A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA BIBLICA QUADRANGULAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA BIBLICA QUADRANGULAR"— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA BIBLICA QUADRANGULAR
SEITAS E HERESIAS

2 APRESENTAÇÃO É com grande anseio que realizamos este trabalho, mais do que nunca nossas vidas estão sendo edificadas no Senhor, pois a nossa meta é que cada vez o Senhor seja exaltado com honra e glória. Agradeçemos a Deus por mais uma oportunidade de crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor Jesus Cristo. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2º Timóteo 02:15)

3 Integrantes do Grupo Angela Maria Michele Cristina Oliveira
Katia Rosa Souza Paula Gaspar da Silva Delabella Roberson Delabella

4 O QUE É SEITA? Doutrina ou sistema que se afasta da opinião geral; conjunto dos indivíduos que a seguem; comunidade fechada; de cunho (caráter) radical; facção; partido.

5 O QUE É HERESIA? Doutrina contraria aos dogmas (ponto fundamental e indiscutível de uma doutrina) da igreja; contra-senso; ato ou palavra à religião, escolha, seleção preferência.

6 O QUE É RELIGIÃO? Culto prestado a uma divindade, doutrina religiosa; dever sagrado; ordem religiosa; crença viva; um sistema solidário de crenças e praticas relativas a coisas sagradas que unem em uma mesma comunidade moral chamada igreja, todos que aderem a esse sistema.

7 SEMELHANÇA DAS SEITAS COM O CRISTIANISMO
Todas as seitas possuem forte semelhança com a fé cristã e essa semelhança se constitui na principal estratégia do diabo com relação a elas. Vejamos o que diz as Sagradas Escrituras “ Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos,transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito,pois que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as sua obras” (2CO 11: 13-15)

8 ADEPTOS A SEITAS As pessoas que fazem parte das seitas, são pessoas zelosas mas destituídas do verdadeiro entendimento. “Porque lhes dou testemunho de que têm zelo de Deus, mas não com entendimento.”(RM 10:02)

9 A ORIGEM DAS SEITAS E HERESIAS
SEITAS: reivindicam como sua fonte inicial alguma nova revelação da parte de Deus. HERESIAS: Começam com pessoas que estudam as Escrituras Sagradas mas acabaram se afastando da sua interpretação.

10 VERDADES ESSENCIAIS À FÉ CRISTÃ QUE SÃO NEGADAS PELAS SEITAS
As seitas não se limitam a discordar, mas negam a aspectos essenciais a fé cristã. Também desvalorizam a oração, uma vez que esta não oferece atrativos. Sendo assim, não pode ter um espírito legítimo de oração pois negam o conceito de pecado, repudiam a Obra Redentora de Jesus e também rejeita o Espírito Santo como pessoa.

11 CONHECENDO AS SEITAS E ASPECTOS MAIS COMUNS
As seitas estão em todos os lugares, algumas são populares e amplamente aceitas, trazem sofrimento ou são uteis e benéficas a seus seguidores. Em seus aspectos mais comuns subestima o nosso Senhor Jesus Cristo colocando como numa posição secundária, tirando lhe a divindade e a atributos divinos. Crêem em apenas determinadas partes da Bíblia Dizem ser os únicos certos Usam falsa interpretação das escrituras. Ensinam que o Homem pode desenvolver sua própria salvação. Costumar buscar suas pessoas em outras religiões, fazendo desencaminhar para seu meio inclusive bons cristão.

12 CONHECENDO AS SEITAS E SEUS ASPECTOS MAIS COMUNS
COMO É O LIDER DE UMA SEITA: É considerado carismático e muito especial. Recebeu revelação de Deus. Diz ser encarnação, anjo ou mensageiro especial. Diz ser designado por Deus para uma missão. Diz ter habilidade especiais.

13 CONHECENDO AS SEITAS E SEUS APECTOS MAIS COMUNS
COMO SE COMPORTAM AS SEITAS: Buscam fazer boas obras. Possuem moralmente um padrão de ensino ético. Quando usam a Bíblia em seus ensinos utilizam livros complementares. QUEM ESTÁ VUNERÁVEL A ENTRAR PARA UMA SEITA? Todas as pessoas estão vulneráveis a fazer parte de uma seita (rico pobre, velho jovem, religioso etc.) Desiludido com estabelecimento religioso. Confuso em relação a assuntos religiosos e filosóficos. Desiludido com toda a sociedade. Necessitando de encorajamento e apoio e emocionalmente carente. Necessidade de uma sensação de propósito , um objetivo de vida Financeiramente necessitado.

14 CONHECENDO AS SEITAS E SEUS ASPECTOS MAIS COMUNS
POR QUE ALGUEM SEGUIRIA UMA SEITA? Por motivos psicológicos, emocionais e intelectual. COMO AS PESSOAS SÃO MANTIDAS NAS SEITAS? Dependência, Isolamento, Lavagem Cerebral, Substituição, Obrigação,Culpabilidade e Ameaça. COMO PODEMOS TIRAR ALGUÉM DE UMA SEITA? Não tentar um confronto direto podendo assustar o membro e afastá-lo de você. Interceder por meio de oração. É necessário tempo, energia e apoio. Ensine a verdade. Afaste o fisicamente da seita para que se quebre o laço. De o apoio emocional que ele precise. Alivie a ameaça que se deixar o grupo estará condenado ou em perigo. Não ataque o líder do grupo pois, o membro tem lealdade e respeito a ele.


Carregar ppt "ESCOLA BIBLICA QUADRANGULAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google