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Agência de Inovação da UNICAMP

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Apresentação em tema: "Agência de Inovação da UNICAMP"— Transcrição da apresentação:

1 Agência de Inovação da UNICAMP
INOVA e Energia Agência de Inovação da UNICAMP Roberto A. Lotufo Forum Permanente de Energia e Ambiente: P&D e Eficiência Energética 9 de nov 2004

2 P&D no Brasil P&D na academia P&D na empresa
Artigos e formação P&D na empresa Produtos e patentes Distorção no Sistema Brasileiro de Inovação Pouca P&D na empresa Limites da interação universidade – empresa Mais P&D na empresa

3 Brasil Pesquisa Acadêmica

4 Presença mundial em C&T Artigos e Patentes

5 Brasil e Coréia: Cientistas e Engenheiros
Fontes: Br 1996: Anpei, INEP; Br 2000: MCT, Inep; Coréia:

6 Distorção no Sistema Brasileiro de C&T
Poucos C&E nas empresas 23% dos cientistas brasileiros trabalham em empresas Brasil: < , < 23% do total no país Coréia: , 54% do total no país EUA: , 80% do total no país Limitada conversão de conhecimento em desenvolvimento empresas é que geram riqueza o contribuinte não entende porque deve pagar por Ciência a Ciência avança mais, a Competitividade menos

7 Distribuição institucional da atividade de P&D

8 Investimento em P&D pela indústria, 2001
Fonte: OECD Science, Technology and Industry Scoreboard 2002 e Site MCT

9 Investimento em P&D pelo governo, 2001
Fonte: OECD Science, Technology and Industry Scoreboard 2002 e Site MCT

10 Investimento do Governo x Investimento Empresarial
Nos paises desenvolvidos: US$ 1,00 governo => US$ 9,00 empresa Necessidade de desenvolver políticas tecnológicas que catalizem o investimento empresarial em P&D

11 Onde trabalham tantos C&E Coreanos?
Fonte: Korean Industrial Technology Association (KITA), via Celso Barbosa, ANPEI

12 Limites da interação universidade-indústria
Nos EUA: indústria financia menos de 8% da pesquisa na universidade Diferentes culturas e missões sigilo tempo disponível pesquisar ensinando x pesquisar rápido natureza da pesquisa desenvolvimento, pq. aplicada e pq básica

13 O mito do investimento privado na universidade
(fonte:NSF/SRS: Survey of Sci and Eng Expenditures at Universities, FY 1999

14 EUA: investimento empresarial em P&D, 2000
Fonte: Science and Engineering Indicators 2002

15 Unicamp, 2003 Criada em 1967 29.741 Alunos 15.001 Alunos de graduação
1.864 Alunos de graduação formados Alunos de pós-graduação 1.297 dissertações de mestrado 743 teses de doutorado 20 Unidades de ensino e pesquisa 53 Cursos de graduação 111 Cursos de pos-graduação 1.694 Professores – 94,6% Doutorado Parcial: (2,4%) Completo: (10,4%) Integral: (87,2%)

16 Publicações Indexadas desde 1974
Dedicação integral com doutorado: 1989: 40% 2003: 87%

17 INPI, Principais patenteadores 1997-2000

18 Patentes Requeridas na UNICAMP
                                                                                    35 agraciadas com “Prêmio Governador do Estado – Invento Brasileiro”

19 Indicadores Academicos da UNICAMP
Por professor, por ano 1 artigo internacional 1.2 aluno de graduação formado 1 aluno de mestrado formado 0.5 aluno de doutorado formado Propriedade intelectual (global) 4 patentes depositadas por mes 1 contrato de licenciamento por mes

20 Orçamento R$ 847 milhões em 2001
Autonomia com Vinculação Orçamentária Gov. ESP 2,59% ICMS, SPaulo Cursos de Extensão R$ 21 milhões SUS – Saúde Pública R$ 80 milhões Investigação R$ 174 milhões

21 Recursos para Pesquisa e Educação Continuada
3,5% Obs: Os recursos provenientes da FAPESP incluem bolsas, auxílios à pesquisa, apoio à infra-estrutura e taxas acadêmicas; os recursos da CAPES incluem bolsas e taxas acadêmicas; já os recursos do CNPq referem-se a bolsas e fomento à pesquisa.

22 Agência de Inovação da UNICAMP
Entrou em operação em ago/set 2003 Órgão da Reitoria Missão: Fortalecer as parcerias da Unicamp com empresas, órgãos de governo e demais organizações da sociedade, criando oportunidades para que as atividades de ensino e pesquisa se beneficiem dessas interações contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do País.

23 Diretorias na Agência Diretoria de Parcerias e Projetos Colaborativos
Workshops de Parceria Diretoria de Propriedade Intelectual Política de PI na UNICAMP Banco de Patentes na Internet Programa Diligência da Inovação Diretoria de Incubadoras e Parques Tecnológico Estudo de implantação do Parque Tecnológico (Polo II) Incubadora de EBT: Incamp Projeto “Filhas da UNICAMP”

24 Importância da Interação Universidade – Empresa
Na UNICAMP, representa aprox. 3,5% do orçamento total Contribuição para a universidade: Melhoria do ensino e da pesquisa Contribuição para a empresa: Acesso a tecnologia de ponta Identificação de talentos

25 Diretoria de Propriedade Intelectual
276 patentes depositadas, 49 concedidas no Brasil, 7 licenciadas (~ 1 milhão reais em 8 anos) Banco de patentes (organização e seleção) publicado na Internet (jan04) Média de mais de 4 patentes por mes Licenciamento de 1 contrato por mes

26

27

28 Diretoria de Parcerias
Workshops de Parcerias Especializações: Lei de Informática Política de P&D Setor Energético (ANEEL) Biotecnologia Nanotecnologia Etc.

