A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOVAS TECNOLOGIAS, O REDIMENSIONAMENTO DO ESPAÇO E DO TEMPO E OS IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE TEXTO : VANI MOREIRA KENSKI Informática Educativa UNIANDES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOVAS TECNOLOGIAS, O REDIMENSIONAMENTO DO ESPAÇO E DO TEMPO E OS IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE TEXTO : VANI MOREIRA KENSKI Informática Educativa UNIANDES."— Transcrição da apresentação:

1 NOVAS TECNOLOGIAS, O REDIMENSIONAMENTO DO ESPAÇO E DO TEMPO E OS IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE TEXTO : VANI MOREIRA KENSKI Informática Educativa UNIANDES - LIDIE

2 RESUMO Novas tecnologias O redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente Os limites espaciais e temporais em que ocorre a prática docente na atualidade. Possibilidades educativas que foram estabelecidas a partir da proliferação e banalização das novas tecnologias de comunicação e informação.

3 Panorama da sociedade atual Tradicional Aprendizagem de informação e conceitos era tarefa exclusiva da escola O espaço e tempo de ensinar eram determinados. Ir a escola O grau de escolarização eram finitos e determinados Atualidade Impõem novos ritmos e dimensões à tarefa de ensinar e aprender Escolas virtuais que oferecem vários tipos de ensinamentos on-line Várias possibilidades de informações e interações com todos os tipos de tecnologias.

4 O conhecimento na nova era Pierre Lévy Categoriza o conhecimento existente nas sociedades em três formas diferentes: a oral, a escrita e a digital Essas três formas coexistem, no entanto caminham para percepções diferentes, racionalidades múltiplas e comportamentos de aprendizagem diferenciados. Kenski Apresentação das características destas três formas de apreensão de conhecimento: Linguagem falada – rádio, televisão, exposição oral Linguagem escrita- autonomia do conhecimento Linguagem digital – rompimento com a narrativa contínua e sequencial das imagens e textos escritos

5 Os impactos na prática docente Alteração dos procedimentos didáticos, independentemente de uso ou não das novas tecnologias Compreensão das possibilidades do uso das novas tecnologias Compreensão da lógica que permeia a movimentação entre os saberes no atual estágio da sociedade tecnológica

6 RIZOMA Estudo das várias áreas (ou árvores) do conhecimento humano. A metáfora de Deleuze e Guattari, a difusão da multiplicidade de conhecimento intercambiáveis proliferam através das novas tecnologias de comunicação, sobre tudo nas redes, é a de compreensão da imagem do mundo, sobre forma de rizoma.

7 Desintermediação entre o professor e as novas tecnologias Baixa qualidade didática de muitos programas que são comercializados e introduzidos como pacotes pedagógicos nas escolas Possibilidade do professor assumir um papel na equipe produtora dessas novas tecnologias educativas Falta de cursos de formação de professores que possibilitem essas novas competências

8 Espaço e tempo docente Possibilidades de acesso a outros locais de aprendizagem: bibliotecas, museus, centro de pesquisas e outras escolas Nova distribuição de espaço e uma nova relação de tempo entre trabalho do docente com o discente e o trabalho de cada um deles entre si Gatti [op.cit] (p.24) Rotina da escola também se modifica: carga horária do professor, melhores formas interativas, recursos multimediáticos disponíveis Tempo para discussão de novos caminhos e possibilidades de exploração desses recursos com professores e técnicos.


Carregar ppt "NOVAS TECNOLOGIAS, O REDIMENSIONAMENTO DO ESPAÇO E DO TEMPO E OS IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE TEXTO : VANI MOREIRA KENSKI Informática Educativa UNIANDES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google