A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa
Antonio Carlos Gil

2 Etapas do levantamento bibliográfico
Escolha do tema; Levantamento bibliográfico preliminar; Formulação do problema; Elaboração do plano provisório de assunto; Busca das fontes; Leitura do material; Fichamento; Organização lógica do assunto; e Redação do texto.

3 Pesquisa deve responder as seguintes questões:
O que fazer? Assunto; Delimitação do assunto; Formulação do Problema; Definição de Termos Por que fazer? Justificativa Para que fazer? Objetivos: geral e específicos Como fazer? Envolve a metodologia da pesquisa, ou seja descreve a forma de como o autor realizará seu estudo: Como? Com que? Quando? Onde? Quando fazer? Cronograma de execução da pesquisa Quem fazer? Recursos humanos (pesquisadores) Com que fazer? Recursos materiais e financeiros (orçamento)

4 Escolha do tema É comum a situação dos estudantes se sentirem completamente desorientados ao serem solicitados ao escolher o tema de sua monografia de conclusão de curso ou dissertação de mestrado. O papel do orientador é fundamental, com base em sua experiência para sugerir temas de pesquisa e indicar leituras que auxiliem o aluno nos primeiros passos.

5 O tema de pesquisa deve ser do interesse do aluno
Algumas perguntas que auxiliam na escolha do tema de pesquisa: Quais os campos de sua especialidade que mais lhe interessam? Quais os temas que mais os instigam? De tudo que você tem estudado, o que lhe dá mais vontade de se aprofundar e pesquisar?

6 Portanto o tema de pesquisa deve ser:
Ponto de partida do trabalho de pesquisa; Delimitação de um campo de estudo no interior de uma grande área de conhecimento; Escolhido de acordo com as tendências e aptidões do aluno

7 Levantamento Bibliográfico preliminar
Logo após a escolha do tema, é aconselhável realizar um levantamento bibliográfico preliminar que facilite a formulação do problema. Este tem por objetivo proporcionar familiaridade do aluno com a área de estudo, bem como sua delimitação.

8 Formulação do Problema
Após o levantamento bibliográfico preliminar o estudante deve ter condições de formular um problema de pesquisa. Numa tese de doutorado requer-se originalidade, entretanto o mesmo não é requerido numa monografia. Alguma perguntas, no entanto poderão ser úteis para avaliar em que medida o problema proposto está em condições de ser investigado:

9 O problema é de interesse do pesquisador?
O problema apresenta relevância teórica e prática? A qualificação do pesquisador é adequada para seu tratamento? Existe material bibliográfico suficiente e disponível para seu equacionamento e solução? O problema foi formulado de maneira clara, precisa e objetiva? O pesquisador dispõe de tempo e outras condições de trabalho necessárias de desenvolvimento da pesquisa?

10 Problema de Pesquisa Representa as dúvidas do pesquisador, dúvidas essas que motivam a busca organizada de informações que constitui a pesquisa científica O problema de pesquisa é uma pergunta, uma curiosidade que pode ser explicada cientificamente. A pergunta não precisa necessariamente ter a resposta de imediato, ou seja, os problemas de pesquisa geralmente são respondidos ao longo das etapas da pesquisa. Exemplo de problema de pesquisa: Como o livro ilustrado infantil auxilia no incentivo à leitura de crianças em idade pré-escolar?

11 De acordo com Gil (1991), As regras úteis para a formulação do problema são: O problema deve ser delimitado a uma dimensão viável; O problema deve ter clareza, os termos utilizados devem ser claros; O problema deve ser preciso, deixar claro os limites de sua aplicabilidade.

12 Objetivos Esclarecer quais serão os objetivos em termos de resultados, da pesquisa que se irá empreender Detalhar, tanto quanto possível, objetivos gerais (mais amplos) e específicos (mais restritos) Recomenda-se utilizar de 3 a 5 objetivos específicos . Não esqueça que os objetivos devem responder à(s) pergunta(s) de pesquisa!

13 Objetivos Geral: define/expressa a preocupação global que se pretende estudar – desenvolvimento do projeto; Específicos: demonstram as etapas necessárias ou os aspectos que se deve estudar para alcançar o objetivo geral. Formular objetivo geral: utilizar verbos no infinitivo como: Adquirir, desenvolver, aperfeiçoar, entender, aprender, compreender, conhecer.

14 Exemplos de objetivos Pergunta de pesquisa:
Qual a trajetória histórica da ilustração do livro infantil no Brasil no período de 1970 a 1990? Objetivo geral: Compreender o processo histórico da ilustração do livro infantil no Brasil no período de 1970 a 1990. Objetivos específicos: Descrever o percurso histórico da ilustração do livro infantil no Brasil no período compreendido entre 1970 a 1990; Identificar as características estéticas, literárias e editoriais do livro ilustrado que estimulam a formação do leitor; Apresentar os principais ilustradores do livro infantil no contexto brasileiro.

15 Contextualização do problema
O inicio do trabalho deverá apresentar o tema da pesquisa, situando-o no contexto no qual o problema será identificado, sendo este social, cultural, econômico, político, acadêmico e profissional. Ou seja, qual a importância do problema de pesquisa formulado para a sociedade e para a universidade? Qual a contribuição do tema para sua área de estudo?

16 Justificativa Convencer o leitor da importância da temática escolhida, apelando para sua atualidade ou para a necessidade de mais conhecimentos no campo de conhecimento escolhido como base. a) apresente os motivos pessoais ou sociais da escolha do tema, podendo ser teóricos ou práticos; b) contextualize o problema na realidade atual e localize-o com a maior precisão possível na origem; c) explique a relevância de sua pesquisa e qual a contribuição que ela trará para a área de conhecimento; e d) projete a relevância e importância do tema.

17 Deve conter na justificativa:
A justificativa apresenta os MOTIVOS pessoais ou SOCIAIS da escolha do tema, podendo ser teóricos ou práticos; O estágio de desenvolvimento dos conhecimentos referentes ao tema; Razões teóricas que justificam a realização da pesquisa; Importância e motivação da pesquisa.

18 Metodologia Como fazer? Ou seja, descreve a forma de como o autor realizará seu estudo: Como? Com que? Quando? Onde? A metodologia deve informar: Natureza do estudo: Pesquisa quantitativa ou qualitativa Caracterização do Estudo: a) Quanto aos objetivos b) quanto aos procedimentos técnicos Técnica de coleta de dados

19 Referências AMBONI, N. Metodologia para elaboração de trabalhos acadêmicos e empresariais. Florianópolis: ESAG/UDESC, 1996. GILL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo : Atlas, 1991. NAZARETH, Helenalda. Curso básico de estatística. 8. ed. São Paulo : Ática, p. RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa social : métodos e técnicas. São Paulo : Atlas, 1989. RIBAS, Lidia Maria Lopes Rodrigues. Iniciação à pesquisa científica : questões para reflexão e estudo. Campo Grande : UCDB, 1999.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google