A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE"— Transcrição da apresentação:

1 COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE
ABENGE - Associação Brasileira de Ensino de Engenharia COBENGE Avaliação de Cursos e o ENADE Prof. João Sergio Cordeiro

2 Formação do Engenheiro Atores
Professor / Aluno Ambiente Profissional INSTITUIÇÃO

3 Processo de Formação Dinâmica do Mercado

4 Formação do Engenheiro ao Longo do Tempo
Panorama Numérico Ensino Superior

5 Taxa de Escolarização Bruta
Argentina: 63,2% Austrália: 72,2% Chile: 43,0% França: 56,0% Portugal: 56,6% EUA: 82,4% Paraguai: 24,4% Fonte: Banco Mundial (2004) 17,3%

6 REPRESENTATIVIDADE DE ALGUNS CURSOS (2005)
14,1% 12,7% 6,5% 7,7% 12,8% 10,2% 10,0% 5,1% 41,0% 38,2%

7 AVALIAÇÃO Ambientes Salas de Aula / Outro Biblioteca Laboratórios
Convivência

8 Pesquisa e Desenvolvimento
Comunidade Européia América Latina % do PIB em P&D 2 a 3 0,6 Brasil – 1,0 Setor Privado em P&D 60 a 75 % 30 % Pesquisadores por 1000 hab 6 a 10 0,7 Argentina 1,6 Usuários de Internet 50 a 70 % 15 %

9

10 Educação em Engenharia em Números
Cursos Nº de Estudantes Nº de Titulados Nºde Docentes Graduação 1.400 36.912 (?) Mestrado 280 12.989 4.672 4.894 Doutorado 126 6375 1.114 Profission. 16 - Fonte – Oliveira e CAPES

11 EVOLUÇÃO

12 Inovação na EDUCAÇÃO

13 Engenheiro - Conhecimentos
ENERGIA

14 Engenheiro - Conhecimentos
MATERIAIS

15 Engenheiro - Conhecimentos
MEIO AMBIENTE

16 Engenheiro - Conhecimentos
COMUNICAÇÃO

17 Engenheiro - Conhecimentos
TRANSPORTE

18 Engenheiro - Conhecimentos
GESTÃO

19 Engenheiro 6 SIGMA (σ) Energia Materiais Meio Ambiente Transporte
Comunicação Gestão

20 AVALIAÇÃO Pessoas - Instituição Professores Técnicos – Administrativos
Coordenadores Direção

21 AVALIAÇÃO Infraestrutura Salas de Aula Biblioteca Equipamentos
Laboratórios

22 COMPETÊNCIA ESTILOS DE APRENDIZAGEM
ATIVO/ REFLEXIVO SENSORIAL/ INTUITIVO VISUAL/ VERBAL SEQUÊNCIAL/ GLOBAL

23 Diretrizes Curriculares
Objetivo – Dotar os Engenheiros com COMPETÊNCIAS e HABILIDADES

24 Diretrizes Curriculares
Desenvolver e/ ou Utilizar Novas Ferramentas e Técnicas Supervisionar e avaliar a operação e manutenção de sistemas Comunicação ORAL, ESCRITA e GRÁFICA Atuação em equipes Multidisciplinares COMO ?

25 Competências Alunos Professor Instituição Governo Coordenação Direção
Conselhos

26 Competências Habilidades Professor Mudança de Visão

27 “No mundo atual, mais vale o que se tem entre as orelhas do que debaixo dos pés”.

28 DESAFIOS - Professor MOTIVAÇÃO CARREIRA VOCAÇÃO ESTILO SALÁRIOS
EMPREGO AMBIENTE ADEQUADO VOCAÇÃO SALÁRIOS FORMAÇÃO ESTÍMULO Paixão Emoção Satisfação

29 QUERER ESTAR VOU NAMORAR CONTAS!!!!!

30 USO DE MIDIAS DISPONIBILIDADE EQUIPAMENTOS AMBIENTES COMPATÍVEIS
PROGRAMAS RECURSOS HUMANOS

31 USO DE MICROCOMPUTADOR
INTEGRAÇÃO DE ALUNOS DO MESMO CURSO TRABALHO EM EQUIPES (TIMES)

32 Brasil – Educação em Engenharia - País do Futuro?
Obrigado


Carregar ppt "COBENGE 2007 Avaliação de Cursos e o ENADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google