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5S JEFFERSON BUENO.

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1 5S JEFFERSON BUENO

2 CONCEITO O 5S é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura. A sigla 5S saiu de cinco palavras japonesas que começam com a letra S.

3 5S Seiri Senso de Utilização Seiton Senso de Ordenação
Seisou Senso de Limpeza Seiketsu Senso de normalização Shitsuke Senso de Autodisciplina

4 5S surgiu no Japão no início dos anos 1950.
Na indústria, seus principais papéis são: liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis. Trata de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas. No Brasil, alguns “S” foram traduzidos usando palavras variadas.

5 Conceito A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático de classificação, ordem, limpeza, permitindo assim de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional.

6 Propósito Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.

7 Os principais benefícios da metodologia 5S são:
Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais tende à degeneração Melhoria da qualidade de produtos e serviços Menos acidentes do trabalho Maior satisfação das pessoas com o trabalho

8 Seiri - classificação Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil. Máquinas em reparo, material gasto, armários inúteis.

9 Seiton -ordem Situar os necessários, organizar o espaço de trabalho de forma eficaz. Priorizar o necessário, juntar a tarefa com recursos.

10 Seisō –limpeza Suprimir os supérfluos, melhorar o nível de limpeza.
Perfil do ambiente, qualidade de vida no trabalho.

11 Seiketsu -Normalização
Sinalizar anomalias, prevenir o aparecimento de supérfluos e a desordem. Criticar no dia a dia, manter foco no que está organizado. Não permitir o relaxamento.

12 Shitsuke -Manutenção Seguir melhorando, incentivar esforços de aprimoramento. Manter atitude proativa e incentivar a evolução.

13 Centro de Suporte Melhorou os níveis de qualidade da comunicação e troca de informações Redução do ciclo de treinamento para novos empregados Redução de reclamações Redução do tempo de atendimento por cliente

14 BOING Melhoria da produtividade
Maiores níveis de qualidade da produção Maior segurança Melhor Desempenho

15 Quando ocorre a necessidade?
Quando a empresa apresenta dificuldades para compor documentos e relatórios. Quando a empresa apresenta lentidão para a organização de processos e novas práticas. Quando o nível de stress do funcionário é visível. Quando a necessidade de modernização do ambiente da empresa é sinalizado pelos visitantes.

16 CONSCIENTIZAÇÃO NÃO É UM MULTIRÃO PARA LIMPEZA NÃO SE TRATA DE FAXINA
NÃO DIZ RESPEITO A CNTRATAR TERCEIRIZADOS PARA REALIZAR. TRATA-SE DE ADOTAR UMA NOVA CULTURA PARA ATITUDES E COMPORTAMENTO PROATIVO.


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