A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Larissa Weyh Monzon Disciplina: Tópicos de Educação Matemática A

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Larissa Weyh Monzon Disciplina: Tópicos de Educação Matemática A"— Transcrição da apresentação:

1 Larissa Weyh Monzon Disciplina: Tópicos de Educação Matemática A
ANÁLISE CRÍTICA DA DISSERTAÇÃO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE GEOMETRIA UTILIZANDO ORIGAMI E CALEIDOSCÓPIO Larissa Weyh Monzon Disciplina: Tópicos de Educação Matemática A

2 Autora: Neirelise Buske; Instituição: Universidade Estadual Paulista;
DADOS DA DISSERTAÇÃO Autora: Neirelise Buske; Instituição: Universidade Estadual Paulista; Orientador: Prof. Dr. Claudemir Murari; Dissertação defendida para obtenção do título de Mestre em Educação Matemática.

3 Qual é o assunto da pesquisa?
Se trata de uma investigação sobre as possibilidades sobre o uso do Origami e do Caleidoscópio no ensino e aprendizagem da Geometria.

4 Por que foi escolhido esse assunto?
Atração pelo origami desde criança; Verificou que o origami despertava interesse nos alunos; Queria contribuir para o ensino e aprendizagem de Geometria; Junção com o trabalho do orientador sobre Caleidoscópios; Material de baixo custo e que chama a atenção; Material manipulável.

5 Que literatura existe sobre esse assunto?
Sobre materiais manipuláveis para Geometria: Gazire, Moysés, Berman, Fiorentini e Miorim, Pais, nacarato e Passos; Sobre Origami (dificuldade): Huimiaki Huzita, Imenes, Franco, Mattos, Alperin e Kasahara. Sobre caleidoscópios: Ball e Coxeter, Murari, Batistela , Reis e O’Daffer e Clemens. Sobre a metodologia: Bogdan e Biklen, Goldemberg, Alves-Mazzotti e Gewandsznajder, Araujo e Borba e Romberg.

6 QUAL QUESTÃO REFERENTE A ESTE ASSUNTO A INSTIGOU?
Como a dobradura pode auxiliar alunos de 2ª série do Ensino Médio num estudo de polígonos e poliedros, que envolve conceitos básicos da Geometria Euclidiana e algumas noções de Geometria Esférica?

7 Onde, com quem fará a pesquisa?
Alunos da Licenciatura em Matemática da URI (Santo Ângelo/RS), numa turma de 23 graduandos do 2º semestre do curso.

8 Como obteve os dados? Os dados obtidos na pesquisa de campo são puramente descritivos, recolhidos por meio de questionários, observações, fotografias, gravações de áudio e anotações. O papel da pesquisadora foi observador participante assim, ela mesmo coletou os dados.

9 Quando e quanto tempo durará a pesquisa?
A pesquisa foi realizada nos meses de agosto e setembro de 2006, totalizando 26 horas/aula.

10 CONCLUSÕES “Dentre os benefícios que o trabalho com o origami pode trazer destacamos o desenvolvimento de atividades voltadas para: senso de localização espacial, leitura e interpretação de diagramas, exploração dos elementos de linguagem relativos à posição no espaço, como “cima”, “baixo”, “esquerda”, “direita”, etc., construção de conceitos e uso dos termos geométricos em um contexto.” (pág. 131)


Carregar ppt "Larissa Weyh Monzon Disciplina: Tópicos de Educação Matemática A"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google