A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Renata de Oliveira Silva UMC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Renata de Oliveira Silva UMC"— Transcrição da apresentação:

1 Renata de Oliveira Silva UMC
Responsabilidade Social Empresarial 2013 Renata de Oliveira Silva UMC

2 Por que o mundo inteiro fala em Sustentabilidade?

3

4 “DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades”. (Comissão Brundtland, 1987)

5 Caminho para a Sustentabilidade
Responsabilidade Social “Responsabilidade social empresarial é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”. (Instituto Ethos) Caminho para a Sustentabilidade

6 Gestão Ambiental é uma ciência que surge para atender a uma necessidade premente do planeta Terra: garantir as condições de sobrevivência digna para todas as espécies, incluindo a do próprio ser humano.

7 Impactos Ambientais Impacto Ambiental é o efeito causado por qualquer alteração benéfica ou adversa causada pelas atividades humanas ou naturais no meio ambiente. As ações humanas sobre o meio ambiente podem ser positivas ou negativas, dependendo da intervenção desenvolvida.

8 Alternativas A ciência e a tecnologia podem, se utilizadas corretamente, contribuir enormemente para que o impacto humano sobre a natureza de acordo com o tipo de alteração, podendo ser ecológica, social e/ou econômica.

9 AQUECIMENTO GLOBAL Evidências: Aumento da temperatura
Aumento de desastres naturais Uso de insumos mais alto do que a capacidade de reposição

10 Lógica Sistêmica Estrutura do micro cosmo semelhante ao do macro-cosmo
Estudos na área de Biologia na metade do século 20 sobre a estrutura e o funcionamento dos organismos vivos Estrutura do micro cosmo semelhante ao do macro-cosmo Ambiente saudável  Empresa saudável Exemplos: CORPO HUMANO = Sistema Células, órgãos = sub-sistemas SOCIEDADE = Sistema Empresas, governos, cidadãos = sub-sistemas

11 AQUECIMENTO GLOBAL Consequências:
Falta de recursos importantes, como a água Prejuízos financeiros Extinção de espécies Causa: NÓS!!!

12 PANORAMA SOCIAL 10% mais ricos = 30% renda
10% mais pobres = 1,8% renda Estado do Mundo, 2004 No Brasil 14 milhões de habitantes passam fome e outros 70 milhões não tem segurança alimentar”. IBGE, 2006

13 CONSUMO 20% da População Mundial é responsável por:
85% do consumo de alimentos 65% do consumo de energia 84% do consumo de papel 85% do consumo de metais e químicos 70% das emissões de CO2 Fonte: World Bank, 2001

14 Distribuição de Renda Número de pessoas Renda Mensal no mundo
a R$ 2.875,00 < R$ 287,50 800 milhões 1,5 bilhões 4 bilhões no Brasil % 21 milhões 46 milhões 116 milhões 11% 25% 63%

15 Qual o papel da empresa diante dessas questões?

16 FMI Sustainability Task Force
Estratégias e práticas de negócio que promovem, no longo prazo, o bem estar do meio-ambiente, da sociedade e dos lucros. FMI Sustainability Task Force EMPRESA Social Ambiental Econômico Triple Bottom Line

17 Públicos de interesse (Stakeholders)
EMPRESA Funcionários Concorrentes Familiares dos funcionários Fornecedores Governo Donos Acionistas Mídia Meio Ambiente Comunidade do entorno Consumidores

18 Criança e Consumo www.alana.org.br
Denúncia de internatuta no site gerou representação no Ministério Público do Paraná. “Denúncia de Publicidade Abusiva”

19 SUSTENTABILIDADE AÇÃO SOCIAL, INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO,
(Triple bottom line) Gestão Sustentável Avaliação dos aspectos econômicos, sociais e ambientais Desenvolvimento Sustentável RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL (Alinhamento estratégico com o negócio da empresa e relacionamento com os stakeholders INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO (Projetos Sociais) AÇÕES SOCIAIS (Filantropia) AÇÃO SOCIAL, INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO, RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E SUSTENTABILIDADE

20 Geração de Valor Social e Econômico
APARENTE DILEMA: BENEFÍCIO SOCIAL x BENEFÍCIO ECONÔMICO NOVO PARADIGMA: GERAÇÃO SIMULTÂNEA DE VALOR SOCIAL E ECONÔMICO Benefício Social e Ambiental Benefício Econômico Geração de Valor Social e Econômico Fonte: Porter

21 Benefícios Valorização da imagem institucional e da marca
Maior lealdade do consumidor, fidelização Maior capacidade de recrutar e manter talentos Flexibilidade e capacidade de adaptação Longevidade Possibilidade de redução de custos Acesso a mercados Gerenciamento de Riscos (diálogo com públicos de interesse)

22 DIFERENTES POSTURAS OPORTUNIDADE DE CRESCIMENTO Redução de
Construindo Oportunidades Oportunidades de Crescimento Novos Mercados Inovação Reposicionamento Capacidade Interna Buscando Parceiros Redução de custos de riscos Reputação Legitimidade Redução de Risco Administrando a Empresa Hoje Adaptado de Hart (2006) “O capitalismo na encruzilhada”

23 Cadeia de Valor Operações Cadeia de Suprimentos Consumo Recursos
Indústria Varejo Consumo Pós-consumo


Carregar ppt "Renata de Oliveira Silva UMC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google