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Sistema Piaget de Ensino

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Apresentação em tema: "Sistema Piaget de Ensino"— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Piaget de Ensino
Disciplina: Filosofia Ensino Médio Etapa: Terceira Aula:1 Título: Dogmatismo, Relativismo,Pensamento Ciência Professora: Fernanda Paula

2 Objetivos: Início da construção do senso crítico: atitude racional, desenvolvimento da capacidade de analisar e discutir problemas inteligente e racionalmente, sem aceitar, de forma automática, suas próprias opiniões ou opiniões alheias visando se qualificar para o universo atual que o aluno do ensino médio está inserido.

3 Bibliografia ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. Verbetes: “Pensamento”, “Dogmatismo” e “Relativismo”.

4 Origens das Humanidades
O descobrimento do “humano” foi um descobrimento dos gregos, da cultura grega

5 O homem é uma construção, um ser que não está enclausurado em sua espécie, em seu ser individual, como espécie animal; mas é um ser móvel, ambíguo, instável e inacabado. Essa mobilidade, essa ambigüidade e essa instabilidade constituem sua grandeza e seu poder.

6 Antropologia das Humanidades
Polis (cidade) Politeuein (ser cidadão) Descobrimento do coletivo O homem só pode viver apoiando-se em outros homens, convivendo. Aletheia (verdade) Aletheuein (conhecer a natureza) Conceito de verdade: como busca e contraste algo partilhado. Não existe uma verdade que se possa impor Philien Conhecer o homem sentir o outro O homem sente necessidade do Outro Rompimento com o egoísmo Práttein (fazer) Construir (inclusive mentalmente) Conhecimento, criação

7 Pensamento Quando no antigo mundo grego, nasce a filosofia frente ao mito, o que nasce, na verdade, é o logos, que significa um novo modo de pensar. Esse novo modo de pensar introduz a razão na linguagem e dá a palavra à razão. O que é razão? O que é pensamento?

8 Pensamento O pensamento é a consciência ou a inteligência saindo de si (“passeando”) para ir colhendo, reunindo, recolhendo dados oferecidos pela experiência, pela percepção, pela imaginação, pela memória, pela linguagem, e voltando para si, para considerá-los atentamente, colocá-los diante de si, observá-los intelectualmente, pesá-los, avaliá-los, retirando deles conclusões, formulando com eles idéias, conceitos, juízos, raciocínios, valores.

9 Senso comum e Raciocínio Científico (Pensamento Crítico)
Saber imediato, baseado em observações ingênuas da realidade. Baseia-se em observações espontâneas. Está contaminado por fatores culturais e psicológicos sobre o modo de ver as coisas.

10 Ciência A ciência busca o conhecimento objetivo (isto é, fundado sobre as características do objeto, com interferência mínima do sujeito), lógico, através de métodos desenvolvidos para manter a coerência interna de suas afirmações

11 Senso crítico Um indivíduo que é capaz de analisar e discutir problemas inteligente e racionalmente, sem aceitar, de forma automática, suas próprias opiniões ou opiniões alheias, é um indivíduo dotado de senso crítico. Porque Bachelard dizia que “a opinião nunca tem razão. A opinião pensa mal; ela não pensa”?

12 severos, desfavoráveis.
“crítico” Exame do valor de alguma coisa ou alguém. Fazer o exame para fazer aparecer suas qualidades e seus defeitos. Analisar, discutir, estudar, examinar. Tendência do espírito de emitir julgamentos severos, desfavoráveis. Ataque, difamação, censura, condenação, reprimenda.

13 Perigos e desafios ao Humanismo
Relativismo Dogmatismo Pseudoconhecimento Não haveria critérios objetivos para decidir sobre a verdade ou a falsidade, a correção ou a incorreção moral de uma afirmação ou teoria. De um modo geral, o dogmatismo seria um fundamentalismo intelectual. Os dogmas expressam verdades certas, indubitáveis, e não sujeitas a qualquer tipo de revisão ou crítica. Tudo aquilo que se afirma ser conhecimento mas não respeita o modo de pensar crítico

14 Origens das Humanidades
Conclusão Humanidades Origens das Humanidades Desafios Características Crítica Pseudoconhecimento Relativismo Dogmatismo Grécia Idéias principais Polis Aletheia Philien Prattein

15 Porque uma arte de pensar?

16 Para Casa Procure desenvolver em seu caderno um texto argumentativo com cerca de 20 linhas sobre o seguinte tema: Qual a importância do pensamento humano para a convivência entre as pessoas e como o uso da razão crítica pode nos favorecer nas nossas tomadas de decisões.

17 Para saber mais... WESTON, Anthony. Relativismo: algumas questões filosóficas. Caderno de Textos. Filme Proposto para Debate: O nome da rosa Site interessante:


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