A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação verbal e não verbal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação verbal e não verbal"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação verbal e não verbal

2 Fala-me para que eu te veja!
(Discurso grego)

3 Sistema de comunicação
EMISSOR RECEPTOR MENSAGEM Retroalimentação

4 “Quem não se comunica, se trumbica”... Chacrinha
Informações... 70% da comunicação é não-verbal, ou seja, por meio de gestos, expressão facial e corporal, imagens, etc; Ao transmitir uma informação: 7% da atenção são para as palavras; 38% fica por conta da voz; 55% é expressão corporal; Como pode ver, a expressão corporal vale muito!

5 “Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário”
“Vença a si mesmo e terá vencido o seu próprio adversário”. (Provérbio japonês) Medo

6 Você tem medo de falar em público?
Para superar este obstáculo, o primeiro passo é aprender a controlar o nervosismo. Você pode perceber o efeito do medo quando, involuntariamente, começa, por exemplo, fumar demasiadamente, roer as unhas, ficar inquieto com as pernas, perder a concentração diante de quem está falando com você, entre outros efeitos.

7 - Foque o pensamento no seu objetivo; - Imagine o seu sucesso;
Controlando o medo... - Relaxe seu corpo; - Foque o pensamento no seu objetivo; - Imagine o seu sucesso;

8 Vamos praticar? Todo exercício é válido para aliviar a tensão. Por isso, vamos trabalhar a sua respiração. Essa atividade é fundamental para tornar a sua comunicação mais clara e entendível para o ouvinte.

9 Em posição ereta, coloque as mãos entrecruzadas atrás da nuca;
Faça a inspiração na sua condição máxima, de preferência até o tempo de contar até 4 (mentalmente); Segure o ar contando, mentalmente, até 10 ou 15; expire até o tempo contado; Feita essa etapa, aguarde o tempo até 3, sem respirar, iniciando novamente o procedimento; Durante a respiração, vergue o corpo em direção aos joelhos ou até onde conseguir; O exercício poderá ser feito de início, 10 vezes, aumentando-se até 20 vezes, com intervalos de descanso de 5 a 10 minutos.

10 O principal instrumento da comunicação é a voz.
Um tom sonoro, agradável, leve e claro faz com que o público prenda a sua atenção, consequentemente, resulta em uma satisfatória recepção da mensagem.

11 Recomendações para fazer bom uso de sua voz.
Mantenha o corpo ereto; A garganta deverá manter-se aberta e “limpa”, por isso, boceje ou engula antes de falar; A voz aguda é causada por tensão muscular, portanto, antes de iniciar a fala, tente relaxar a musculatura; 20 ou 30 minutos antes de iniciar a fala, coloque duas pitadas de sal ou chupe um limão aquecido, assim sua voz ficará mais clara; Mantenha o som de sua voz moderado. Não grite, não cochiche; Cuidado para que o tom de sua voz não caia no final de cada frase; Fale olhando sempre para o seu público; Potencialize as mensagens mais importantes, variando a intensidade da voz; Ao falar, não esteja em jejum, mas evite estar de estômago cheio; Evite beber água enquanto falar.

12 Dicção: É articular as palavras de forma clara e entendível, pronunciá-las com distinção entre vogais e consoantes. Trabalhando bem a dicção é possível ser compreendido, mesmo falando em voz baixa.

13 Dicção: A – Pronunciar todas as sílabas.
Exemplo: “Levar” em vez de “levá”. “Fizemos” em vez de “fizemô”. “Não é” em vez de “né”. B – Pronunciar freqüentemente os sons que tem mais dificuldade. Exemplo: o “erre” mais acentuado. C – Exercitar a pronúncia com a leitura de textos em voz alta .

14 Sinal enfático Frase: Você abriu a lata? Você abriu a lata?
Resposta sugerida: “sim, eu”. Resposta sugerida: “sim, abri”. Resposta sugerida: “sim, foi a lata”.

15 EXPRESSÃO CORPORAL A voz, a palavra e a expressão corporal juntas são responsáveis pela transmissão da mensagem ao público.

16 Atitudes Negativas Exercício com os braços e mãos:
- Colocar atrás, nas costas; - Manter os braços cruzados; - Colocar as mãos no bolso, apoiar sobre a mesa; - Coçar a cabeça, Mexer no relógio; - Balançar, repetidamente, o lápis ou a caneta. Exercício com as pernas: - Fazer movimentos repetitivos; - Abrir ou fechar as pernas; - Apoiá-las alternadamente. Exercício com a postura: - Ombros para frente, transmitindo impressão de derrotado; - Expor “ar” de superioridade.

17 Atitudes Positivas Exercício com os braços e mãos:
- Gesticule, pausadamente; - Gesticule as mãos acima da linha da cintura; - Faça os movimentos a partir dos ombros. Exercício com as pernas: - Firme o tronco, seguramente, sobre as duas pernas; - Estabeleça seu ritmo ao andar, nem muito rápido, nem lento demais. Exercício com a postura: - Tenha sincronismo com a voz, a mensagem e o corpo; - Olhe para o público; - Ressalte a fisionomia ao expressar uma informação.

18 Apresentação... Higiene Vestuário
Transmitir uma aparência limpa e saudável é apresentar-se respeitosamente ao seu público. Por isso, cuidado com a sua apresentação física: cabelo, maquiagem (no caso das mulheres), barba aparada (no caso dos homens), unhas tratadas, entre outros. Vestuário Esteja certo de que você deverá aparecer mais do que a roupa, portanto, seja discreto, faça a opção por cores neutras e modelos recatados. O objetivo, neste caso, é transmitir uma postura equilibrada.

19 Algumas Dicas... A – Ouça sempre! Preste muita atenção à linguagem usada pela pessoa que está falando. Fique atento para captar todas as informações passadas na mensagem, certamente, elas poderão fazer parte do seu vocabulário; B – A leitura, sem dúvidas, é a maior fonte de abastecimento. Bons livros, jornais e dicionário são fortes aliados na captura de novos vocabulários; C – Em caso de dúvidas sobre uma palavra desconhecida, anote-a para que posteriormente possa consultar o seu significado. Assim você poderá usá-la em uma próxima ocasião.

20 Obrigado pela presença!


Carregar ppt "Comunicação verbal e não verbal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google