Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouBrenda Aguiar Alterado mais de 10 anos atrás
1
PROPOSTA DE CHECKLIST PARA AVALIAÇÃO DE SITES EDUCACIONAIS
Wellington Della Mura Departamento de Informática da Universidade Estadual do Norte do Paraná Campus Bandeirantes Rodovia BR 369 Km 54 – Caixa Postal 261 – CEP Bandeirantes – PR – Brasil
2
Roteiro Site Avaliado Checklist aplicado Pontos Positivos
Iguinho: Checklist aplicado Pontos Positivos Pontos Negativos Possíveis Soluções
3
Tela inicial do site
4
Checklist aplicado 1 - Qual a proposta pedagógica que permeia o site?
Contexto de aprendizado divertido Sessões de jogos Conteúdo interativo
5
Checklist aplicado 2 - Proporciona um ambiente interativo entre aluno e o site? Como? Seqüência interativa Ensinar comportamentos corretos Metodologia lúdica
6
Checklist aplicado 3 - Permite uma fácil exploração? (seqüencial, não linear) Tudo na página inicial Com sessões Não segue seqüências para o acesso Organizado em partes lógicas Facilita o uso do mesmo
7
Checklist aplicado 4 - Apresenta conceitos de forma clara e correta?
Informações e conceitos sobre muitas disciplinas Conjunto de jogos para cada área de conhecimento Misturador de Cores
8
Checklist aplicado 5 - Desperta o interesse do aluno, sem perder de vista os objetivos do site e do usuário? Despertar interesse e ser divertido Não impõe amontoados de informação Não obriga o aluno a estudar Os jogos ou similares estimulam o aluno a aprender Relógio
9
Checklist aplicado 6 - Oferece alternativas diversificadas para a construção das ações do aluno? Processo é focado simplesmente em jogos Faz com que o aluno realize sua ações baseado nisso
10
Checklist aplicado 7 - Permite que o aluno construa seu conhecimento a partir da ação-reflexão-ação? Tamagotchi
11
Checklist aplicado 7.1 - Tem recursos de animações?
Praticamente todo o conteúdo é multimídia. Animações em flash e sons.
12
Checklist aplicado 7.2 - Permite o registro e a consulta das ações desenvolvidas? A única forma de registro é o envio de mensagens para o “mural”. O usuário manda um que posteriormente é mostrado no mural.
13
Checklist aplicado 8 - Os recursos de multimídia usados têm relevância para os objetivos do site? Sem dúvida A forma de se ensinar deve ser divertida (lúdica)
14
Checklist aplicado 9 - Proporciona condições de abordagem sócio-cultural que contemple aspectos regionais? Na sessão de arte e música Assuntos culturais regionais Nada específico de alguma região
15
Checklist aplicado 10 - É de fácil acesso?
Todas as informações estão dispostas visivelmente Peca em alguns itens da usabilidade Interface simples e intuitiva
16
Checklist aplicado 11 - Apresenta uma visão interdisciplinar?
São abordados problemas comuns doenças causadas pela má alimentação poluição e aquecimento global Combate às doenças
17
Checklist aplicado 12 - Apresenta parte do site com explicações sobre objetivos, conteúdos, equipe de desenvolvimento do site e sugestões metodológicas para a sua utilização? A equipe se mostra presente nas colunas e em um link “Créditos”, mas nada muito interativo.
18
Checklist aplicado 13 - Em relação aos demais recursos didáticos, qual o diferencial que o site apresenta? Aprendizado de coisas cotidianas e simples Artes, cultura, primeiros socorros Muita informação importante ao dia-a-dia Forma mais divertida por meio de jogos e interações mas sem ter aquele peso de estar estudando
19
Checklist aplicado 14 - Proporciona um ambiente de aprendizagem por descoberta? Por se tratar de jogos e outras formas de interatividade do mesmo nível O usuário deve estar atento às noções do jogo e ir aprendendo para prosseguir
20
Checklist aplicado 15 - Permite a integração com outros sites ou softwares? O site possui links para os outros trabalhos do autor Links para páginas com conteúdo parecido
21
Checklist aplicado 16 - Apresenta um ambiente lúdico e criativo?
Existem jogos, por exemplo, com animais virtuais, onde a criança deve cuidar do mesmo. Dependendo do tratamento que o animal recebe ele pode ficar doente, feliz, etc. Com isso a criança pode aprender como se comportar e tem certa responsabilidade, por exemplo. Jogo Matemática
22
Checklist aplicado 17 - Qual o tipo de estratégia do site (jogo, tutorial, exercício- prática, autoria, outros)? Jogo. O site é todo focado em Jogos e exemplos interativos.
23
Checklist aplicado 18 - Liste as mídias que são utilizadas e indique em quais situações. O site é todo multimídia, abusando das animações em flash e sons até nos botões de acesso.
24
Checklist aplicado 19 - Tem indicação clara do público alvo a que é destinado? Não foi encontrado qual é a indicação do site Inicialmente, pensa-se em crianças de 1ª a 4ª séries Algumas sessões, como a página do Pedro, porém, mais com o intuito de diversão do que educação
25
Pontos Positivos O ambiente lúdico propicia um aprendizado mais rápido e divertido; A linguagem é simples e as brincadeiras não exigem muita experiência com computadores e internet; Os assuntos são abordados em forma de jogos e o aprendizado é implícito; São abordados temas do cotidiano, como aquecimento global, combate a doenças, etc.
26
Pontos Negativos A navegação é organizada, porém a cada link clicado uma nova janela é aberta; Não indica a faixa etária; Uma forma mais efetiva de comunicação e interação com outros usuários.
27
SOLUÇÕES PARA OS ELEMENTOS NEGATIVOS
Problema Solução A navegação é organizada, porém a cada link clicado uma nova janela é aberta; Aplicar alguns conceitos de usabilidade; Não indica a faixa etária. Exibir a faixa etária para casa sessão. Uma forma mais efetiva de comunicação e interação com outros usuários. A inserção de um fórum, ou um painel de recados em tempo real.
28
CONCLUSÕES Site indicado para trabalhar com introdução à informática junto de crianças de 1ª a 4ª série. Forma interessante de proporcionar um aprendizado lúdico.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.