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Processo de Enfermagem Ensino

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Apresentação em tema: "Processo de Enfermagem Ensino"— Transcrição da apresentação:

1 Processo de Enfermagem Ensino
III Simpósio Internacional do Instituto Lauro de Souza Lima Diná Monteiro da Cruz Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Agradeço a oportunidade de participar desta mesa redonda e trago a todos os cumprimentos da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. O ensino do processo de enfermagem é assunto que interessa não só aos que têm por ocupação o ensino de enfermagem, mas também aos estudantes, enfermeiros clínicos e gerenciais.

2 Gerações Processo de Enfermagem 1ª Geração Processo de Enfermagem
(Pesut & Herman, 1990) HHCC (1990) Resultado Omaha (1986) Processo de Enfermagem Problemas de enfermagem 1ª Conferência Diagnóstico EUA / Canadá (1973) Abdellah (1959) 21 problemas de enfermagem Diagnóstico NIC (1987) NOC (1991) Intervenção Henderson (1966) 14 necessidades básicas Nightingale Criméia Separar pacientes por gravidade NANDA (1982) CIPE (1989) Center for Nursing Classifications (1995) Iowa 1854 1900 1920 1930 1940 1950 1960 1970 1980 1990 2000 Simões (1980/1988) Vocabulário de Enfermagem Farias, Nóbrega et al. (1990) Diagnóstico de Enfermagem Essa figura apresenta alguns marcos do processo de enfermagem. O processo de enfermagem foi introduzido no Brasil na década de 1970, por Wanda de Aguiar Horta, para operacionalizar a enfermagem, concebida como a ciência que trata da assistência ao ser humano em suas necessidades humanas básicas (Horta 1979)(4). Com o uso no ensino e nos serviços de saúde o processo de enfermagem acabou sendo denominado e reconhecido pelo título de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), embora não se saiba exatamente a origem dessa designação. Neste projeto os termos Processo de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem serão usados como sinônimos. Há várias definições de processo de enfermagem; diferem nos aspectos que focalizam ou na ênfase que a eles atribuem. Neste estudo o processo de enfermagem é definido como um instrumento que provê um guia sistematizado para o desenvolvimento de um estilo de pensamento que direciona os julgamentos clínicos necessários para o cuidado de enfermagem (Kenney, 1995)(2). O processo de enfermagem prevê que a assistência de enfermagem seja pautada na avaliação do paciente, que fornece os dados para que os diagnósticos de enfermagem sejam identificados. Os diagnósticos direcionam a definição de metas a serem alcançadas. Juntos, diagnósticos e metas, são as bases para selecionar as intervenções mais apropriadas à situação específica do paciente. Realizadas as intervenções, o alcance das metas deve ser avaliado e dessa avaliação retorna-se às fases precedentes, caso as metas não tenham sido alcançadas, ou novos diagnósticos tenham sido identificados. O processo de enfermagem, na perspectiva adotada, é um instrumento para guiar decisões clínicas dos enfermeiros e, como tal, refere-se a aspectos cognitivos e intelectuais dos enfermeiros. No entanto, a documentação de enfermagem nos serviços de saúde, quando estruturada segundo o processo de enfermagem, permite inferir como o processo é operacionalizado pelos enfermeiros e, pelo menos em parte, o conteúdo do cuidado de enfermagem oferecido. A análise da documentação do processo de enfermagem nos serviços de saúde é uma forma de estudá-lo. Legenda: NANDA North American Nursing Diagnosis Association NIC Nursing Interventions Classification NOC Nursing Outcomes Classification ICNP International Classification for Nursing Practice CIPE Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem CIPESC Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem em Saúde Coletiva Omaha Management Information System for Community Health Nursing Agencies (Martin KS, Scheet NJ) HHCC Home Health Care Classification (Saba VK.) COFEN (2002) SAE Horta ( ) Processo de Enfermagem Lei Exercício Profissional (1986) Prescrição de Enfermagem CIPE (ICNP) Consultores (1992) CIPEsc (1997)

3 Processo de Enfermagem
Lei 7498 de 25 de julho de 1986 Regulamentação do exercício profissional Prescrição de enfermagem – privativo do enfermeiro Resolução 272/2002 (COFEN) Sistematização da Assistência de Enfermagem nas instituições de saúde do Brasil Planejamento, implantação, execução, organização e avaliação do processo de enfermagem A Lei do Exercício Profissional promulgada em 1986 estabelece a “prescrição da assistência de enfermagem” entre as atividades privativas do enfermeiro, mas sem mencionar explicitamente o processo de enfermagem (Brasil, 1986)(9). O Conselho Federal de Enfermagem, na Resolução 272/2002, dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem nas instituições de saúde brasileiras (COFEN, 2002)(10). Nesse dispositivo, o Conselho especifica a atividade privativa do enfermeiro relacionada à SAE, estabelecendo que cabe ao enfermeiro, privativamente, a implantação, planejamento, organização, execução e avaliação do processo de enfermagem, composto pelas etapas de histórico e exame físico, diagnóstico de enfermagem, prescrição de enfermagem e evolução de enfermagem (COFEN, 2002)(10). Essa mesma resolução dispõe que a SAE deverá ser registrada nos prontuários de saúde das pessoas (COFEN, 2002)(10). De acordo com essas normas, o ensino do processo de enfermagem é fundamental para a formação do enfermeiro e supomos que todos os programas de bacharelado em enfermagem se preocupem com a inserção do assunto.

