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Semana 1 Seleção e viabilidade financeira de projetos

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Apresentação em tema: "Semana 1 Seleção e viabilidade financeira de projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Semana 1 Seleção e viabilidade financeira de projetos

2 Seleção? Um projeto precisa de verba para seu início. A verba pode ser conseguida de 2 maneiras: a)Pelo próprio dono da ideia do projeto – sem seleção – sem competição – sem “stress” ou b)Pelo banco – juros convidativos mas: Para o projeto ser selecionado ele deve oferecer: Garantia de pagamento das parcelas –projeto de baixo risco; Ser sustentável – hoje é simpático esse termo; Direcionado a geração de empregos em larga escala; Ser parceiro; Obs.: Existe formulário específico a ser preenchido para a seleção do projeto. É necessário uma apresentação verbal para uma equipe do sistema bancário do projeto.

3 “O início” Você foi contratado para ser gestor de um projeto
“O início” Você foi contratado para ser gestor de um projeto . Independente de ter verba própria ou não , os procedimentos são idênticos para a análise do projeto. “12 Passos”

4 A ideia do projeto Só escute o dono do projeto falar e torce para não ser uma coisa muito avançada para os nossos tempos. E se for? Qual sua postura? Ideia: Remédio para emagrecimento de 30 kg em um mês sem nenhum efeito colateral e o remédio também estica a pele e dispensa cirurgias futuras. ,.

5 Uma outra ideia: Implantação de um negócio já existente em uma nova área (ampliação de mercado) ou implantação de um negócio já existente (primeira loja). Melhorou agora com essas ideias seu trabalho?

6 Primeiro passo: Estudo, investigação, viabilidade, desconfiança, etc
Primeiro passo: Estudo, investigação, viabilidade, desconfiança, etc. Levantamento total da ideia do proprietário do projeto. Nessa fase podemos concluir a inviabilidade do projeto (desejo utópico pelo dono do projeto). Se esse fato se confirmar, o projeto acaba e iremos receber 20% dos honorários do combinado por contrato. “Análise do mercado e do público alvo” importantíssimo

7 Vamos citar alguns exemplos sobre análise de público alvo(primeiro passo do nosso projeto)e ver a postura dos senhores. Foco em: a)raciocínio lógico b) muito bom senso c)conhecimento do mercado exemplo 1 – Viagra exemplo 2- Boneca Barbie exemplo 3-Baile da terceira idade. A construção da análise do público alvo é exclusividade do analista do projeto=você.

8 Quais são as perguntas que o dono do projeto faz sempre na fase incial?

9 Qual vai ser meu lucro líquido no primeiro mês
Qual vai ser meu lucro líquido no primeiro mês? Quanto tempo vai demorar para eu recuperar todo o meu dinheiro investido? Mais alguma?

10 Exemplo modelo 12 passos principais
Produto: Frango Assado na Brasa Desejo do cliente: Público Alvo: Classe B Região : Campo Grande Sem empréstimos bancários

11 FRANGO ASSADO NA BRASA

12 1-Pesquisa de Mercado -seu trabalho-
Campo Grande :320 mil Habitantes Classe B: 32 mil Habitantes Media por familia : 4 pesssoas (8mil familias) Consumo: 1x /mês - expectativa bem humilde. Fazer perguntas (questionário de pesquisa) Pesquisa ok. 98% de aprovação para a situação abordada. Classe A 2% Classe B 10% Classe C 50% Classe D 30% Classe E 08%

13 8.000 frangos 3-Custo Unitário do Produto
2-Meta Mensal 8.000 frangos 3-Custo Unitário do Produto Frango 1,4 00Kg 6,24 Tempero Caseiro 0,33 Carvão 0,40 Custo de Fabricação 1,38 total 8,35 Adicional Saquinho de Farofa 0,31 Embalagem + sacola 0,40 total 9,06

14 4-Densidade D= 3 (2km) .Estou muito longe das 8 mil famílias?

15 5-os Riscos Concorrentes % (2) Perecibilidade % (1) PVD único % (2) Preço % (1) _______________ 100% 40x2+20x1 +30x2+10x1 = 170/6 =28,3% Se der maior que 30% -descartar projeto

16 6-Fatores favoráveis Feito na Brasa % Tempero caseiro % Propaganda % Carne Branca % Embalagem de Isopor----05% ___________ 110% Valor: R$18,90 -aqui ocorre a precificação do produto

17 7-Qualidade . Concorda com as letras?
Frango B Tempero caseiro Carvão Farofa Empalagem Sacola Revisão de controle de qualidade: BLC

18 8-JIT(projeções) Produção : 8mil frangos Sobra e perdas: 160 frangos
Vendidos: 7840 frangos . Impactou o projeto?

