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Cultura da Convergência Curso: Publicidade e Propaganda FACHA – Faculdades Hélio Alonso LUIZ AGNER MÍDIA.

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1 Cultura da Convergência Curso: Publicidade e Propaganda FACHA – Faculdades Hélio Alonso LUIZ AGNER MÍDIA

2 Esta aula: Convergência tecnológicaConvergência tecnológica Cultura da convergênciaCultura da convergência Convergência dos meiosConvergência dos meios Cultura participativaCultura participativa Inteligência coletivaInteligência coletiva Alterando a lógica da indústriaAlterando a lógica da indústria FandomFandom Narrativa transmídiaNarrativa transmídia

3 Além da convergência tecnológica Tendência de utilização de uma única infraestrutura de tecnologia para serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes.Tendência de utilização de uma única infraestrutura de tecnologia para serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes.

4 O que é um meio?

5 Conceito que opera em 2 níveis:Conceito que opera em 2 níveis: É uma tecnologia que permite a comunicação.É uma tecnologia que permite a comunicação. É um conjunto de práticas culturais, sociais e de protocolos que surgem em torno desta tecnologia.É um conjunto de práticas culturais, sociais e de protocolos que surgem em torno desta tecnologia.

6 O profeta da convergência Ithiel de Sola PoolIthiel de Sola Pool Cientista político do MIT Profeta da convergência dos meios de comunicação (1983)

7 Cultura da Convergência Expressão que define transformações, mercadológicas, culturais e sociais.Expressão que define transformações, mercadológicas, culturais e sociais. Onde as novas e velhas mídias colidem.Onde as novas e velhas mídias colidem. Onde a mídia alternativa e a corporativa se cruzam.Onde a mídia alternativa e a corporativa se cruzam. Onde o poder do produtor de mídia e do consumidor interagem de forma imprevisível.Onde o poder do produtor de mídia e do consumidor interagem de forma imprevisível.

8 Cultura da Convergência

9 3 conceitos 1. Convergência dos meios 2. Cultura participativa 3. Inteligência coletiva

10 1.Convergência dos meios É uma transformação cultural e não tecnológicaÉ uma transformação cultural e não tecnológica Torna imprecisas as fronteiras entre os meios de comunicaçãoTorna imprecisas as fronteiras entre os meios de comunicação A relação cada meio estabelecido há décadas e o seu uso está se corroendoA relação cada meio estabelecido há décadas e o seu uso está se corroendo O mesmo conteúdo flui por diversos canais diferentesO mesmo conteúdo flui por diversos canais diferentes Assumem formas distintas de recepçãoAssumem formas distintas de recepção

11 Haverá um longo período de transição midiática com sinais confusos, interesses conflitantes, direções imprecisas e resultados imprevisíveisHaverá um longo período de transição midiática com sinais confusos, interesses conflitantes, direções imprecisas e resultados imprevisíveis Há novas oportunidades de expressão da cultura popularHá novas oportunidades de expressão da cultura popular Surgem novas relações entre os públicos, os produtores e os conteúdos de mídia.Surgem novas relações entre os públicos, os produtores e os conteúdos de mídia. 1.Convergência dos meios

12 2. Cultura participativa Consumidores participam a partir de um novo conjunto de regras, ainda não muito bem compreendido.Consumidores participam a partir de um novo conjunto de regras, ainda não muito bem compreendido. O consumo dos meios tornou-se um processo participativo.O consumo dos meios tornou-se um processo participativo. Alguns consumidores estão mais preparados para participar do que outros.Alguns consumidores estão mais preparados para participar do que outros.

13 3. Inteligência coletiva Conceito de Pierre LévyConceito de Pierre Lévy Fonte alternativa de poder midiático.Fonte alternativa de poder midiático. Nenhum de nós pode saber tudo; cada um sabe alguma coisa e podemos juntar as peças.Nenhum de nós pode saber tudo; cada um sabe alguma coisa e podemos juntar as peças. Envolve a produção coletiva de significados na cultura popular, na educação, nas religiões, publicidade.Envolve a produção coletiva de significados na cultura popular, na educação, nas religiões, publicidade.

