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PublicouIuri Felix Alterado mais de 10 anos atrás
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A Campanha Nacional pelo Direito à Educação: estratégias de luta
Daniel Cara Coordenador Geral Campanha Nacional pelo Direito à Educação XII ENJEA, Salvador - Bahia
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O que é a Campanha? Rede, com mais de 200 entidades;
22 Comitês Regionais / representantes: falta AC, AM, RO, RR, GO; Principais conquistas: Fundeb (Prêmio Darcy Ribeiro), CAQi, Incidência na Coneb-Conae, Amicus Curiae em defesa do Piso; Novas pautas: PNE II e Rede Lusófona pelo Direito à Educação (ReLus).
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Articulação Internacional
Fundadora da Campanha Global pela Educação, dirigente entre ; Fundadora da Campanha Latino-americana pelo Direito à Educação (Clade), dirigente desde 2009; Articuladora da ReLus.
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Missão Consagrar o direito à educação pública de qualidade para todos e todas. Por meio do/da: Financiamento adequado da educação Valorização dos profissionais da educação Gestão democrática
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Referências constitucionais:
Educação é um direito humano e é o primeiro direito social (CF/88 - Art. 6); A missão da educação é garantir o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (CF/88 - Art. 205) ;
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Referências constitucionais:
A educação deve ser consagrada com base nos seguintes princípios (CF/88 – Art. 206): I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; VII - garantia de padrão de qualidade.
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Estratégias Produção de conhecimento (construção de posição política, qualificação dos argumentos) Articulação Institucional (reunir atores em torno da pauta política) Mobilização social (estabelecer legitimidade social)
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Estratégias Comunicação (trocar informações na rede e pautar opinião pública) Pressão sobre autoridades (negociar e exigir o compromisso das autoridades públicas) Exigibilidade (ir à justiça para exigir ou defender o respeito às leis educacionais)
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Aprendizados Pluralidade do Comitê Diretivo garante legitimidade política da Rede; A Rede só caminha por meio de relações de confiança; Mais importante que ocupar espaços políticos é dar respostas rápidas e qualificadas ao Poder Público e para a opinião pública;
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Aprendizados Instituição da Coordenação Geral como representação política das deliberações do Comitê Diretivo distenciona posicionamentos; A Coordenação Geral representa o consenso e a posição conjunta da Rede, mas a deliberação é do Comitê Diretivo; A negociação política se dá com todos os atores sociais e partidários;
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Caso PNE Posicionamento público: E educação não pode esperar (7/dez);
Primeira leitura do PL 8035/2010 (15/dez – 3 horas após divulgação); 86 emendas (7/fev);
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Caso PNE Posicionamento público contra Comissão Especial;
Acordo Campanha-MEC sobre tramitação (março); 101 emendas (junho); Participação nas audiências públicas (abril-agosto);
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Caso PNE Nota Técnica “Por que 7% do PIB é pouco?) (agosto)
Nota Técnica “Como financiar 10% do PIB para a educação pública” (setembro)
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Diferenças, por categorias
Campanha (R$) (A) MEC (R$) (B) Diferença (A-B) Educação Infantil ,00 ,00 ,00 Ensino Médio ,00 - Educação Especial ,00 Educação em Tempo Integral ,00 ,06 ,94 EJA ,20 Educação Profissionalizante ,12 ,00 ,12 Educação superior ,00 ,83 ,17 Formação docente ,00 ,76 ,24 Remuneração docente* ,66 ,30 ,64 Padrão mínimo de qualidade - Norte e Nordeste ,91 TOTAL ,89 ,95 ,94
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Maior participação da União
Fonte: CDES, 2010 – Elaboração Luiz Araújo.
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União investe pouco em educação
Fonte: Inep, Elaboração Luiz Araújo.
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Tributar grandes fortunas
Distribuição da carga tributária estimada por famílias em proporção da renda mensal. Fonte: Ipea, 2010.
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Investir em educação colabora com a quebra do ciclo de desigualdade
Fonte: Ipea, 2011.
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Quais medidas tomar para os 10,403% do PIB
Destinar 50% dos royalties de produção energética para a educação; Elevar para 20% a participação da União na complementação ao Fundeb; Estabelecer que 5% dos dividendos do governo federal auferidos via lucro das estatais seja destinado para a educação; Regulamentar o imposto sobre grandes fortunas, destinando 18% destes recursos para a educação.
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Contatos Campanha Nacional pelo Direito à Educação
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