A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM Emerson Roberto de Oliveira Estomaterapia-UFMG Gerontologia-UNIGRANRIO Enfermeiro do NUGG - Geriatria-HC/UFMG Teleconsultor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM Emerson Roberto de Oliveira Estomaterapia-UFMG Gerontologia-UNIGRANRIO Enfermeiro do NUGG - Geriatria-HC/UFMG Teleconsultor."— Transcrição da apresentação:

1 DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM Emerson Roberto de Oliveira Estomaterapia-UFMG Gerontologia-UNIGRANRIO Enfermeiro do NUGG - Geriatria-HC/UFMG Teleconsultor em feridas – Telessaúde HC/UFMG Preceptor da residência integrada multiprofissional –HC/UFMG Coordenador do curso de enfermagem geriatrica-CIAPE/FCMMG Programa de atenção ambulatorial em Feridas – BMD Convatec Belo Horizonte, 8 Novenbro de 2011

2 Diagnósticos de Enfermagem Capacidade de análise, julgamento, de interpretação, de síntese e percepção. (Enfermeiro)

3 Baseiam-se nos problemas: a)Reais (presente) b)Potenciais (futuro) Podem ser sintomas de disfunções fisiológicas, comportamentais, psicossociais ou espirituais. Devem ser identificados e listados em ordem de prioridade.

4 Eixos que devem ser levados em conta no processo diagnóstico (NANDA) Eixo 1 – o conceito diagnóstico; Eixo 2 – tempo (de agudo a crônico; curta duração, longa duração); Eixo 3 – unidade de cuidado (indivíduo, família, comunidade, grupo alvo);

5 Eixo 4 – idade (feto a idoso); Eixo 5 – potencialidade (real; risco para; oportunidade ou potencial para crescimento/aumento); Eixo 6 – descritor (limite ou especificação do significado do conceito diagnóstico); Eixo 7 – topologia (partes, regiões do corpo).

6 Domínios em que são distribuídos os diagnósticos de enfermagem (NANDA) Atividade / repouso Autopercepção Conforto Crescimento / desenvolvimento

7 Eliminação Enfretamento / tolerância ao stress Nutrição Percepção / cognição Princípios da saúde Relacionamento de papéis Segurança / proteção Sexualidade

8 Segundo alguns estudiosos, o(s) diagnóstico(s) de enfermagem... São provenientes do julgamento dos enfermeiros com base nos dados coletados e validados em conjunto com os conceitos e as teorias científicas e humanistas de enfermagem. (Paul e Reever, 2000)

9 É uma afirmativa que cobre um tipo específico de problema ou de resposta apresentados pelos indivíduos e identificados pelo enfermeiro. (Carpenito, 1997)

10 O uso do diagnóstico de enfermagem proporciona aos enfermeiros uma linguagem comum para identificação dos problemas do cliente e o auxilia na escolha das prescrições de enfermagem, bem como na avaliação de tais prescrições. (Doenges e Moorhouse, 1995)

11 O diagnóstico de enfermagem é um desafio para o enfermeiro. 1.Conhecimento técnico-científico 2.Pensamento crítico para interpretar os dados coletados

12 Componentes estruturais dos diagnósticos de enfermagem Título -Nome para o diagnóstico -Dizer o que é -São descritores concisos de um agrupamento de sinais e sintomas (Carpenito, 1997)

13 Fatores relacionados São fatores que mostram algum tipo de relação padronizado com o diagnostico. Podem ser descritos como relacionados ou associados. É a causa do problema, seja de natureza fisiológica, psicológica, sociocultural, ambiental e espiritual.

14 Características definidoras Sugestões/inferências observáveis que se agrupam como manifestações de um diagnóstico de enfermagem real ou de bem estar. São as manifestações clínicas que levaram o profissional a concluir que o problema existe. Podem ser descritas como evidenciada ou caracterizada.

15 Fatores de risco Fatores ambientais e elementos fisiológicos, psicológicos, genéticos ou químicos que aumentam a vulnerabilidade de um indivíduo, de uma família ou de uma comunidade a um evento insalubre.

16 REFERÊNCIA Meire Chucre Tannure & Ana Maria Pinheiro Gonçalves. Sae : Sistematização da Assistência de Enfermagem. Guanabara Koogan, ª ed. 184p.


Carregar ppt "DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM Emerson Roberto de Oliveira Estomaterapia-UFMG Gerontologia-UNIGRANRIO Enfermeiro do NUGG - Geriatria-HC/UFMG Teleconsultor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google