14 Alterando a lógica da indústria A convergência dos meios altera a lógica pela qual indústria opera.A convergência dos meios altera a lógica pela qual indústria opera.

15 Altera a relação entre tecnologias, indústrias, mercados, gêneros e públicos.Altera a relação entre tecnologias, indústrias, mercados, gêneros e públicos. Refere-se a um processo, não a um ponto final.Refere-se a um processo, não a um ponto final. Com a proliferação de canais e a portabilidade, haverá mídias em todos os lugares.Com a proliferação de canais e a portabilidade, haverá mídias em todos os lugares. Surgem novas narrativas e o fandom.Surgem novas narrativas e o fandom. Alterando a lógica da indústria

16 Termo usado para definir a subcultura dos fãs e o seu sentimento de solidariedade.Termo usado para definir a subcultura dos fãs e o seu sentimento de solidariedade. Exemplo: a fan fiction.Exemplo: a fan fiction. A circulação de conteúdos depende da participação ativa dos consumidores.A circulação de conteúdos depende da participação ativa dos consumidores. Fandom

17 Fandom

18 Fandom

19 Os fãs de um seriado capturam diálogos, dublam episódios, criam fan fiction, comentam, trocam informações, gravam suas trilhas e fazem seus próprios filmes...Os fãs de um seriado capturam diálogos, dublam episódios, criam fan fiction, comentam, trocam informações, gravam suas trilhas e fazem seus próprios filmes... Transformação: nas formas de produzir e consumir os meios de comunicação.Transformação: nas formas de produzir e consumir os meios de comunicação. Fandom

20 Conglomerados de mídia estão numa guerra contra os consumidores.Conglomerados de mídia estão numa guerra contra os consumidores. Pretendem forçá-los às antigas relações de obediência e de consumo comportado.Pretendem forçá-los às antigas relações de obediência e de consumo comportado. Exigem o respeito total ao copyright.Exigem o respeito total ao copyright. As novas tecnologias barateiam custos de produção e permitem aos consumidores apropriar-se dos conteúdos das mídias e das franquias.As novas tecnologias barateiam custos de produção e permitem aos consumidores apropriar-se dos conteúdos das mídias e das franquias. Fandom

21 Narrativas transmídia Hollywood inicialmente era focada em produzir filmes para o cinema.Hollywood inicialmente era focada em produzir filmes para o cinema.

22 Narrativas transmídia A Warner Bros. Produz filmes, televisão, música, games, websites, parques, livros, quadrinhos, jornais...A Warner Bros. Produz filmes, televisão, música, games, websites, parques, livros, quadrinhos, jornais...

23 Se desenrolam por múltiplas plataformas, com cada novo texto contribuindo de maneira distinta e valiosa para o todo.Se desenrolam por múltiplas plataformas, com cada novo texto contribuindo de maneira distinta e valiosa para o todo. Cada mídia faz o que faz melhorCada mídia faz o que faz melhor A história é introduzida em um filme, expandida através da televisão, contos, e quadrinhos;A história é introduzida em um filme, expandida através da televisão, contos, e quadrinhos; seu mundo é explorado através de jogos ou através de um parque de diversões.seu mundo é explorado através de jogos ou através de um parque de diversões. Narrativas transmídia

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25 Empresas na mídia tradicional estão perdendo sua audiência porque as crianças, os adolescentes e jovens adultos estão consumindo menos as mídias tradicionais e trocando por internet, games e celulares.Empresas na mídia tradicional estão perdendo sua audiência porque as crianças, os adolescentes e jovens adultos estão consumindo menos as mídias tradicionais e trocando por internet, games e celulares. Conclusão

26 Como trazer esse público de volta é o desafio dessas empresas e dos anunciantes também.Como trazer esse público de volta é o desafio dessas empresas e dos anunciantes também. Os tempos mudaram e as empresas sabem que é preciso inovar para capturar o olhar dos consumidores para seus produtos e marcas.Os tempos mudaram e as empresas sabem que é preciso inovar para capturar o olhar dos consumidores para seus produtos e marcas. Conclusão

27 Para saber mais...


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