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PESQUISA: Prof. ALECIO DAMICO 2007
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL Prof. ALECIO DAMICO 2007
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Neste estudo investigamos a formação inicial de professores de Matemática para o ensino dos números racionais no Ensino Fundamental. Foram pesquisados 346 estudantes para professores de Matemática (189 iniciantes e 157 concluintes) e 41 formadores de professores de duas universidades do ABC paulista.
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PROBLEMA DE PESQUISA Os alunos dos cursos de Licenciatura em Matemática estão saindo das Universidades pesquisadas com uma formação que os capacite para o ensino dos números racionais no Ensino Fundamental?
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A coleta de dados foi realiza por intermédio de cinco fontes: Instrumento 1: os alunos concluintes foram solicitados a criarem oito problemas envolvendo frações, com o objetivo de avaliar alunos do Ensino Fundamental; Instrumento 2: os alunos concluintes resolveram os oito problemas que criaram; Instrumento 3: todos os alunos, iniciantes e concluintes, foram submetidos a uma avaliação contendo vinte questões que versavam sobre conhecimentos fundamentais sobre números racionais; Instrumento 4: entrevista interativa com 10% dos alunos concluintes participantes da pesquisa; Instrumento 5: entrevista interativa com 41 professores.
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ANÁLISE DOS DADOS Optamos por uma abordagem qualitativa de interpretação dos dados. Em função do grande volume de informações a análise qualitativa foi precedida por um resumo estatístico, com o objetivo de mostrar a freqüência com que cada categoria ou sub-categoria foi observada.
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UNIDADES DE ANÁLISE Os resultados foram apresentados em três unidades de análise que abordam, respectivamente: 1) o conhecimento matemático (conceitual e processual) dos estudantes para professores em relação a cinco subconstrutos ou significados das frações (parte-todo; operador; quociente ou divisão indicada; medida e coordenada linear); 2) o conhecimento matemático e o PCK (conhecimento pedagógico do conteúdo ou conhecimento didático) em relação as operações básicas com frações (adição, multiplicação e divisão); 3) os números racionais na formação universitária.
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RESULTADOS Nossos dados apontam para o fato de que os estudantes para professores têm uma visão sincrética dos números racionais.
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Há um acentuado desequilíbrio entre o conhecimento conceitual e processual, com prevalência do processual, como também observa-se um baixo nível de conhecimento didático relacionado as formas de representação dos conteúdos normalmente ensinados no Ensino Fundamental que versam sobre números racionas (frações).
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