A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EPÍFISE (PINEAL) SEDE DA ALMA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EPÍFISE (PINEAL) SEDE DA ALMA?"— Transcrição da apresentação:

1 EPÍFISE (PINEAL) SEDE DA ALMA?
Pico Paraná e Baía de Antonina visto do Pico Caratuva

2

3

4 Cérebro Hipócrates ( AC) acreditava que o cérebro era a sede da mente. Ele escreveu: "Deveria ser sabido que ele é a fonte do nosso prazer, alegria, riso e diversão, assim como nosso pesar, dor, ansiedade e lágrimas, e nenhum outro que não o cérebro...

5 Cérebro Aristóteles ( A.C.), afirmava que o coração era o órgão do pensamento, das percepções e do sentimento, o cérebro seria importante para a manutenção da temperatura corporal

6 PINEAL René Descartes ( ) escolheu  o corpo pineal não propriamente como a sede da alma, mas como o local da sua atividade. A pineal foi escolhida por ser um órgão ímpar.

7 PINEAL Ilustração do livro de René Descartes, De Homine,1662. As informações visuais são levados ao cérebro por nervos ópticos ocos. Daí elas chegam à Pineal, que regula o fluxo dos espíritos animais através dos nervos. Ilustração do livro de René Descartes, De Homine, publicado em As informações visuais são levados ao cérebro por nervos ópticos ocos. Daí elas chegam à pineal, que regula o fluxo do espíritos animais através dos nervos. Os espíritos viajarão até os músculos do braço, provocando um movimento.

8 TERCEIRO OLHO "(...) Sabe-se, a partir da anatomia comparada, que a glândula pineal é um remanescente vestigial do que era um terceiro olho na parte de trás da cabeça, em animais inferiores. (...)" (GUYTON & HALL. Tratado de FISIOLOGIA MÉDICA).

9 PINEAL

10 PINEAL Um dos melhores fósseis transicionais, entretanto, é o Icthyostega, no qual combinam-se tanto características de peixe como de anfíbio, e representa a transição dos vertebrados entre a vida aquática e  a terrestre. Entre as características únicas que apareceram nos peixes Rhipidistianos foi um padrão de crânio que se aproxima ao dos mais primitivos anfíbios conhecidos. No peixe Rhipidistiano Osteolepis, há dois ossos no teto do crânio que correspondem aos ossos parietais dos vertebrados terrestres, e entre eles existe uma abertura para a glândula pineal ou "terceiro olho", que nos animais terrestres serve como detector de luz para calibrar os relógios internos . No Devoniano superior, há uns 375 milhões de anos atrás, apareceu o primeiro vertebrado terrestre conhecido, chamado de Ichthyostega. O Icthyostega possuía membros bem desenvolvidos com cinco dedos, assim como todos os outros vertebrados terrestres. Os membros do Icthyostega possuíam uma estrutura esquelética que consistia de um osso superior grande e único (chamado de úmero no membro dianteiro e fêmur no posterior) e dois ossos longos na extremidade mais inferior (chamados de rádio e ulna no membro dianteiro; e tíbia e fíbula no membro posterior). Os dedos e "punhos" são formados por um grande número de ossos menores. Este padrão também é encontrado em todo vertebrado terrestre. As polpudas barbatanas lobuladas dos peixes Rhipidistianos têm uma estrutura óssea idêntica, que corresponde um com um com os esqueletos dos membros de Icthyostega e outros vertebrados terrestres Icthyostega   

11 O QUE SABEMOS?

12 FISIOLOGIA

13 PRÉ-PUBERDADE 21,8 97,2 ADULTA 18,2 77,2 SENIL 16,2 36,2
CONCENTRAÇÃO DE MELATONINA NO SANGUE EM ng/ml Dia Noite PRÉ-PUBERDADE 21,8 97,2   ADULTA ,2 77,2   SENIL ,2 36,2

14 NOITE > MELATONINA INIBIÇÃO DAS GÔNADAS

15 CICLOS CIRCADIANOS Os ciclos biológicos regulam a atividade do homem no tempo

16 A Pineal é responsável pelo sincronismo cósmico do Homem

17 CRONOBIOLOGIA

18 OBEDECEM AO PENSAMENTO SIMPLES OU COMPLEXO
CÉLULAS OBEDECEM AO PENSAMENTO SIMPLES OU COMPLEXO CONTROLADO PELO ESPÍRITO ATRAVÉS DO C. CORONÁRIO Evol. em Dois Mundos-V

19 Alma Coletiva: Formas primitivas de vida teriam uma porção do Princípio Inteligente

20 Que momento da evolução filogenética ocorreu o processo de individualização do Ser?

21 Onde está a nossa Alma?

22 141. Há alguma coisa de verdadeiro na opinião dos que pretendem que a alma é exterior ao corpo e o circunvolve?