19 9-Transporte Veículo Refrigerado Automóveis (cliente)
(Trasnporta o frango da Central para o PVD) Automóveis (cliente) O cliente vai até o ponto de venda Impactou o projeto?

20 10-Nossos custos Aluguel Loja-------- 3.000,00
Aluguel do galpão ,00 Água e Luz ,00 Transporte ,00 Folha de PG ,00 ______________ 22.000,00 (Quadro de Funcionários: 7 funcionários com salário de R$1.000,00 Custo/funcionario = R$ 2.000,00)

21 10-Propaganda Boca-a-boca Zero Redes Sociais Zero Carro de Som R$ 280,00 Panfletagem R$ 230,00 Outdoor (10) R$2500,00 Jornal Cospel R$ 200,00 _________________ R$ 3210,00

22 Você gostou? O cliente gostou?
10-Lucro Líquido Receita ,00 Custo variável (72.000,00) Custo Fixo (22.000,00) Propaganda ( ,00) Supor refugo zero _________________ Lucro Líquido ,00 (35% de Retorno). Você gostou? O cliente gostou? Rezar…………………….

23 11-O projeto deve contemplar:Ciclo de Vida
Estratégia para evitar o Declínio Inovação no produto: Frango Desossado

24 Cartão Fidelidade Na compra de 10 frangos ganha-se 1 frango
12-CRM Cartão Fidelidade Na compra de 10 frangos ganha-se 1 frango

25 Como eu passo nessa matéria?
A nota será dividida em 3 blocos: Primeiro bloco: Atividades na sala de aula (individual)= 4pontos Atividade em grupo – será proposta hoje – 2 pontos –entregar no dia da prova impressa-grupo de até 4 pessoas Prova=4 pontos-nossa quarta semana de aula

26 Atividade de hoje: valor 1 ponto e vale como presença
Atividade de hoje: valor 1 ponto e vale como presença. Distribuir formulário:

27 atividade: Iremos mostrar 3 casos de projetos prontos que estão tentando verbas junto a um banco privado. Você, sozinho , deverá aprovar ou não a liberação da verba pretendida e citar pelo menos 3 motivos , caso recuse o projeto.

28 Produto: Esmalte de Unhas
Projeto 1 Go MAGIC Produto: Esmalte de Unhas São esmaltes que mudam de cor conforme a luz e a temperatura do ambiente e promovem um crescimento das unhas mais eficaz

29

30 rosa escuro em rosa claro.
As cores quatro cores em oito: azul claro em bege; roxo em azul escuro; vinho em vermelho e rosa escuro em rosa claro.

31 1 - Público alvo Classe: A, B e C. Preço: R$25,00
Atuação: Estado do Rio de Janeiro. Público: Feminino Idade: À partir de 12 anos População atual (Fonte IBGE 2013): População Feminina: (-) Crianças 0 a 11 anos: (-) Classe D e E: (-) Pessoas que não usariam o produto: Pessoas habilitadas a usar o produto:

32 2 – Nossas necessidades Meta – Produção mensal: 2.250.000 kits
Cada kit=4 esmaltes unidades frascos de cada cor. Capital inicial: R$ ,00

33 3 - Árvore de Risco Poucas cores 40% - 3 Conservadorismo 30% - 3
Ser em kit % Emb externa % 100% - 9 Risco: / 9 = 260/9 = 28,9% Risco: Ok. (< 30%)

34 4 – retorno/Precificação
Propaganda: % Crescimento das unhas % Modismo : % Resposta rápida da coloração: % 100%

35 5 -Qualidade dos ítens ÍTENS PMMA ESTERALCÔNIO DE HECTORITA
NITROCELULOSE COPOLÍMERO DE ETILENO POLÍMERO DE ETILENO POLIURETANO RESINA SOLVENTE CORANTE AGENTE DE SUSPENÇÃO EMBALAGEM 1 (Papel) EMBALAGEM 2- VIDRO PINCEL TAMPA QUALID B L

36 6 - DENSIDADE *D = 4,5 KM *P = 100% Farmácias, Drogarias e Distribuidores de produtos cosméticos

37 7 – TRANSPORTE DISTRIBUIÇÃO PARA PDVS
Rodoviário Frete Terceirizado. Transportadoras com frete compartilhado, para todo Rio de Janeiro. R$ ,00 / Mês

