A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

8ª série/9° ano ARTE Prof. Juliana Sena

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "8ª série/9° ano ARTE Prof. Juliana Sena"— Transcrição da apresentação:

1 8ª série/9° ano ARTE Prof. Juliana Sena
ARTE E EMOÇÃO 8ª série/9° ano ARTE Prof. Juliana Sena

2 É POSSÍVEL EXPRESSAR EMOÇÕES POR MEIO DA ARTE?
Em muitas obras de arte, o tema central é o sentimento e as emoções. Houve momentos históricos em que os artistas se interessavam especialmente em emocionar o espectador.

3 Refeição na trincheira, Otto Dix, 1924 – gravura, 19,6 cmX29cm
Refeição na trincheira, Otto Dix, 1924 – gravura, 19,6 cmX29cm. Galeria Nacional da Austrália

4 Sentimentos e Emoções Durante o sec
Sentimentos e Emoções Durante o sec. XVII, no período barroco, os artistas exploravam as emoções do público, despertando-lhe a sensibilidade religiosa por meio de obras que eram expostas nas igrejas. Tempos depois, nos primeiros anos do sec. XX, os expressionistas interessaram-se pela representação da emoção e do lado dramático da vida.

5 Eles queriam representar as reações subjetivas que os acontecimentos cotidianos causavam nas pessoas, e para isso empregavam formas distorcidas e cores intensas. Explorar e conhecer as emoções é parte do trabalho dos artistas.

6 Conhecendo mais profundamente os sentimentos, podem comover as pessoas por meio de seus trabalhos. Em certas ocasiões os artistas utilizam de personagens para representar as próprias emoções e sentimentos.

7 Parte do frontal de Mahamud, anônimo
Parte do frontal de Mahamud, anônimo . Têmpera sobre pergaminho aplicado sobre madeira – Museu de Arte da Catalunha, Barcelona-Espanha

8 Esta pintura é parte do trabalho de um artista desconhecido da Idade Média. A obra é uma homenagem fúnebre a um cavaleiro espanhol. As pessoas são representadas com expressão de dor e de perda. *Note como o artista usou as mãos dos personagens para reforçar esse sentimento.

9 Igreja de Santa Maria da Vitória - Roma - Itália
Êxtase de Santa Tereza – Gian Lourenzo Bernini 1646 – escultura em mármore – 350cmX138cm

10 O artista italiano Gian Lourenzo de Bernini, representou nesta escultura barroca, uma experiência vivenciada por Santa Tereza de Ávila: o momento em que um anjo, símbolo do amor divino, lança uma flecha em seu coração. Na época, acreditava-se que suportar um sofrimento com coragem era uma forma de se aproximar de Deus. *Preste atenção na expressão de dor da Santa, e em como o escultor representou no mármore a leveza de suas vestes.

11

12 O artista brasileiro Flávio de Carvalho, realizou em 1947, a Série Trágica, formada por nove desenhos feitos com carvão sobre papel, em que eterniza a circunstância da morte de sua mãe. Nesta sequência de desenhos, percebemos a expressão de dor e os suspiros que acompanham o momento difícil do fim da vida * Série trágica: Minha mãe morrendo n° 7.

13 Asas Partidas – Museu Frida Kahlo - México
Reprodução da página do diário de Frida Kahlo. Nele, ela registrou textos e desenhos durante 10 anos. O desenho ao lado é um autorretrato, no qual Frida se apresentou com um olhar triste, seminua, envolta em um arbusto que parece pegar fogo, acrescentando o texto: Já vai? Não. Asas Partidas

14 EXPRESSIONISMO


Carregar ppt "8ª série/9° ano ARTE Prof. Juliana Sena"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google