23 "A alma não se acha encerrada no corpo, qual pássaro numa gaiola
"A alma não se acha encerrada no corpo, qual pássaro numa gaiola. Irradia e se manifesta exteriormente, como a luz através de um globo de vidro... A alma é o centro de todos os envoltórios, como o gérmen em um núcleo."

24 146. A alma tem, no corpo, sede determinada e circunscrita?

25 "Não; porém, nos grandes gênios, em todos os que pensam muito, ela reside mais particularmente na cabeça, ao passo que ocupa principalmente o coração naqueles que muito sentem e cujas ações têm todas por objeto a Humanidade."

26 a) - Que se deve pensar da opinião dos que situam a alma num centro vital?

27 "Quer isso dizer que o Espírito habita de preferência essa parte do vosso organismo, por ser aí o ponto de convergência de todas as sensações. Os que a situam no que consideram o centro da vitalidade, esses a confundem com o fluido ou princípio vital.

28 Pode, todavia, dizer-se que a sede da alma se encontra especialmente nos órgãos que servem para as manifestações intelectuais e morais."

29 a) - O pensamento não é a própria alma que se transporta?
89. Os Espíritos gastam algum tempo para percorrer o espaço? "Sim, mas fazem-no com a rapidez do pensamento." a) - O pensamento não é a própria alma que se transporta?

30 89. a) "Quando o pensamento está em alguma parte, a alma também aí está, pois que é a alma quem pensa. O pensamento é um atributo."

31 É o próprio Espírito que modela o seu envoltório e o apropria às suas novas necessidades; aperfeiçoa-o e lhe desenvolve e completa o organismo, à medida que experimenta a necessidade de manifestar novas faculdades. A Gênese-XI-11 A G- CAPÍTULO XI - Gênese espiritual 11. - Para ser mais exato, é preciso dizer que é o próprio Espírito que modela o seu envoltório e o apropria às suas novas necessidades; aperfeiçoa-o e lhe desenvolve e completa o organismo, à medida que experimenta a necessidade de manifestar novas faculdades; numa palavra, talha-o de acordo com a sua inteligência. Deus lhe fornece os materiais; cabe-lhe a ele empregá-los. É assim que as raças adiantadas têm um organismo ou, se quiserem, um aparelhamento cerebral mais aperfeiçoado do que as raças primitivas. Desse modo igualmente se explica o cunho especial que o caráter do Espírito imprime aos traços da fisionomia e às linhas do corpo. (Cap. VIII, nº 7: Da alma da Terra.)

32 As Células são máquinas super-inteligentes controlado pelo Espírito através do C. C.
Sustenta a Conjunção da Vida Evol. Em Dois Mundos-CAP-IV

33 MISSIONÁRIOS DA LUZ

34 CADA CÉLULA É UM MOTOR ELÉTRICO QUE NECESSITA DE COMBUSTÍVEL PARA FUNCIONAR, VIVER E SENTIR.
Cap.1

35 NO EXERCÍCIO MEDIÚNICO DE QUALQUER MODALIDADE, A EPÍFISE DESEMPENHA O PAPEL MAIS IMPORTANTE.

36 ATRAVÉS DE SUAS FORÇAS EQUILIBRADAS, A MENTE INTENSIFICA O PODER DE EMISSÃO E RECEPÇÃO
Cap.1 p.16

37 A GLÂNDULA MINÚSCULA TRANSFORMA-SE EM NÚCLEO RADIANTE, SEUS RAIOS FORMAM UM LÓTUS DE PÉTALAS SUBLIMES p.19

38 É A GLÂNDULA DA VIDA ESPIRITUAL DO HOMEM
EPÍFISE: É A GLÂNDULA DA VIDA ESPIRITUAL DO HOMEM Cap.2 -Pág.-21

39 HEREDITARIEDADE FISIOLÓGICA
Cap.2 -Pág.-22

40 Permanência da Alma em equilíbrio
M. Da Luz C. Vitais equilibrados Permanência da Alma em equilíbrio P.23

41 PRESERVAÇÃO DAS ENERGIAS PSÍQUICAS PARA ENGRANDECIMENTO DO ESPÍRITO ETERNO!

42 VIRTUDE! ESPORTE DA ALMA JESUS p.24

43 Princípio Científico:
Vibrações Construtivas Gratidão Felicidade Alegria P.25

44 A PAZ DE JESUS SEJA CONVOSCO!
Cap 1- p.18


Carregar ppt "EPÍFISE (PINEAL) SEDE DA ALMA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google