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PublicouLeonardo Sabado Alterado mais de 10 anos atrás
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Serious Games: Um Panorama Geral Guilherme H. Quintana Juliano Timm
Game Designer Desenvolvedor Líder r
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Quem somos? Guilherme Henrique Quintana
Graduado em Tecnologias e Mídias Digitais pela PUC/SP; Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC/SP; Trabalhos com Unreal Development Kit e Autodesk Maya; Game Designer na Gestum.
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Quem Somos Juliano Timm Menezes
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Pós-Graduando em Engenharia de Software; Desenvolvedor Action Script 2 e 3 conhecimentos em Java; A mais de 4 anos trabalhando com Action Script; Projetista e Analista de Softwares; Desenvolvedor Líder de Jogos e Simuladores na Gestum SA
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Para Quem Trabalhamos Fundada em 2000; Formada em Pelotas;
Especializada em educação Corporativa; Entre os 5 maiores players do seguimento; Bases em três estados: SP, RJ e RS; Em torno de 40 colabores só na base de Pelotas.
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Conteúdo de Treinamentos
O que produzimos? Conteúdo de Treinamentos
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Plataforma de Treinamento (LMS)
O que produzimos? Plataforma de Treinamento (LMS)
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O que produzimos? Serious Games
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O que produzimos? Serious Games
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O que produzimos? Software de Autoria
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EADBR – Portal de Cursos
O que produzimos? EADBR – Portal de Cursos
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STOP 500 – Solução Pequenas Empresas
O que produzimos? STOP 500 – Solução Pequenas Empresas
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Equipe Multidisciplinar
Cientistas da Computação; Analistas de Sistemas; Pedagogos; Artistas Gráficos; Game Designers; Designers Instrucionais; Administradores; Entre outros.
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Alguns de Nossos Clientes
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Oportunidades Roterista de Games (Freelancer) Animador 2D
Game Designer Programador Action Script Suporte ao Cliente Programador de Software Pleno Tester de Jogos
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Serious Games Não São Novos
Kriegsspiel
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Serious Games Não São Novos
Kriegsspiel Jogo de guerra em forma de tabuleiro; Utiliza mapas de topografia para recriar terrenos reais; Escala de tamanho das peças baseado em unidades reais do exército; O tempo de movimentação das unidades era medido na topografia do terreno x velocidade das unidade das peças x situação da batalha;
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Serious Games Não São Novos
Kriegsspiel
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Serious Games Não São Novos
Kriegsspiel Criado no início do séc. XIX pelo Barão von Reisswitz (primeiro conjunto de regras estabelecido em 1812); Utilizado pelo Rei Friedrich Wilhelm III da Prussia e por militares; Por ordem do Rei, todo regimento deveria ter a sua cópia do Kriegsspiel.
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Serious Games Atualmente
Forte mercado mundial de jogos digitais; Serious Games ou Game-Based Learning; Foco na educação/treinamento; Internet, fidelidade gráfica, recriação de ambientes para simulação; Eletronic Entertainment Expo (E3) e Game Developers Conference (GDC).
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Vantagens dos Serious Games
Ambientes realistas exploração Regras claramente definidas; sabemos o que podemos ou não fazer Objetivos claros jogador entende o que tem que fazer para ganhar Interativos e altamente experimentais toda ação tem uma reação
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Vantagens dos Serious Games
Feedback claro consequências das ações Rastreamento do progresso e desempenho equilíbrio Exigem e fomentam aplicação cognitiva lidar com várias fontes de informação ao mesmo tempo
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Vantagens dos Serious Games
São agradáveis
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Vantagens dos Serious Games
São agradáveis
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Desenvolvendo Serious Games
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Desenvolvimento - Definições
Definição Mecânicas; Isometria? Side Scrolling? TopDown? Encaixar peças, arrastar, movimentação Definir fluxo geral do game; Objetivo – atender cliente da Gestum; Ex: “não quero atendentes, quero vendedores”
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Desenvolvimento - Projeto do Software
Janelas Quantas são e como funcionam Diálogos Como se dará as conversas, objeções, expressões Máquinas de Estados do game Fases que o jogo pode ter, cliente volta a loja, prospecção Inteligência Artificial
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Desenvolvimento -Codificação
Codificação de Janelas Codificação da IA Integração com Arte desenvolvida dentro do próprio flash Utilização de padrões MVC, Observer Singleton, Strategy Componets, Factory
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O que é mais divertido? Jogar ou programar Jogos?
Codificação é tão divertido quanto desenvolver Único problema: prazo :-( Sentimento de ser Deus Criar algo (NPC) que faz tudo que você deseja no mundo que você criou. IA - Fantasma que persegue o Pacman IA – cliente que segue o vendedor até o caixa
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O que é mais divertido? Jogar ou programar Jogos?
Cada game é um desafio (não é mais um relatório) Diálogos Fazer o cliente reclamar com a expressão fechada Ambiente descontraído Não se prender a tecnologias
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Desenvolvimento - Tecnologias
Action Script 3 IOs, Android, Web etc Html 5 Unity 3D Unreal Java PHP (???)
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Cases Química Aplicada: The Adventure Game (Gestum)
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Cases Simulador Multiplicando Vendas Walmart (Gestum)
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Cases Battlezone (Atari)
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Cases America’s Army (Virtual Heroes)
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Perguntas? Contatos
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Oportunidades Roterista de Games (Freelancer) Animador 2D
Game Designer Programador Action Script Suporte ao Cliente Programador de Software Pleno Tester de Jogos
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