A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
Por Carlos Reis

2 Em um tempo de mudanças é assim: uns sabem das inovações; outros são!

3 CRIATIVIDADE O QUE É? É a capacidade para articular idéias de uma maneira única ou de fazer associações incomum entre elas; PARA QUE SERVE? O valor mais óbvio da criatividade consiste em ajudar quem toma decisão a identificar todas as alternativas viáveis.

4 Einstein, Picasso e Mozart eram indivíduos extremamente criativos;
Pesquisa realizada em 461 pessoas mostra que: 1% eram extremamente criativos; 10% eram altamente criativos; e 60% eram pouco criativos; A maioria das pessoas possui um potencial criativo não utilizado.

5 BRAINSTORMS OU TEMPESTADE DE IDÉIAS
Método de geração de idéias; Composto por 6 a 12 pessoas. Quando o líder determina o problema; Todos podem propor soluções. Não é permitido nenhuma crítica; E todas as idéias são registradas para posterior análise.

6 INOVAÇÃO A 3M é conhecida como uma das organizações mais inovadora do mundo; A companhia comercializa mais de 60 mil produtos; Uma de suas estratégias para incentivar a inovação é evitar demissões por erros.

7 Década de 50

8 Década de 50

9 Década de 50

10 Década de 50

11 Década de 50

12 Década de 50

13 Década de 50

14 Década de 50

15 Década de 50

16 Década de 50

17 Década de 50

18 Década de 50

19 Década de 50

20 Década de 50

21 Década de 50

22 Década de 50

23 Década de 50

24 uma nova idéia na cabeça?
Quanto vale uma nova idéia na cabeça? Tudo ou nada

25 DEFINIÇÕES Habilidade de gerar novas idéias. INOVAÇÃO
CRIATIVIDADE Habilidade de gerar novas idéias. INOVAÇÃO Idéia nova aplicada na criação ou aprimoramento de um produto ou serviço.

26 Criatividade X Inovação
Existe grande diferença entre criatividade e inovação. O consultor e palestrante Waldez Ludwig afirma que inovação é a criatividade transformada em valor. Um novo produto, uma patente, uma solução são frutos de inovação. Boas idéias, apenas, são criatividade. Não adianta ser "apenas" criativo. Tem de ser inovador!

27 Ranking da Inovação APPLE 3M GE MICROSOFT SONY DELL IBM GOOGLE NOKIA
PROCTER &GAMBLE Fonte: Exame

28 Lançamentos da Google Google: o mais potente mecanismo de busca na web; Orkut: comunidade on line com mais de 6,5 milhões de membros; Gmail: gratuitos; Blogger: programa para criação de diários; Google News: site de notícias online; Google Earth: localiza e visualiza fotos da Terra por satélites.

29 FONTES DE INOVAÇÃO As estruturas orgânicas influenciam a inovação pois são mais flexíveis; A longa permanência da administração está associada à inovação; A abundância de recursos permite adsorver o erro; A comunicação entre os departamentos é grande.

30 PROCESSO DE INOVAÇÃO Criação da idéia: envolve a criatividade;
Experimentação: testar a idéia perguntando a outras pessoas sua opinião; Determinação da viabilidade: identificar a relação custo X benefício da nova proposta; Aprovação final: novo produto é desenvolvido ou um novo processo é implementado.

31 COMO INCENTIVAR A CRIAÇÃO?
Mostre o lado positivo da mudança; Encoraje a criatividade ouvindo as pessoas (caixa de sugestões, ouvidoria, etc); Permita maior interação (gestão participativa); Tolere erros; Ofereça reconhecimento à criatividade de maneira tangível e clara.

32 Oficina Criativa

33 Em todas as Organizações existem forças prós e contra
FORÇAS POSITIVAS Necessidades do cliente; Oportunidades de mercado; Novas tecnologias; Concorrência forte. FORÇAS NEGATIVAS Acomodação de funcionários; Dificuldade de aprender novas técnicas; Falta de visão; Cultura conservadora.

34 INOVAÇÃO A dificuldade de toda a inovação começa no próprio comportamento do ser humano. Qualquer pessoa que seja um pouco diferente é sempre um alvo fácil. A ameaça de ser ridicularizado mantém todo mundo dentro das normas.

35 AGENTE DA MUDANÇA O agente da mudança é a pessoa;
Pode ser um membro da organização ou um consultor externo; O agente de mudança tem o papel de minimizar as forças negativas e maximizar as positivas para que haja a mudança.

36 A criatividade garante o sucesso da organização?
O brasileiro é criativo e é pobre; Ex.: feijoada, avião, camisinha para lata de alumínio, Biotônico F., celular anatômico. O Japonês não é criativo e é rico! Da para ser inovador sem ser criativo? Use o benchmarking.

37 Inovação X Invenção A inovação tem que agregar valor para a organização; A inovação destrutiva: caso pet.


Carregar ppt "CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google