4 Ensino Processo de Enfermagem
A finalidade desta apresentação é relatar o que tenho aprendido sobre o ensino do processo de enfermagem com a expectativa de que esse relato provoque questionamentos e observações.

5 Ensino do Processo de Enfermagem
A literatura Desafios O que é processo de enfermagem? O que é enfermagem? Estratégias de ensino Avaliação do ensino-aprendizagem Trataremos brevemente do que a literatura tem trazido sobre o ensino do processo de enfermagem e a seguir dos principais desafios que enfrento no ensino do processo de enfermagem.

6 Ensino do Processo de Enfermagem
Literatura sobre o ensino do processo de enfermagem A minha observação pouco sistematizada tem me mostrado que muito pouco se tem publicado sobre o ensino do processo de enfermagem. O convite para esta participação motivou-me a verificar essa observação.

7 “Processo de enfermagem” no título
Total de citações Uma breve busca na PubMed das citações que tivessem no título o termo “Processo de Enfermagem” sem qualquer outro critério retornou 1149 citações. Como o interesse era do ensino sobre o processo de enfermagem...

8 “Processo de enfermagem” no título E (ensino OU educação)
...adicionamos ao critério a presença dos termos ‘educação’ OU ‘ensino’ , o que reduziu o total de 1149 para 284 citações.

9 Esse gráfico mostra como se distribuíram as 284 citações no decorrer do tempo em faixas de 5 anos. A primeira citação é de 1955 (na Nursing Outlook Hudson BC – The nursing process record). Podemos observar que até 1974 a média de citações por ano era menor que 1, e que os anos entre 1975 e 1994 – um período de 20 anos – foram os mais profícuos. No período seguinte o total reduz-se quase à metade, caindo mais nos anos subseqüentes. Apesar de essa busca ter sido muito simples, dos possíveis viéses de indexação e da entrada das publicações de enfermagem nas bases de dados, gostaria que se perguntassem sobre os motivos que poderiam explicar essa aparente tendência em diminuir as publicações sobre o ensino do processo de enfermagem e isso pode ficar para os debates.

10 Processo de Enfermagem
Desafios ao ensinar e aprender Como ensinar? Por que ensinar? Para que ensinar? O que é o processo de enfermagem? O ensino do processo de enfermagem apresenta vários desafios. À primeira vista pode nos parecer que o mais importante é o como ensinar o processo de enfermagem, ou ainda por que ensinar ou para que ensinar o processo de enfermagem. No entanto, o maior – ou talvez o primeiro -desafio a ser enfrentado é resolver do que é que estamos falando quando tratamos do processo de enfermagem com nossos estudantes.

11 Processo de Enfermagem
O que é? Formato para a documentação clínica? Método de resolver problemas? ? Formato.... Método .... ? Instrumento Essa pergunta neste espaço pode parecer desnecessária. No entanto é comum observarmos alguns entendendo o processo de enfermagem como um formato para a documentação clínica que os enfermeiros devem fazer; alguns entendendo como um método de resolver problemas; alguns entendendo como uma tradição a ser mantida... Seja um formato para documentar, um método para resolver problemas, o processo de enfermagem é apenas um instrumento.

12 Processo de Enfermagem
Guia Estilo de Pensamento Julgamentos clínicos (Kenney, 1995) Gosto muito da definição de Kenney (1995) de que o processo de enfermagem é um guia para desenvolver um estilo de pensamento que direciona julgamentos clínicos apropriados. O processo de enfermagem visto dessa forma é apenas um instrumento.

13 Processo de Enfermagem
Julgamentos clínicos apropriados Análises complexas de múltiplas condições Pensamento crítico Perspectiva das pessoas sob cuidados Contexto do cuidado Focaliza resultados Julgamentos clínicos referentes a que? Com o processo de enfermagem visto dessa forma, o melhor resultado do ensino do processo de enfermagem seria vermos os nossos estudantes e enfermeiros fazendo julgamentos clínicos apropriados. Isto é, fazendo análises complexas de múltiplas condições, exercendo o pensamento crítico, considerando a perspectiva das pessoas sob cuidados, considerando o contexto do cuidado e atento aos resultados desejáveis e possíveis de suas ações. A grande questão que então se coloca é que os julgamentos clínicos não se dão num vazio de conteúdo. Julgamentos clínicos referentes a que? E aí o segundo grande desafio...

14 Processo de Enfermagem
De que trata a enfermagem? ... De que trata a enfermagem? A que viemos? Se não apresentarmos aos estudantes alguma noção do que é a enfermagem, o ensino do processo de enfermagem, assim como ele mesmo, ficará esvaziado. Apesar das muitas e válidas questões sociológicas, filosóficas e práticas sobre ‘de que trata a enfermagem’, é importante que ao estudante seja apresentada alguma noção do que trata a enfermagem.