38 8-Preço de Custo •Composição: •PMMA (polimetilmetacrilato): R$ 0,30ml
•Esteralcônio de Hectorita: R$ 0,13ml •Nitrocelulose: R$ 0,15ml •Copolímero de Etileno: R$ 0,09ml •Poliuretano: R$ 0,05ml •Resina: R$ 0,03ml •Solvente: R$ 0,08ml •Corante / Pigmento R$ 0,33ml •Agente de suspensão R$ 0,07ml Total R$ 1,23 Frasco •Embalagem Vidro: R$ 0,15 unid Embalagem Papel: R$ 0,02 unid •Pincel: R$ 0,02 unid •Tampa: R$ 0,04 unid •Esmalte: R$ 12, ml Total R$ 12,53

39 9-Dados importantes Custo Unit: 12,53 x 2.250.000 = R$ 28.125.000,00
Venda: 25,00 x = R$ ,00 despesas com propaganda Propaganda: total Jornais: R$ ,00 Revistas: R$ ,00 Busdoor:R$ ,00 Outdoor: R$ ,00 TV: R$ ,00 – total R$25.312,500,00 Internet: Sem custo (através das Redes sociais)

40 10 - Lucro Líquido Telefone + Água + Luz + IPTU: R$ (10.000,00)
Frete: R$ (23.000,00) Mão de Obra: R$ (25.000,00) Máquinas: R$ ( ,00) Matéria Prima: R$ ( ,00) Marketing (1 Mês): R$ ( ,00) Total despesas: R$ ,00 Receita Bruta: R$ ,00 Lucro líquido: R$ ,00 LUCRO LÍQUIDO EM 1 MÊS - OK

41 11 - ANÁLISE DE LUCRO LÍQUIDO X CAPITAL INICIAL
Capital inicial: R$ ,00 Lucro Líquido: RS ,00 – com esse lucro líquido mensal facilmente será pago as prestações do empréstimo Ok. Vale muito a pena.

42 12 - CICLO DE VIDA Novo público alvo: meninas menores de 12anos- público infantil. Serão produzidas novas cores para atender o novo público alvo. Garantia das pagamento das parcelas futuras

43 12 - JIT Estoque Inicial: 2.250.000 unid.
Estoque Final: 0 unid –venda total da meta Obs. Houve o refugo de 113 peças.

44 Caso 2 Lapineta Caneta esferográfica na cor azul e lapiseira, juntas em um único produto

45 1-Público alvo: Estudantes de grau médio de classe social C que estudam: 648mil – Rj - hoje Preço aos PDVs R$1,00 Meta: 650 mil unidades mês Necessidade: R$500 mil

46 Preferência por outra marca 2 25% Só azul 3 10% 100
2-Árvore de risco Poucos Pdv´s 1 65% Preferência por outra marca 2 25% Só azul 3 10% 100 Risco total= 24,17% OK (< 30%)

47 3-árvore de retorno Propaganda 60 % Praticidade 40 % Embalagem 10 % Total 110 % precificação

48 D = 4 UnidadeKm P = 100 % 4-Densidade
Papelarias e cantinas dentro de escola pública

49 5-qualidade Ítem Qualidade PVC B Pigmento azul L PVC Cristal
Tinta azul Ponta esferográfica Grafite Mola 5-qualidade

50 6-Despesa com frete (Terceirizado): 28.000,00 / mês - rodoviário
Distribuição para os Pdv´s

51 Impressos – R$ 900,00 (10mil/mês) Internet (Redes Sociais) – Sem custo 4 Outdoor s(R$ 3.000,00) total: R$3900,00 mês colocados ao longo da av.Brasil 7-Propaganda

52 8- lucro líquido Preço de Venda: R$ 1,00 Ítem Custo Embalagem 0,25
Embalagem 0,25 Tampa dianteira 0,03 Grafite 0,02 Tampa traseira Mola 0,01 Tinta 0,04 Ponta esferográfica 0,09 Tubo flexível Preço de Custo = 0,48 Preço de Venda: R$ 1,00 8- lucro líquido

53 Despesas Telefone / Água / Luz / Outros 4.000,00 Marketing 3.900,00 Embalagem 78.000,00 Frete 28.000,00 Salários 14.000,00 Matéria Prima ,00 Máquinas 19.000,00 Total das despesas ,00 Lucro Bruto ,00 Lucro Líquido ,00

54 9-análise:Capital Inicial X Lucro líquido
Capital inicial = R$ ,00 Lucro = ,00 Ok, vale a pena acreditar em nós. 9-análise:Capital Inicial X Lucro líquido

