NÍVEIS DAS VARIÁVEIS EXÓGENAS: NATUREZA, EXTERIOR E POLÍTICA ECONÔMICA. MACROAMBIENTE

7 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
A OFERTA AJUSTA-SE À DEMANDA: A ECONOMIA É PUXADA PELA DEMANDA. MACROAMBIENTE

8 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
MACROAMBIENTE

9 A EMPRESA O GOVERNO O EXPORTADOR
QUEM DEMANDA O CONSUMIDOR A EMPRESA O GOVERNO O EXPORTADOR MACROAMBIENTE

10 TIPOS DE PRODUTOS E SERVIÇOS DEMANDADOS
MACROAMBIENTE

11 BRASIL: COMPOSIÇÃO DA DEMANDA TOTAL (em %)
MACROAMBIENTE

12 BRASIL: COMPOSIÇÃO DAS COMPRAS DAS EMPRESAS, em % DA DEMANDA TOTAL
MACROAMBIENTE

13 BRASIL: DEMANDA DE BENS FINAIS (CONSUMO E INVESTIMENTO, em %)
MACROAMBIENTE

14 AS NECESSIDADES HUMANAS
MACROAMBIENTE

15 É UMA RELAÇÃO ENTRE DUAS GRANDEZAS: O PREÇO E A QUANTIDADE
A CURVA DE DEMANDA É UMA RELAÇÃO ENTRE DUAS GRANDEZAS: O PREÇO E A QUANTIDADE DE UM PRODUTO OU SERVIÇO. (NÃO É SÓ A QUANTIDADE COMPRADA) MACROAMBIENTE

16 NEGATIVA A CURVA DE DEMANDA COMO A RENDA É SEMPRE A MESMA,
SE O PREÇO SOBE AS COMPRAS CAEM. PORTANTO, A DEMANDA É UMA RELAÇÃO NEGATIVA ENTRE O PREÇO E A QUANTIDADE. MACROAMBIENTE

17 O QUE PODE MUDAR A (POSIÇÃO DA) DEMANDA?
MACROAMBIENTE

18 O QUE PODE MUDAR A (POSIÇÃO DA) DEMANDA?
AS VARIÁVEIS EXÓGENAS: A RENDA DO CONSUMIDOR O GOVERNO A CONCORRÊNCIA O MARKETING OS COMPLEMENTOS OS HÁBITOS MACROAMBIENTE

19 PRINCIPAIS VARIÁVEIS EXÓGENAS DE DESLOCAMENTO DA DEMANDA
MACROAMBIENTE

20 O QUE PODE MUDAR A INCLINAÇÃO DA DEMANDA?
MACROAMBIENTE

21 A ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA
MACROAMBIENTE

22 A ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA
MACROAMBIENTE

23 A ELASTICIDADE PREÇO DA DEMANDA
MACROAMBIENTE

24 A ELASTICIDADE DA DEMANDA
É A MEDIDA DA REAÇÃO DO CONSUMIDOR PERANTE VARIAÇÕES NOS FATORES DETERMINANTES DE SUAS COMPRAS: O PREÇO A RENDA A CONCORRÊNCIA MACROAMBIENTE

25 A ELASTICIDADE DA DEMANDA
A ELASTICIDADE DA DEMANDA DO PRODUTO DE UMA EMPRESA EM PARTICULAR É INVERSAMENTE PROPORCIONAL AO TAMANHO DA EMPRESA NO MERCADO. MACROAMBIENTE

26 ELASTICIDADES PREÇO E RENDA
MACROAMBIENTE

27 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
MACROAMBIENTE

28 A OFERTA PRINCÍPIO 1: A DEMANDA ACONTECE PRIMEIRO. PRINCÍPIO 2: A OFERTA AJUSTA-SE À DEMANDA. MACROAMBIENTE

29 MUDANDO O QUE A EMPRESA PODE MUDAR: O PREÇO DE VENDA E A PRODUÇÃO.
A OFERTA TEM DOIS LADOS PRINCÍPIO 1: A DEMANDA ACONTECE PRIMEIRO. PRINCÍPIO 2: A OFERTA AJUSTA-SE À DEMANDA, MUDANDO O QUE A EMPRESA PODE MUDAR: O PREÇO DE VENDA E A PRODUÇÃO. MACROAMBIENTE

30 A OFERTA TEM DOIS LADOS 1. O PREÇO (MARKETING). 2. A PRODUÇÃO.
MACROAMBIENTE

31 O PREÇO PEDIDO PELO PRODUTOR
A OFERTA TEM DOIS LADOS 1. O MARKETING: O PREÇO PEDIDO PELO PRODUTOR 2. A PRODUÇÃO: A DECISÃO DE QUANTO PRODUZIR MACROAMBIENTE

32 O PREÇO PEDIDO PELO PRODUTOR,
A OFERTA TEM DOIS LADOS 1. O MARKETING: O PREÇO PEDIDO PELO PRODUTOR, QUE DEPENDE DO CUSTO DE PRODUÇÃO, DA DEMANDA E CONCORRÊNCIA 2. A PRODUÇÃO: A DECISÃO DE QUANTO PRODUZIR, QUE DEPENDE DO LUCRO, DA DEMANDA E DA CONCORRÊNCIA MACROAMBIENTE

33 A OFERTA TEM DOIS FATORES BÁSICOS
1. O ESTOQUE INDICA A POSIÇÃO DA DEMANDA DE MERCADO E O EFEITO DA CONCORRÊNCIA. 2. O CUSTO DE PRODUÇÃO, QUE DETERMINA O LUCRO. MACROAMBIENTE

