A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM”"— Transcrição da apresentação:

1 “DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM”
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM- SAE (HCI)

2 DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM
DEFINIÇÃO: São julgamentos clínicos sobre as respostas do indivíduo, da família ou da comunidade a problemas de saúde reais ou potenciais, e proporcionam as bases para as seleções de intervenções de enfermagem para alcançar resultados pelos quais a enfermeira é responsável. (NANDA).

3 OS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM BASEIAM-SE :
Problemas reais – voltados para o presente. Problemas potenciais - voltados para o futuro.

4 “COMPONENTES ESTRUTURAIS DOS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM”

5 TÍTULO: Estabelece um nome para o diagnóstico
TÍTULO: Estabelece um nome para o diagnóstico. É um termo ou frase concisa que representa um padrão de sugestões. Diz o que é. Integridade tissular prejudicada. Desobstrução ineficaz de vias aéreas.

6 FATORES RELACIONADOS: São os fatores que aparecem para mostrar algum tipo de relacionamento padronizado com o diagnóstico de enfermagem. Podem ser descritos como: relacionados a, ou associados a. É a etiologia do problema e, podem ser de natureza fisiológica, psicológica, sociocultural, ambiental e espiritual. Integridade tissular prejudicada, relacionada a imobilização física e circulação alterada. Desobstrução ineficaz de vias aéreas, associada a muco excessivo e presença de via aérea artificial.

7 CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS: São os sinais e os sintomas, ou seja, as manifestações clínicas que levaram o profissional a concluir que o problema existe. Podem ser descritas como: evidenciadas por ou caracterizadas por. Integridade tissular prejudicada, relacionada a imobilização física e circulação alterada evidenciada por ferida com área de maceração (8cm) na região trocantérica D. Desobstrução ineficaz de vias aéreas, associada a muco excessivo e presença de via aérea artificial caracterizada por dispnéia e cianose.

8 FATORES DE RISCO: Fatores ambientais e elementos fisiológicos, psicológicos, genéticos ou químicos que aumentam a vulnerabilidade de um indivíduo, família ou comunidade a um evento insalubre. . Risco de integridade da pele prejudicada relacionado a imobilização física, idade avançada e proeminências ósseas.

9 EXEMPLO DE DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM –TAXONOMIA (NANDA) TÍTULO DIAGNÓSTICO: Eliminação urinária prejudicada. DEFINIÇÃO: Distúrbio na eliminação da urina. FATORES RELACIONADOS: Infecção do trato urinário Dano sensoriomotor Obstrução anatômica Múltiplas causas CARACTERÍSTICAS DEFINIDORAS: Incontinência Urgência Nictúria Disúria retenção

10 TIPOS DE DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM-NANDA
Diagnósticos reais (ou atuais). Diagnósticos de risco ou potenciais. Diagnóstico de bem-estar.

11 “DIAGNÓSTICOS REAIS” DEFINIÇÃO: Descreve respostas às condições de saúde/processos vitais que existem de fato em um indivíduo, uma família ou uma comunidade no momento presente. COMPONENTES ESTRUTURAIS DOS DIAGNÓSTICOS REAIS Título diagnóstico + Fatores relacionados + Características definidoras. EX: Diarréia relacionada ao uso elevado de laxantes evidenciado por sete episódios de evacuações de fezes líquidas em 12 h.

12 “DIAGNÓSTICOS DE RISCO”
DEFINIÇÃO: descreve respostas humanas às condições de saúde que podem desenvolver-se em um indivíduo, uma família ou comunidade vulneráveis. É sustentado por fatores de risco que contribuem para uma vulnerabilidade aumentada. COMPONENTES ESTRUTURAIS DOS DIAGNÓSTICOS DE RISCO. Título diagnóstico + fator de risco (ou relacionado) EX: Risco de integridade da pele prejudicada relacionada a imobilização física e circulação alterada.

13 “diagnósticos de bem-estar”
DEFINIÇÃO: Descreve respostas humanas a níveis de bem-estar em um indivíduo, uma família ou uma comunidade que têm potencial de aumento para um estado mais alto. COMPONENTES ESTRUTURAIS DOS DIAGNÓSTICOS DE BEM-ESTAR Título diagnóstico + fator relacionado +características definidoras. EX: Amamentação eficaz, relacionada à conhecimento básico sobre amamentação, caracterizada por padrão de peso da criança apropriado para a idade.

14 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Em cada diagnóstico de enfermagem só pode haver um título diagnóstico. Os fatores relacionados e as características definidoras serão identificados por meio da anamnese e exame físico. Caso não identifique o fator relacionado ou característica definidora listados na NANDA, o enfermeiro deverá fazer uso do pensamento crítico.

15 MODELO BIFOCAL DA PRÁTICA CLÍNICA
As enfermeiras são responsáveis por dois tipos de julgamentos clínicos : os diagnósticos de enfermagem e os problemas colaborativos. AS intervenções prescritas pela enfermeira- são as que a enfermeira pode ordenar, legalmente,que sejam implementadas pela equipe. Estas intervenções tratam, previnem e monitoram os diagnósticos de enfermagem. As intervenções prescritas pelo médico representam os tratamentos dos problemas colaborativos que a enfermeira inicia e controla.

16 OS problemas colaborativos são complicações fisiológicas que as enfermeiras monitoram para detectar a mudança de estado. As enfermeiras controlam os problemas colaborativos utilizando intervenções prescritas pelo médico e pela enfermagem para minimizar as eventuais complicações A enfermeira toma decisões independentes, tanto em relação aos problemas colaborativos quanto aos diagnósticos de enfermagem. Pra os diagnósticos de enfermagem, a enfermeira prescreve o tratamento definitivo para a situação e é responsável pela obtenção de resultados, para os problemas colaborativos a enfermeira monitora as condições do cliente para detectar o surgimento de complicações fisiológicas e controla os eventos com intervenções prescritas pelo médico e pela enfermagem

17 NÃO PODEMOS PENSAR ASSIM:

18 A CADA OBSTÁCULO SUPERADO, UM NOVO CAMINHO SERÁ DESCOBERTO!


Carregar ppt "“DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google