A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matemática e Educação Ambiental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matemática e Educação Ambiental."— Transcrição da apresentação:

1 Matemática e Educação Ambiental

2 Matemática e Educação Ambiental
Introdução Panorama geral Apresentação da escola onde foi realizada esta pesquisa. A pesquisa Estatísticas das respostas dos alunos Característica Interdisciplinar da Educação Ambiental Fase Final As respostas dos alunos após a palestra Conclusão

3 I - Introdução + Apresentação
Os dispositivos legais da Educação Ambiental Análise destes aspectos numa turma do 3º ano do 2º Grau. +

4 II - Panorama Geral Apresentação da escola
Questionário inicial (bagagem) Palestra com exibição de transparências Filme Lixo Útil Questionário final (aproveitamento)

5 1ª Questão O que é Educação Ambiental?

6 Respostas Conclusões: 59% dos alunos têm um bom conceito do que é Educação Ambiental, enquanto 41% têm conceito variando entre médio ou ruim.

7 2ª Questão Como você relaciona Educação Ambiental com Matemática?

8 Respostas Conclusões: 19% dos alunos sabem relacionar Educação Ambiental com Matemática, mas 81% dos alunos não sabem como os dois assuntos se relacionam e por isso não responderam satisfatoriamente esta questão.

9 3ª Questão Por que vamos tratar de Educação Ambiental na aula de Matemática?

10 Respostas Conclusões: Esta questão é uma conseqüência da questão anterior, por isso nota-se que os resultados são muito próximos. Observamos que 82% dos alunos não sabiam porque iríamos tratar de Educação Ambiental na aula de Matemática. Apenas 18% tinham uma noção do assunto.

11 4ª Questão Você já discutiu as questões ambientais numa aula de matemática? Caso sua resposta seja afirmativa, comente a aula e o seu parecer a respeito.

12 Respostas Conclusões: Observamos que 86% dos alunos nunca discutiram assuntos relacionados com Educação Ambiental numa aula de Matemática.

13 5ª Questão Como a matemática pode ajudar na conscientização dos problemas ambientais? Justifique a sua resposta

14 Respostas Conclusões: Verifica-se que 72% dos alunos não compreendem como a Matemática pode ajudar a resolver problemas reais (neste caso problemas ambientais). Apenas 28% da classe tinham alguma noção de que a Matemática pode ser contextualizada e inserida nos problemas ambientais.

15 6ª Questão Em quais disciplinas do seu curriculum são abordados os temas ambientais?

16 Respostas

17 Características Interdisciplinares da Educação Ambiental
O saber é uno. Biologia, Física, Química e as Sociais guardam um conteúdo muito próximo dos conhecimentos ambientais, por isso são classificadas como Formas Integradas ao estudo de temas ambientais. Português, Matemática e Arte oferecem suporte as outras áreas, e têm uma Forma Correlata ao estudo de Ecologia.

18 Parte II Após a palestra...

19 1ª Questão Como você relaciona Educação Ambiental com Matemática?

20 Respostas Conclusões: 64% dos alunos fizeram relacionaram muito bem Educação Ambiental com Matemática. Antes da palestra apenas 18% dos alunos tinham respondido satisfatoriamente esta questão.

21 2ª Questão Por que é importante tratar os temas ambientais na aula de Matemática?

22 Respostas Conclusões: 59% dos alunos apresentaram em suas respostas motivos importantes para o ensino de educação ambiental nas aulas de matemática.

23 3ª Questão Você gostaria que os temas ambientais fossem incorporados aos conteúdos matemáticos? Justifique sua resposta.

24 Respostas Conclusões: 66% dos alunos gostariam que os temas ambientais fossem incorporados aos conteúdos matemáticos.

25 Conclusão A realidade atual está ausente da escola
Os alunos estão desmotivados Os alunos pedem mudanças Os professores precisam estar abertos para novas formas de ensino e novos assuntos A Educação Ambiental deve ser incorporada aos conteúdos matemáticos.

26 Obrigada por sua atenção.
and a happy new year!!!


Carregar ppt "Matemática e Educação Ambiental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google