55 10-ciclo de vida

56 Para que possamos nos manter sempre no mercado no estágio 2 ,a cada ano iremos criar novos desenhos (de acordo com a atualidade) estampados no produto. Ex: hoje – zeca pagodinho 10-Ciclo de Vida

57 11-Kaizen Kaizen= 0,005%(33 canetas) Todo volume é descartado (lixo)
Não dá para vender com lucro razoável e ninguém quer pegar o refugo na fábrica assumindo os custos de transporte. Assumimos todo o prejuízo do refugo. 11-Kaizen

58 Estoque Inicial = 650.000 Estoque Final = 0 (Zero) Vendemos tudo 12-jit = sem sobras,sem defeitos

59 Projeto 3 FAST FOOD “POWER”
Para suprir a necessidade de quem não tem tempo suficiente para preparar seu alimento Pacote = 1 refeição(qualquer sabor) = R$5,00

60 Sabores para o primeiro mês
Feijoada Sopa Macarrão com Carne Macarrão com salsicha Galinha com Arroz e Feijão

61 Justificativa do produto
O mundo globalizado exige mais tempo das pessoas . Por isso nosso alimento vem ao mercado para revolucionar os “sem tempos”, pois com água quente e a espera por 3 minutos sua refeição estará disponível para ser consumida(pode ser levado ao micro ondas).

62 1-Público Alvo Público alvo Local:RJ-Zona sul ,Solteiro(a)s ,Classe Social AB ,maiores de 18 anos P.A= 150 mil pessoas Meta:3 milhões de pacotes Necessidade: R$6 milhões

63 2-Árvore de Risco Árvore de Risco Poucos Pdvs 1 20
Preferência por outra marca Uso Incorreto 2 40 Por ser instantaneo Risco menor que 30% - ok

64 3-Árvore de Retorno Marketing 40% Praticidade 60% Preço 20% Eficácia
30% Total: 150% Preço de custo R$ 2,00 Preço ao consumidor R$ 5,00

65 4-Densidade Densidade=3,5 – unid=Km Locais: Mercearias e supermercados

66 5-Despesas Telefone / Água / Luz / Outros 600.000,00 Marketing
,00 Embalagem ,00 Frete ,00 Salários ,00 Matéria Prima ,00 Máquinas Total das despesas ,00 Lucro Bruto ,00 Lucro Líquido ,000

67 6-Logística de Transporte
R$: 150 Mil ao Mês. Contratação de Serviço Terceirizado.

68 7-Propaganda 20 anúncio de 15 Segundos na Tv Globo
Colocar Slides Fixos em 100 pontos de ônibus Colocar 5 anúncios num intervalo de 90 segundos na “TV Ônibus” (Tvs que ficam dentro do ônibus) Propaganda nas frentes e Laterais de ônibus das Rotas da região que será vendida o produto Internet: Sem custo( Sites que não cobram para fazer anúncios e Redes Sociais)

69 8-Ciclo de Vida Lançar novidades em 6 e 6 meses como:
Novos sabores(light/diet) Embalagens com 7 Kg(para durar 1 semana). Cada pacote possuir 500gr Colher medidora para o auxílio na preparação

70 9-Kaizen Produção mensal 3 milhoes de pacotes mês
Refugo mensal 1% de pacotes 30 mil pacotes por mês Perda financeira mensal: R$240 mil mês Não vendemos o refugo Doado como fertilizante

71 10-Just in Time Vendemos tudo mas temos refugo. Jit não cumprido

72 11-CRM Cadastro de telefones dos varejistas para fechamento de pedidos (semanalmente). Sempre com novidades:promoções, brindes,descontos, etc. Novos públicos alvo: Contatar a forças armadas para oferecer nosso produto para atividades de treinamento de guerra e outras situações que necessitem isolamento.

73 Próxima aula Percebemos que nossa matéria busca obter um lucro aceitável através de muito trabalho. Percebemos também , que as cifras iniciais para a implantação dos projetos são elevadas. É de extrema importância comparar sempre o valor do lucro líquido que será obtido mensalmente com uma simples aplicação financeira, que implica ganhar dinheiro através de juros “sem trabalhar”. Concorda? Sem “stress” agora. Logo é necessário um conhecimento básico de matemática financeira para podermos saber fazer essas análises. A apostila que está em poder de vocês abordam esses fatos. Se fosse possível , dar uma leitura prévia da apostila antes da aula ocorrer, inclusive fazendo os exercícios propostos, seria uma excelente atitude. Até lá.


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