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Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA

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Apresentação em tema: "Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA"— Transcrição da apresentação:

1 Max WEBER IDEALISMO ALEMÃO ESCOLA SOCIOLÓGICA
ESCOLA SOCIOLÓGICA IDEALISMO ALEMÃO Principais contribuições: Estabelece como ponto de partida da análise sociológica a ação individual; Base para o relativismo cultural; Crítica ao determinismo social positivista.

2 Max WEBER Objeto de estudo: AÇÃO SOCIAL 1864-1920
Conduta humana (ato, omissão ou permissão) dotada de sentido subjetivo dado por quem executa tendo em vista a ação de outro(s) indivíduo(s). Quem dá sentido ao social é o indivíduo; As ações sociais são dotadas de causa, intenção e expectativa; Nem toda ação individual é social.

3 Max WEBER Émile DURKHEIM Condutas reativas Homogênea ou instintiva
Émile DURKHEIM Condutas reativas São condutas destituídas de sentido pois não se conectam às ações do outro, portanto não são ações sociais. Execução provocada por pressões naturais ou fisiológicas. Homogênea ou instintiva São espelhadas na conduta de outros: condicionada pelas massas. Imitativa ou de multidão

4 Max WEBER Você consegue compreender essas ações? 1864-1920
1- Uma pessoa desejando comprar sua casa própria avalia suas despesas mensais, seus recursos financeiros e estipula uma estratégia para alcançar seu objetivo. 2- Alguém que denuncia uma facção criminosa existente em seu bairro mesmo sabendo que isso pode colocá-la em situação de perigo. 3- Um aluno chega em sua sala de aula e senta-se na mesma carteira (cadeira) de sempre. 4- Um rapaz que, vendo sua namorada conversando com outro homem, deixa-se possuir pelo ciúme e vai tirar satisfações sobre o acontecimento.

5 Émile DURKHEIM Max WEBER Tipos puros de ação social 1864-1920
Tipos puros de ação social Racionais Com relação a fins Com relação a valores Objetivos claros e estratégias para alcançá-los bem definidas. Leva-se em consideração as convicções e fidelidade a certos valores ao agir. Irracionais Afetiva Tradicional É aquela advinda de emoções imediatas: vingança, desespero, inveja e etc. Hábitos e costumes arraigados são a principal motivação.

6 Max WEBER Relação Social 1864-1920
Conduta plural, reciprocamente orientada, dotada de conteúdos significativos e expectativas. Não há necessidade de correspondência quanto ao conteúdo; Podem ser efêmeras (passageiras) ou duráveis; Pode alterar o sentido durante a execução.

7 Max WEBER Tipos puros de relação social 1864-1920 Associativas
Apóia-se num acordo de interesses motivado racionalmente. Mais caracterizadas por elementos impessoais, contratuais, formais, etc. Comunitárias Fundada num sentimento subjetivo de pertencimento mútuo. Mais caracterizadas por elementos pessoais, afetivos, informais, etc.

8 Associativa ou Comunitária ?
Max WEBER Associativa ou Comunitária ?

9 Max WEBER Escola Trabalho Religião Estado Família Moral

10 Max WEBER Método de análise: Compreensivo Escola Fenômeno 1864-1920
O cientista deve compreender o sentido da ação social, seu desenvolvimento e efeitos sem julgar a validez da conduta. A realidade social é formada por infinitos NEXOS CAUSAIS – conexões de sentido. Escola Fenômeno Não é possível a compreensão da realidade em sua totalidade.

11 Max WEBER Tipo Ideal - Puro 1864-1920
Definição Modelo conceitual elaborado pelo cientista que serve de referência para análise da realidade. Permite conceituar a realidade parcialmente; O cientista social ao tentar entender a realidade destaca dela seus aspectos mais relevantes cujo critério de seleção são seus valores pessoais. Aplicação Da comparação entre o projetado (tipo ideal) e o encontrado, chega-se à conclusões/resultados. Ele é abstrato, racional e unilateral

12 Max WEBER Tendência à racionalização BUROCRACIA 1864-1920
O mundo ocidental tende inexoravelmente à racionalização em todas as esferas da vida social. Ações estratégicas Controle Eficiência Planejar BUROCRACIA São afetados pela burocracia: Da administração pública à gestão de negócios privados, da máfia à polícia, das relações afetivas às formas de lazer, escolas, clubes, etc.

13 Max WEBER Racionalização Desencantamento Indícios do desencantamento
Racionalização Desencantamento Indícios do desencantamento Predomínio da razão; da ciência; da técnica Prevalência da lógica do capital; Decadência da cultura (vista como mercadoria); Progresso econômico / científico não acompanhado da diminuição da desigualdade social.


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