29 Parcerias Unicamp com Setor Elétrico
CPFL, CHESF, AES Tietê, DUKE, ELEKTRO, CEMIG, CTEEP, ANEEL, Min. Minas e Energia, LIGHT

30 Parcerias Unicamp com Setor Elétrico
CICLO 2001/2002

31 CICLO 2002/2003

32

33

34 CICLO 2003/2004

35

36 O POTENCIAL DO SETOR DE ENERGIA
64 Distribuidoras próxima

37 O POTENCIAL DO SETOR DE ENERGIA
34 Geradoras 23 Transmissoras próxima

38 INVESTIMENTOS EM P&D MILHÕES R$ /ANO
Empresas com investimento  R$ 0,500 / ano próxima

39 INVESTIMENTOS EM P&D MILHÕES R$ /ANO
Total ANEEL : 102 empresas -> R$180,85 Estado SP : 6 empresas -> 35,68 (21%) Total FNDCT : 102 empresas -> R$180,85 próxima

40 INOVA - APOIO ESTRUTURAL
Melhor relacionamento da UNICAMP com as concessionárias maior conhecimento das empresas detecção de oportunidades - conhecimento das necessidades fortalecimento do relacionamento com as empresas maior controle sobre os prazos de inscrição de trabalhos por empresa Representatividade da universidade de forma mais integrada inclusão de um número maior de departamento, núcleos e faculdades no setor de energia capacidade de gestão em projetos de características multidiciplinares próxima

41 INOVA - APOIO ESTRUTURAL
Agente de fomento e desenvolvimento do mercado colaboração dos projetos de pesquisa com empresas de desenvolvimento viabilização de financiamentos e utilização da incubadora de empresas Agente facilitador estrutura de prospecção/ negociação /venda com as empresas estrutura administrativa / tramitação de contratos estrutura para montagem dos projetos (normas e padrões da ANEEL) triagem e cadastramento de empresas parceiras dentro dos projetos profissionais com experiência prática no setor de energia repositório das informações do setor de energia próxima

42 ESTRATÉGIA DE REDE DE PARCEIROS
Como transformar pesquisa em tecnologia ? Como internalizar o conhecimento ? Como garantir que os produtos da pesquisa sejam incorporados dentro dos processos internos das concessionárias ? ESTRATÉGIA CONCESSIONÁRIAS Equipe reduzida Conhecimento das necessidades Terceirização de serviços dentro do P&D UNICAMP Linhas de pesquisa Conhecimento Estrutura laboratorial e acadêmica Integradora EMPRESAS (TECNOLÓGICAS) força de internalização : implantação, manutenção e documentação dos produtos Desenvolvimento do produto/processo

43 PARCERIAS Incentivo a pesquisa na empresa
CONCESSIONÁRIA NECESSIDADE UNICAMP PESQUISA EMPRESAS DESENVOLVIMENTO Incentivo a pesquisa na empresa Geração de Empresas de Base Tecnológica Melhor relacionamento Universidade-Empresa

44 Diretoria de Parques e Incubadoras
Incubadora Incamp (10 empresas) Implantação da incubadora de produtos naturais Implantação de incubadora virtual com ênfase em software Projeto “filhas da UNICAMP” Parque Tecnológico de Campinas

45 Pólo Tecnológico de Campinas: 8 milhões de m2
Estudo de implantação: - Finep, MCT; Governo ESP; Prefeitura Campinas Unicamp Lab. Síncrotron CPqD Ericsson Ci&T Via D. Pedro I Rod. Campinas – Mogi Mirim PUC Nortel Positron XTal Fiber TBS Pharma Lucent SONAE Parceria: Federal Estadual Municipal

46 Projeto: “Filhas da Unicamp”
> 90 companies R$700 mi IT: 40 Biotech: 10 Lasers & optics: 13 Eng, Food, Cons.: 27 fibras ópticas

47 MIT – Impacto da Inovação
4.000 empresas (ex-alunos e professores) 150 novas empresas/ano 1,1 milhão de pessoas empregadas Faturamento anual: US $ 232 bilhões 24a maior economia do mundo Fonte: MIT- The Impact of Innovation, Bank Boston 1997

48 Universidade e a Inovação
Formação de pessoal capaz de criar conhecimento na empresa e na academia Pesquisa cooperativa com empresas Melhor educação na universidade Apoio à P&D na empresa Berço de empresas TI, Engenharias, Biologia, Física, Proposição e debate de políticas públicas

49 Aliança do Conhecimento
Papel das instituições Academia Educação Fronteiras do conhecimento Empresa Conhecimento associado ao mercado Geração de riqueza Estado Mobilizar Viabilizar Social


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