15 Processo de Enfermagem
Respostas da pessoa aos problemas de saúde Disfuncionais ou em Risco Funcionais Resultado Resultado A idéia de que a enfermagem trata das respostas das pessoas aos problemas de saúde é um bom começo. O estudante é capaz de, a partir dessa assertiva, considerar e lidar com as contradições e conflitos conceituais, bem como com as incompletudes e juventude da disciplina de enfermagem. Assim, alguma idéia do que seja a enfermagem precisa ser instilada, iluminada, exemplificada e valorizada. Prevenção, Recuperação, Reabilitação Promoção Ações de enfermagem

16 Processo de enfermagem
Meio pelo qual as enfermeiras: Obtém dados sobre as respostas das pessoas aos problemas de saúde; Identificam as respostas dos pacientes aos problemas de saúde que merecem cuidados de enfermagem; Delineiam formas de auxiliar o paciente a lidar com essas situações; Implementam os cuidados necessários; Determinam a efetividade desses cuidados. Costumo começar com os alunos dizendo que o processo de enfermagem é

17 Processo de Enfermagem
O que é o processo de enfermagem? Instrumento para o julgamento clínico... De que trata a enfermagem? Respostas a problemas de saúde... Se o processo de enfermagem é apenas um instrumento para orientar os julgamentos clínicos sobre as respostas aos problemas de saúde, ...

18 Processo de Enfermagem
Dados Raciocínio Informações teóricas para ensinar e aprender o processo de enfermagem é necessária a articulação entre dados que podem ser obtidos pelos órgãos dos sentidos e informações teóricas pertinentes, por meio do raciocínio. Fazer pensando Pensar fazendo

19 Processo de Enfermagem
Estratégias de ensino Obtenção de dados observáveis Informações teóricas pertinentes Habilidades perceptuais e cognitivas Assim, a minha opinião é que as melhores estratégias de ensino do processo de enfermagem são as que conduzem o estudante a fazer pensando e a pensar fazendo. Como muitas das informações teóricas pertinentes para a enfermagem são distribuídas ao longo de um programa de graduação, de bacharelado, o processo de enfermagem só pode ser ensinado e aprendido ao longo de toda a formação. Fazer pensando Pensar fazendo

20 Processo de Enfermagem
Estratégias de ensino Obtenção de dados observáveis A pessoa de quem se cuida O que manifesta Como ‘experiencia’ o que vive O contexto em que o cuidado ocorre Físico, social, cultural, tecnológico ... Informações teóricas pertinentes Habilidades perceptuais e cognitivas Na obtenção de dados observáveis, as estratégias de ensino devem privilegiar a pessoa de quem se cuida, o que ela manifesta e como experiencia o que vive e os dados do contexto em que o cuidado ocorre. A natureza dos dados a serem observados depende das informações teóricas pertinentes. Fazer pensando Pensar fazendo

21 Processo de Enfermagem
Estratégias de ensino Obtenção de dados observáveis Informações teóricas pertinentes Respostas das pessoas aos problemas de saúde Ações da enfermagem Resultados possíveis e desejáveis Habilidades perceptuais e cognitivas As informações teóricas pertinentes são principalmente as resppostas das pessoas aos problemas de saúde ou aos processos de vida – os diagnósticos de enfermagem; as ações que a enfermagem faz para melhorar as respostas das pessoas – as intervenções de enfermagem e os resultados que podem ser influenciados por ações da enfermagem. Fazer pensando Pensar fazendo

22 Processo de Enfermagem
Estratégias de ensino Obtenção de dados observáveis Informações teóricas pertinentes Habilidades perceptuais e cognitivas Raciocínio clínico A integração dos dados observáveis às informações teóricas pertinentes se dá por meio de habilidades perceptuais e cognitivas envolvidas no raciocínio clínico. Fazer pensando Pensar fazendo

23 Processo de Enfermagem
Avaliação do ensino-aprendizagem Obtém dados sobre as respostas das pessoas aos problemas de saúde? Identificam as respostas dos pacientes aos problemas de saúde que merecem cuidados de enfermagem? Delineiam formas de auxiliar o paciente a lidar com essas situações? Implementam os cuidados necessários? Determinam a efetividade desses cuidados? A avaliação do ensino aprendizagem do processo de enfermagem é algo quase intangível, mas ao mesmo tempo, sensível. Requer que perguntemos se o estudante ou a enfermeira:

24 Concluindo... A literatura Desafios O que é processo de enfermagem?
O que é enfermagem? Estratégias de ensino Avaliação do ensino-aprendizagem Concluindo, vimos que a literatura de enfermagem parece que pouco tem contribuído na área do ensino do processo de enfermagem, mas uma revisão de literatura bem delineada seria necessária. E quanto aos desafios, o mais importante é ter clareza do conceito de processo de enfermagem e de enfermagem que se quer ensinar.

25 Diná Monteiro da Cruz


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