34 A OFERTA AJUSTA-SE À DEMANDA
1. O PREÇO SOBE COM A DEMANDA 2. A PRODUÇÃO AUMENTA COM A DEMANDA. PORTANTO, A OFERTA É UMA RELAÇÃO POSITIVA ENTRE O PREÇO E A QUANTIDADE. MACROAMBIENTE

35 ENTRE O PREÇO E A QUANTIDADE.
A CURVA DE OFERTA 1. O PREÇO SOBE COM A DEMANDA 2. A PRODUÇÃO AUMENTA COM A DEMANDA. PORTANTO, A OFERTA É UMA RELAÇÃO POSITIVA ENTRE O PREÇO E A QUANTIDADE. MACROAMBIENTE

36 O QUE PODE MUDAR A (POSIÇÃO DA) OFERTA?
MACROAMBIENTE

37 O QUE PODE MUDAR A (POSIÇÃO DA) OFERTA?
A POSIÇÃO DA CURVA DE OFERTA DEPENDE DO CUSTO DE PRODUÇÃO MAIOR O CUSTO, MAIS À ESQUERDA ESTARÁ A CURVA DE OFERTA. MACROAMBIENTE

38 O QUE PODE AUMENTAR A OFERTA?
SÓ A REDUÇÃO DO CUSTO DE PRODUÇÃO: A. DENTRO DA FÁBRICA: REDUZIR SALÁRIO DO TRABALHADOR INVESTIR EM TECNOLOGIA B. FORA DA FÁBRICA: CORTAR IMPOSTOS REDUZIR A TAXA DE JUROS REDUZIR OS FRETES AUMENTAR A EDUCAÇÃO MELHORAR A SAÚDE DO TRABALHADOR MACROAMBIENTE

39 O QUE PODE MUDAR A INCLINAÇÃO DA OFERTA?
PRINCIPAL FATOR DA EMPRESA: DISPONIBILIDADE DE CAPITAL PRINCIPAL FATOR DO PRODUTO: PERECIBILIDADE DO PRODUTO PRINCIPAL FATOR DAS PESSOAS: CONCORRÊNCIA MACROAMBIENTE

40 A ELASTICIDADE DA OFERTA
MACROAMBIENTE

41 A ELASTICIDADE DA OFERTA
MACROAMBIENTE

42 A ELASTICIDADE DA OFERTA
MACROAMBIENTE

43 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
O MERCADO MACROAMBIENTE

44 EQUILÍBRIO DO MERCADO MACROAMBIENTE

45 A EXPANSÃO DA DEMANDA CAUSA CRESCIMENTO DA PRODUÇÃO E AUMENTO DE PREÇO (NÃO É POSSÍVEL CRESCER SER TER ALGUMA INFLAÇÃO) MACROAMBIENTE

46 A OFERTA AJUSTA-SE À DEMANDA
QUANDO AUMENTA A RENDA DO CONSUMIDOR: A. SE O PRODUTO É AGRÍCOLA (DEMANDA INELÁSTICA) O PREÇO SOBE MAIS QUE A PRODUÇÃO. B. SE O PRODUTO É INDUSTRIALIZADO (DEMANDA ELÁSTICA) A PRODUÇÃO SOBE MAIS QUE O PREÇO. MACROAMBIENTE

47 A RETRAÇÃO DA OFERTA CAUSA RECESSÃO E AUMENTO DE PREÇO
MACROAMBIENTE

48 LEI DA OFERTA E PROCURA O PREÇO E A PRODUÇÃO DE EQUILÍBRIO TEÓRICO DEPENDEM: 1. DA INTERAÇÃO ENTRE VENDEDORES E COMPRADORES 2. DOS DESLOCAMENTOS DAS CURVAS DE OFERTA E DEMANDA PROVOCADOS POR FATORES EXÓGENOS E POR DECISÕES DE POLÍTICA ECONÔMICA MACROAMBIENTE

49 LEI DA OFERTA E DA PROCURA
O PREÇO E A PRODUÇÃO DEPENDEM: 1. DA INTERAÇÃO ENTRE VENDEDORES E COMPRADORES 2. DAS MUDANÇAS DA OFERTA E DA DEMANDA CAUSADAS POR FATORES FORA DE CONTROLE DA EMPRESA E POR DECISÕES DE POLÍTICA ECONÔMICA E TUDO O MAIS DEPENDE DE PREÇO E PRODUÇÃO (emprego, salário, lucro, investimento, crescimento, consumo, poupança, aposentadoria, saúde, educação, arrecadação de impostos, estradas ...) MACROAMBIENTE

50 LEI DA OFERTA E DA DEMANDA
INTERVENÇÃO DO GOVERNO MACROAMBIENTE

51 INTERVENÇÃO NO MERCADO O PREÇO MÍNIMO
MACROAMBIENTE

52 INTERVENÇÃO NO MERCADO DEMANDA QUE GARANTE O PREÇO MÍNIMO
MACROAMBIENTE

53 O MERCADO FINANCEIRO MODERNO
MACROAMBIENTE

54 INTERVENÇÃO NO MERCADO O PREÇO MÁXIMO (TABELAMENTO)
MACROAMBIENTE

55 O MERCADO CAMBIAL ANTIGO
MACROAMBIENTE

56 INTERVENÇÃO NO MERCADO OFERTA QUE GARANTE O PREÇO MÁXIMO
MACROAMBIENTE

57 O MERCADO CAMBIAL MODERNO
MACROAMBIENTE


Carregar ppt "MICROECONOMIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google