Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Matemática e Educação Ambiental
2
Matemática e Educação Ambiental
Introdução Panorama geral Apresentação da escola onde foi realizada esta pesquisa. A pesquisa Estatísticas das respostas dos alunos Característica Interdisciplinar da Educação Ambiental Fase Final As respostas dos alunos após a palestra Conclusão
3
I - Introdução + Apresentação
Os dispositivos legais da Educação Ambiental Análise destes aspectos numa turma do 3º ano do 2º Grau. +
4
II - Panorama Geral Apresentação da escola
Questionário inicial (bagagem) Palestra com exibição de transparências Filme Lixo Útil Questionário final (aproveitamento)
5
1ª Questão O que é Educação Ambiental?
6
Respostas Conclusões: 59% dos alunos têm um bom conceito do que é Educação Ambiental, enquanto 41% têm conceito variando entre médio ou ruim.
7
2ª Questão Como você relaciona Educação Ambiental com Matemática?
8
Respostas Conclusões: 19% dos alunos sabem relacionar Educação Ambiental com Matemática, mas 81% dos alunos não sabem como os dois assuntos se relacionam e por isso não responderam satisfatoriamente esta questão.
9
3ª Questão Por que vamos tratar de Educação Ambiental na aula de Matemática?
10
Respostas Conclusões: Esta questão é uma conseqüência da questão anterior, por isso nota-se que os resultados são muito próximos. Observamos que 82% dos alunos não sabiam porque iríamos tratar de Educação Ambiental na aula de Matemática. Apenas 18% tinham uma noção do assunto.
11
4ª Questão Você já discutiu as questões ambientais numa aula de matemática? Caso sua resposta seja afirmativa, comente a aula e o seu parecer a respeito.
12
Respostas Conclusões: Observamos que 86% dos alunos nunca discutiram assuntos relacionados com Educação Ambiental numa aula de Matemática.
13
5ª Questão Como a matemática pode ajudar na conscientização dos problemas ambientais? Justifique a sua resposta
14
Respostas Conclusões: Verifica-se que 72% dos alunos não compreendem como a Matemática pode ajudar a resolver problemas reais (neste caso problemas ambientais). Apenas 28% da classe tinham alguma noção de que a Matemática pode ser contextualizada e inserida nos problemas ambientais.
15
6ª Questão Em quais disciplinas do seu curriculum são abordados os temas ambientais?
16
Respostas
17
Características Interdisciplinares da Educação Ambiental
O saber é uno. Biologia, Física, Química e as Sociais guardam um conteúdo muito próximo dos conhecimentos ambientais, por isso são classificadas como Formas Integradas ao estudo de temas ambientais. Português, Matemática e Arte oferecem suporte as outras áreas, e têm uma Forma Correlata ao estudo de Ecologia.
18
Parte II Após a palestra...
19
1ª Questão Como você relaciona Educação Ambiental com Matemática?
20
Respostas Conclusões: 64% dos alunos fizeram relacionaram muito bem Educação Ambiental com Matemática. Antes da palestra apenas 18% dos alunos tinham respondido satisfatoriamente esta questão.
21
2ª Questão Por que é importante tratar os temas ambientais na aula de Matemática?
22
Respostas Conclusões: 59% dos alunos apresentaram em suas respostas motivos importantes para o ensino de educação ambiental nas aulas de matemática.
23
3ª Questão Você gostaria que os temas ambientais fossem incorporados aos conteúdos matemáticos? Justifique sua resposta.
24
Respostas Conclusões: 66% dos alunos gostariam que os temas ambientais fossem incorporados aos conteúdos matemáticos.
25
Conclusão A realidade atual está ausente da escola
Os alunos estão desmotivados Os alunos pedem mudanças Os professores precisam estar abertos para novas formas de ensino e novos assuntos A Educação Ambiental deve ser incorporada aos conteúdos matemáticos.
26
Obrigada por sua atenção.
and a happy new year!!!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.