A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desafios da atualidade O cristão e a pobreza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desafios da atualidade O cristão e a pobreza"— Transcrição da apresentação:

1 Desafios da atualidade O cristão e a pobreza
ESTUDO BÍBLICO 15 Desafios da atualidade O cristão e a pobreza APRESENTAÇÃO : EDILSON JOSÁ BARBOSA

2 A PALAVRA DE DEUS “Assim, não deverá haver pobre algum no meio de vocês, pois na terra que o Senhor, o seu Deus, está dando a vocês como herança para que dela tomem posse, ele os abençoará ricamente.” Deuteronômio 15:4

3 REFLEXÃO Vivemos no terceiro milênio depois de Cristo num mundo em que prevalecem as desigualdades, a injustiça, a fome, as doenças, a violência e as guerras; em que os recursos naturais estão comprometidos, a extinção de espécies assusta os cientistas; a contaminação do ar, dos solos e das águas, o analfabetismo mantém-se, a mortalidade infantil é gritante.

4 2015 COMEÇOU MAS OS PROBLEMAS SÃO OS MESMOS
Educação Saúde Segurança Inflação Taxa de juros Desemprego Pobreza Impostos Crises ambientais Outros Atenção

5 PORQUE EXISTE TANTA POBREZA NO MUNDO ?
Desde que o pecado entrou no mundo, o homem tornou-se inclinado a explorar o seu semelhante. Promovendo assim a INJUSTIÇA.

6 Você tem lutado contra as injustiças?
A sua igreja tem sido instrumento de Deus para promover a vida dos excluídos? Você acha que na evangelização devemos focar os pobres? No âmbito da sua comunidade, o que a igreja tem feito para reduzir os efeitos da pobreza? E você na condição de cristão?

7 REFLEXÃO A POBREZA LEVA À FOME A FOME :É um dos problemas mais cruéis ao longo da história da humanidade:

8 População mundial pode chegar a
ANO AC – INÍCIO ANO AC MILHÕES ANO DC MILHÔES ANO DC BILHÕES ANO DC – 7,2 BILHOES População mundial pode chegar a 12 bilhões de pessoas em 2100

9 7,2 BILHOES DADOS MUNDIAIS DA FOME 882.808.232 – PESSOAS DESNUTRIDAS
MORTES POR FOME MORTES POR FOME - DIA 16/03

10

11 MAPA DA FOME

12 A VERDADE DA PALAVRA DE DEUS
“ Fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão.” Salmo 37:25 Se uma pessoa não estiver disposta a trabalhar poderá passar fome. Se a sociedade não oferecer condições de trabalho, qualificação profissional (educação), e apoio em momentos de catástrofes, alguns cidadãos ficarão excluídos.

13 1. A pobreza é fruto da injustiça
Há 3 tipos básicos de pobreza: A voluntária . Ligada à preguiça Decorrente da injustiça. No Brasil, não faltam recursos; somos um país rico, porém, com péssima distribuição de renda: >>> Muito nas mãos de poucos.

14 O cenário descrito por Isaías é de pobreza e miséria, como decorrência da injustiça:
“De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios? — diz o SENHOR. Estou farto dos holocaustos de carneiros e da gordura de animais cevados e não me agrado do sangue de novilhos, nem de cordeiros, nem de bodes. (...) Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas”. (Is 1:11;16-17)

15 O capítulo 61 de Isaías, apesar de descrever outra época, apresenta os mesmos SINTOMAS DA POBREZA resultante da INJUSTIÇA. Isaías profetizou numa época de relativa prosperidade, principalmente no Reino do Norte, mas constatou a existência de muita injustiça Uma forte opressão era exercida contra os menos favorecidos.

16 “ Brasil ainda tem 20 milhões de pessoas em pobreza extrema”
FAVELA BAIRRO NOBRE Nos últimos anos, a desigualdade entre ricos e pobres, no Brasil, tem diminuído, mas mesmo assim: “ Brasil ainda tem 20 milhões de pessoas em pobreza extrema” Atualizado às 10:28h - terça, 10 /02/2015Fonte Agência Senado

17 A pobreza deve ser questionada
A Bíblia constata a realidade da pobreza, mas não a endossa: Desde as leis no Pentatêuco (Ex 22:25-27; Lv 25; Dt 15:1-11) O PROPÓSITO DE DEUS ERA CLARO: “PARA QUE ENTRE TI NÃO HAJA POBRE”. (DT 15:4)

18 MINISTÉRIO DE JESUS Jesus aplicou tudo isso a seu ministério, não em termos políticos ou econômicos, mas, em sentido físico e espiritual. Sem dúvida, havia trazido as boas-novas da salvação aos pecadores falidos, e cura aos aflitos e rejeitados. Havia livrado muitos da cegueira, da escravidão de demônios e de enfermidades.

19 BASE DO EVANGELHO DE JESUS
Com base nessas passagens, podemos perceber que o ideal de Deus é: Que haja equilíbrio social. Assim, devemos questionar os sistemas de opressão que geram desigualdades e miséria.

20 Diante disso, não podemos ser coniventes com os sistemas de injustiça presentes na sociedade:
A opressão do homem pelo seu semelhante é incompatível com os princípios da fé cristã!

21 A pobreza requer ação cristã
A Igreja não tem condições de resolver todas as questões sociais do mundo. Nem é sua missão prioritária. Mas pode dar uma significativa contribuição para que a vontade de Deus seja feita na terra, como é feita no céu. A vinda do reino de Deus está vinculada à missão da Igreja.

22 A Igreja deve ter a preocupação de preparar os crentes para que eles sejam sal da terra.
A ética cristã é um fator de transformação do mundo e de promoção da vida Cada cristão pode fazer diferença onde está. A igreja pode apoiar ou desenvolver ações voltadas para a assistência a pessoas necessitadas, visando a promoção de sua dignidade.

23 A fé cristã autêntica se expressa por boas obras e tem como fator de motivação o amor
O discípulo de Jesus preocupa-se com a miséria à sua volta e se apresenta como instrumento de Deus para a transformação social.

24 O AMOR A DEUS é a base para que amemos e nos importemos com o nosso próximo.
"Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?" (1Jo 3:17). Não é possível um verdadeiro filho de Deus ver alguém passando necessidade e fechar o seu coração.

25 REFLEXÃO FINAL A Igreja deve se elevar acima do sistema e não envergonhar o evangelho. A igreja deve ser viva, crescer e assumir seu papel missionário. A igreja não deve esquecer que sua santidade.

26 CONCLUSÃO DO ESTUDO Oramos para que Deus levante a sua Igreja como modelo de assistência, caridade, amor, virtude, compaixão, misericórdia, proximidade, perdão, reconciliação, verdade, justiça, generosidade, bondade, compreensão, redenção e restauração. SOMENTE ASSIM ACABAREMOS COM A POBREZA NO MUNDO.

27 IRMÃO SEJA CRISTÃO, AME SEU PRÓXIMO, FAÇA COMO DEUS ORDENOU, AJUDE.
OBRIGADO VÍDEO


Carregar ppt "Desafios da atualidade O cristão e a pobreza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google