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Professor: Ernesto Junior

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Apresentação em tema: "Professor: Ernesto Junior"— Transcrição da apresentação:

1 Professor: Ernesto Junior E-mail: egpjunior@gmail.com
Governança de TI Professor: Ernesto Junior

2 Governança | Governar Governança Governar
“Ato de governar(-se), governo, governação” Governar “ter mando, direção, dirigir, administrar” “tratar devidamente de seus próprios negócios e interesses” “deixar-se influenciar por; orientar-se, regular-se”

3 Governança de TI Definição:
“A Governança de TI é de responsabilidade da alta administração (incluindo diretores e executivos), na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização.” IT Governance Institute, “ Especificação dos direitos decisórios e do framework de responsabilidades para estimular comportamentos desejáveis na utilização da TI” Weil e Ross, Governança de TI, 2004.

4 Pode-se afirmar que Governança de TI
Integra TI com as áreas de negócio Apóia a definição e execução da estratégia Atua na definição dos papéis e responsabilidades Atua na gestão de processos de TI NA PRÁTICA... Cada empresa aplica e entende de uma forma Conceito ainda não consolidado.

5 Por que é Importante Permite que a empresa enxergue o valor da TI
A informação e a TI são dentre os ativos principais aqueles menos compreendidos na empresa. O valor da TI depende mais do que apenas uma boa tecnologia. O alinhamento estratégico entre TI e negócio pode ser um elemento fundamental para o sucesso da organização. TI é cara Decisões de TI envolve várias áreas Investidores procuram empresas com melhor governança.

6 O que devemos considerar na implementação da Governança de TI?
Qual é a importância de TI para o negócio? Qual a estratégia da empresa? Missão Visão Planejamento Estratégico Mapa Estratégico.

7 Implementando e Praticando a Governança de TI
Modelos, certificações e “melhores práticas” Cobit: Framework de apoio para implementar governança de TI. Cria um ponto entre o operacional e o estratégico. PMBOK: Foco na gerência de projeto. Cinco grupos de processo: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle, Encerramento. ITIL: Boas práticas de TI. ISO/IEC 27000: Focado na segurança da informação. Entre outras.

8 Objetivo Sistemas para redução de custos e aprimoramento de produção.
Diferenciais de processos em seus negócios. Melhores práticas de gestão de tecnologia da informação.

9 Governança de TI Os desenvolvimentos de novas tecnologias computacionais e o emprego destes recursos nos sistemas de comunicações criaram uma nova visão sobre produtos e processos nas indústrias.

10 Modelos de prestações de serviços em tecnologia da informação.
Cobit (Control Objectives for Information and related Technology): Framework de apoio para implementar governança de TI. Cria um ponto entre o operacional e o estratégico. ITIL (Information Technology Infrastructure Library): Boas práticas de TI. * Cobit: Objetivo de Controle para Tecnologia da Informação e Áreas Relacionadas. * ITIL: Biblioteca de Infraestrutura Para Tecnologia da Informação.

11 Modelo de mapeamento de processos para telecomunicações
eTOM (enhanced Telecom Operations Map): é um padrão para processos de negócio para a industria de telecomunicações. Ele descreve o escopo completo dos processos de negócios requeridos por um provedor de serviço, definindo os elementos chave e a interação entre eles. eTOM pode ser comparado com o ITIL um padrão que descreve boas práticas para TI. *eTOM: Mapa avançado de operações de telecomunicações.

12 HISTÓRICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E A SUA RELEVÂNCIA
Os usos de recursos computacionais desenvolveram os processos em diversos aspectos e criaram novas situações que outrora não eram evidenciadas nas empresas, tais como a velocidade no armazenamento e envio de informações.

13 Melhorias obtidas com ferramentas de TI
ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema de Gestão Empresarial: conjunto de softwares que integram os modelos empresariais CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é um sistema de gerência de informações sobre dados dos clientes, para manutenção do relacionamento com os clientes e a visão estratégica para novos produtos ou serviços.

14 Interatividade Qual ferramenta de TI disponibiliza dados históricos da empresa para consultar? a) ERP. b) . c) CRM. d) Website. e) Banco de dados.


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