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METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Flávia Moreira Pessoa
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CONHECIMENTO O QUE É CONHECIMENTO?
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CONHECIMENTO Conhecimento é o resultado de uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece (sujeito cognoscente) e o objeto a ser conhecido (objeto cognoscível), que forma o objeto reconstruído
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TIPOS DE CONHECIMENTO MÍTICO RELIGIOSO FILOSÓFICO VULGAR CIENTÍFICO.
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CONHECIMENTO MÍTICO O conhecimento mítico é aquele que é conhecido através de um relato fabuloso, com alegorias. O mito antecede a ciência, que posteriormente veio a negá-lo. O mito muitas vezes conta fatos históricos, mas de uma forma diferente. O mito é sempre fantasioso, alegórico, é uma verdade instituída, que não precisa de provas.
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CONHECIMENTO RELIGIOSO
O conhecimento religioso não precisa de provas. O conhecimento religioso trabalha no plano da fé e pressupõe a existência de fenômenos que não podemos explicar. A fé está quase sempre ligada à idéia do revelador, aquele enviado (Jesus, Maomé, Alan Kardec) que faz a revelação dos mistérios divinos.
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CONHECIMENTO FILOSÓFICO
O conhecimento filosófico não tem compromisso com a verdade, mas sim com as verdades possíveis. O exercício do filosofar está intimamente ligado à reflexão sobre a realidade. A essência da filosofia está na procura do saber e não na sua posse. Então o conhecimento filosófico é aquele que aprimora a capacidade de refletir criticamente sobre o mundo que nos cerca .
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CONHECIMENTO VULGAR Conhecimento vulgar é o senso comum, ou seja, aquele que está ao alcance de todos. Normalmente aceitamos o senso comum com passividade. Tanto assim que as noções vem sendo incutidas desde nossa infância. Geralmente é simplista e muitas vezes é expresso sob forma de máximas: onde há fumaça há fogo etc...
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CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Em contraposição ao senso comum, existe o senso crítico, que é a base do conhecimento científico. O conhecimento científico se adquire através de métodos próprios e objetivos. EXISTE NEUTRALIDADE DO CIENTÍSTA???
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MÉTODOS CIENTÍFICOS MÉTODO INDUTIVO MÉTODO DEDUTIVO
MÉTODO HIPOTÉTICO DEDUTIVO MÉTODO DIALÉTICO
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MÉTODO INDUTIVO PARTE DAS PREMISSAS DOS FATOS OBSERVADOS PARA CHEGAR A UMA CONCLUSÃO QUE CONTÉM INFORMAÇÕES SOBRE FATOS NÃO OBSERVADOS: COBRE E PRATA CONDUZEM ENERGIA COBRE E PRATA SÃO METAIS LOGO, TODOS OS METAIS PRODUZEM ENERGIA EX. As horas extras prestadas durante a semana são recebidas com adicional remuneratório. Logo, todas as horas extras prestadas possuem adicional remuneratório.
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MÉTODO INDUTIVO FALÁCIAS - CUIDADO!!!!!
Ex. Segundo a CLT, as horas extras devem ser pagas com adicional de 50%. Logo, todas as horas extras no Brasil são pagas com adicional de 50%. Os empregados são como pregos. Temos que martelar na cabeça dos pregos para eles terem utilidade. Portanto, devemos também martelar na cabeça dos empregados (FALSA ANALOGIA) Post hoc ergo propter hoc - depois disso, logo, por causa disso. Ex. Depois que a empresa resolveu contratar empregados com deficiência, o país entrou em recessão e as vendas caíram. Logo, a contratação de deficientes causa queda nas vendas.
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MÉTODO DEDUTIVO Geral para particular Premissa maior, menor e a conclusão. EX. As verbas não salariais não refletem nas verbas rescisórias. O Vale Transporte é uma verba não salarial. Logo, o Vale Transporte não reflete nas rescisórias. Também tem que ter cuidado com as falácias: Os celetistas têm direito a adicional noturno. João é rural. Logo, João não tem direito a adicional noturno.
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MÉTODO HIPOTÉTICO DEDUTIVO
verificação do problema, verificação das hipóteses para sua solução e finalmente, falseamento das hipóteses para encontrar a resposta correta. Ex. O desemprego está aumentando. Soluções: Se revogarmos a CLT o emprego vai aumentar. A solução é fazer o crescimento econômico. A solução é tirar Lula e colocar Enéas etc..
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MÉTODO DIALÉTICO - TESE, ANTITESE E SÍNTESE - A tese é uma pretensão de verdade, a antítese é a tese negada e a síntese é o resultado do confronto. EX. TESE – A CLT é a causa do desemprego no Brasil. ANTITESE – A CLT não é a causa do desemprego. SÍNTESE – Existem muitas causas do desemprego e a legislação trabalhista pode ser uma delas.
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TÉCNICAS – MÉTODOS AUXILIARES
MÉTODO EXPERIMENTAL – Geralmente apenas nas ciências biológicas e exatas. MÉTODO ESTATÍSTICO - MÉTODO COMPARATIVO – Comparação entre institutos diversos. MÉTODO HISTÓRICO – geralmente necessário para demonstrar a evolução de determinado instituto.
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EXERCÍCIO EM GRUPO DE CINCO ALUNOS
REDIGIR UM EXEMPLO DE RACICÍNIO JURÍDICO A PARTIR DOS MÉTODOS DEDUTIVO, INDUTIVO, HIPOTÉTICO DEDUTIVO E DIALÉTICO.
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